Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 1 de abril de 2012

CURIOSIDADE - CONHEÇA A HISTÓRIA DO DIA DA MENTIRA.

Foto: Jangadeiro.
O Dia da Mentira, também conhecido como dia dos tolos, é comemorado neste domingo, 1º de abril. Na data, crianças e adultos fazem brincadeiras, contam mentiras e pregam peças em conhecidos por pura diversão.
Existem muitas explicações para a data, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França, pois, no século XVI, o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril.
No ano de 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano Novo para o dia 1º de janeiro. Muitos franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo. As pessoas começaram a fazer brincadeiras e ridicularizar aqueles que seguiam algo que não era verdade, chamando-os de bobos.
Brasil
No Brasil, a data começou a ser difundida em Minas Gerais, onde circulou um periódico chamado A Mentira, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

A Mentira, lançado no dia 1º de abril de 1828, saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Superstições
Muitas pessoas têm superstições por conta da data. De acordo com elas, as brincadeiras devem encerrar à meia-noite, caso contrário, as peças podem trazer má sorte.
Outros que podem sofrer com má sorte, são aqueles que não conseguem aceitar as brincadeiras ou tirar proveito dentro do espírito do divertimento. Alguns acreditam ainda que, se a pessoa for enganada por uma moça bonita, pode casar com ela ou conquistar pelo menos a amizade.

Fonte: Jangadeiro Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário