Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 21 de janeiro de 2017

CEARÁ - INCIDÊNCIA DE RAIOS EM JANEIRO TRIPLICA EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO

Foto: Divulgação/G1 CE
Até esta sexta-feira (20), foram mais de cinco mil raios, dizem bombeiros.
Bombeiros alertam para cuidados que possam evitar acidentes.
A incidência de raios no Ceará até esta sexta-feira (20) é três vezes maior que o registrado no mesmo período de 2016. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Enel, distribuidora de energia no Ceará, foram 5.805 raios neste ano e 1.547 em 2016.
O Corpo de Bombeiros do Ceará esclarece que a intensidade do raio, por volta de 30 mil ampères, as descargas elétricas podem causar danos ao meio ambiente (animais, plantas) e ao patrimônio, lesões ou mortes em pessoas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CEARÁ - DOIS HOMENS MORREM APÓS COLIDIREM COM POSTE EM ESTRADA

Foto: Divulgação/Tribuna do Ceará
Amigos trabalhavam junto e estavam indo para o município de São Gonçalo do Amarante.
Dois homens, identificados como Rafael Kenzo (de 29 anos) e Gideoni Pereira da Silva (de 36 anos), morreram na manhã desta sexta-feira (20) após sofrerem um acidente de carro em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
Conforme apurado pelo Tribuna do Cerá, o acidente aconteceu no quilômetros 36, da rodovia CE 0-85, quando os amigos estavam indo para o município de São Gonçalo do Amarante, distante a 500 km de Fortaleza.

IPU - APÓS FORTE CHUVA, BICA VOLTA A APARECER NO PRIMEIRO REGISTRO DO ANO

Foto: Divulgação
O famoso véu de noiva volta a aparecer neste feriado municipal de 20 de janeiro de 2017.
Após as chuvas de ontem a noite de da manhã desta sexta-feira a queda d'água da Bica de Ipu voltou a dar o ar da graça com uma forte lamina d´água que pode ser vista somente após a neblina que cobria o paredão da serra cessar.
"É motivo de muito orgulho para nós ipuense voltar a ver a Bica do Ipu das janela de nossas casas" afirma uma moradora do bairro Reino de França.

CEARÁ - CHOVE EM MAIS DE 100 MUNICÍPIOS DO ESTADO, MAIOR QUANTIDADE DE 2017

Foto: VC Repórter/DN
Além da grande quantidade de precipitações desta sexta-feira, houve também registro de grandes volumes como em Senador Sá: 94 milímetros.
A cidade de Senador Sá, distante 283 quilômetros de Fortaleza e localizada no Noroeste Cearense, recebeu 94 milímetros de chuva nesta sexta-feira (20), o maior volume registrado entre os mais de 100 municípios do Ceará que registraram precipitações, número este o maior do ano.

AMANAIARA/RERIUTABA – CHUVAS ALEGRAM OS MORADORES E MARCAM INICIO DE QUADRA INVERNOSA

Foto: Google Imagens
No início da noite desta quinta feira, 19/01/2017 chove no distrito de Amanaiara/Reriutaba e adjacências, sendo esta é considerada a primeira chuva do ano em termos de duração.
Já pela a madrugada outra chuva aconteceu reforçando assim a quantidade de umidade no solo.
De acordo com informações que nos foi repassada por Aroldo Veras em Amanaiara choveu 55mm, neste período de precipitação. Isto sem duvidas é um ponto de partida que se espera no decorrer dos dias seguintes haja chuvas que venham abastecer os reservatórios que estão vazios além de favorecer a lavoura e pastos para os animais.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

NACIONAL - MORRE O MINISTRO DO STF TEORI ZAVASCKI

Foto: Divulgação/Uol
Morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos de idade, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki após a queda de uma aeronave em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. A informação da morte foi confirmada pelo seu filho Francisco Zavascki.
Teori era o relator da Operação Lava Jato no Supremo. Francisco Zavascki disse, por telefone, que o pai estava indo a Paraty em viagem de férias.

PLUVIOMETRIA - CHUVAS DEVEM ALCANÇAR MÉDIA, MAS RESERVATÓRIOS MANTERÃO NÍVEIS BAIXOS

Foto: Fabiane de Paula/DN
A probabilidade de as precipitações nas áreas onde estão os grandes açudes ficarem acima da média é de apenas 25%.
Enquanto caía uma discreta chuva em Fortaleza, na manhã de ontem, o Governo do Estado apresentava o prognóstico para a quadra chuvosa de 2017: depois de cinco anos de seca, a probabilidade de chuvas dentro da média histórica é de 40% para os meses de fevereiro, março e abril, segundo informou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

SC - ABÓBORA GIGANTE É COLHIDA POR AGRICULTORES DO OESTE DO ESTADO

Foto: Viviane Cenci Formagini/Arquiv pessoal
Eles não conseguiram pesar hortaliça, pois não possuem balança que caiba.
Agricultores ainda não sabem se farão doce ou salgado com hortaliça.
Uma abóbora gigante foi colhida em um sítio de Concórdia, no Oeste catarinense. Depois de dois meses, ela atingiu esse tamanho, conforme os proprietários.
"Meu sogro trouxe estas sementes de Piratuba. Depois de dois meses do plantio, tivemos que colher a abóbora ainda verde, porque os bichinhos já a estavam atacando, poderia até apodrecer", disse Viviane Cenci Formagini.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

EM CAMOCIM - AVIÃO DE PEQUENO PORTE CAI COM PILOTO E TRIPULANTE

Foto: Camocim Policia 24hs
Garotinha de apenas sete anos que dormia no apartamento de cima escapou por milagre de Deus.
Um pequeno avião caiu por volta das 06h20 desta quarta-feira, 18, na Rua Benjamim Constant, bairro Cruzeiro, aqui em Camocim. Segundo informes colhidas pela polícia, havia poucos minutos que a aeronave tinha decolado do aeroporto Pinto Martins em Camocim e veio a cair, atingindo a lateral de uma casa na dita rua. A aeronave é um Ultraleve fechado de aviação experimental com motor Bombardier de 65 hp.

PROGNOSTICO - CEARÁ DEVERÁ TER CHUVAS DENTRO DA MÉDIA HISTÓRICA EM 2017, PROJETA FUNCEME

Foto: José Leomar/DN
Apesar do índice ser melhor do que em 2016, a situação ainda não é tão favorável para recarregar os açudes.
As chuvas dos meses de fevereiro, março e abril deste ano poderão ser melhores do que as de 2016. É o que aponta o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (18).
Conforme a Funceme, a análise meteorológica aponta 40% de probabilidade para a categoria em torno da média – que é de 510,1 milímetros para os 3 meses -, 30% para a categoria abaixo da média e 30% para acima da média.

ZONA NORTE - POLÍCIA PROCURA HOMEM QUE VIOLOU SEPULTURA E CADÁVER DE CRIANÇA

Foto: Arquivo Pessoal/G1
Pais se surpreenderam com cadáver exposto um dia após sepultamento.
Polícia procura autor do crime de vilipêndio de cadáver.
A Polícia Civil de Forquilha, na Zona Norte do Ceará, investiga um crime que chocou moradores da cidade: o túmulo e o cadáver de uma criança de 10 foram violados e expostos próximo ao local do sepultamento, nesta terça-feira (17).
Luanny Melo morreu no domingo (15), de afogamento em uma piscina na comunidade de Rasteira. O corpo da criança foi sepultado na segunda-feira (16); na manhã desta terça, quando os pais foram visitar o túmulo, eles encontraram o corpo exposto.

GARANTIA SAFRA - CEARÁ VAI DISPOR DE 350 MIL COTAS

Foto: Nenam Melo/DN
Fortaleza - O Ceará vai dispor de cerca de 350 mil cotas do Garantia Safra para o biênio 2016/2017, podendo atender até 341 mil estabelecimentos de agricultura familiar. Desse total, supõe-se que menos 10% não se inclua no perfil dos que deverão ser atendidos pelo programa do governo federal, que objetiva reparar parte das perdas com a redução das chuvas.
Ontem, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) informou a inclusão de mais 73 mil agricultores que vão receber o pagamento do Garantia-Safra neste mês de janeiro relativo à safra 2015/2016.

CRATO - IDOSO MORRE E TRÊS PESSOAS SE FEREM EM ACIDENTE NO INTERIOR

Foto: Biana Alencar/TV Verdes Mares/G1
Entre os feridos está um vereador do município de Farias Brito.
Forte chuva ocorria no local no momento do acidente.
Um idoso morreu e outras pessoas ficaram feridas em um acidente no Crato, no interior do Ceará, na tarde desta terça-feira (17); entre os feridos está um vereador da cidade de Farias Brito, de acordo com a Polícia Civil do Crato.
Ainda segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram que uma motorista fez uma ultrapassagem irregular em Dom Quintino, distrito da cidade do Crato, o que ocasionou a colisão frontal.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

FORQUILHA - ZONA NORTE, APÓS SEPULTAMENTO, CORPO DE MENINA É ENCONTRADO COM SINAIS DE ABUSO

Foto: Marcelino Junior/Blog Diário Z. Norte
Forquilha - Uma informação, no mínimo assustadora, chamou a atenção da Polícia Civil, em Sobral, no Norte do Estado. O caso se deu no distrito de Várzea da Cobra, em Forquilha, município localizado a cerca de 15 quilômetros de Sobral. A criança, de 10 anos, afogou-se no balneário Piscina da Rasteira, sertão de Forquilha, no último domingo,15. O corpo foi velado no mesmo dia, e a menina foi enterrada na segunda-feira, dia 16.
Violação

CEARÁ - ENEL REGISTRA MAIS DE MIL RAIOS SÓ COM A CHUVA DESTA TERÇA (17)

Foto: Divulgação/DN
De acordo com a Enel Distribuição Ceará, somente com as chuvas registras nas últimas horas no Estado, foram verificados, por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, 1008 descargas. O número representa cerca de 43% dos raios registrados no mês inteiro no estado, quando, de 1º a 17 de janeiro, foram registrados 2.339 raios, um aumento de cerca de 51% a mais comparado ao todo mês de janeiro do ano passado.
O município de Granja foi o que teve maior incidência, registrando 166 descargas só neste ano, seguido de Araripe (135) e Várzea Alegre (118), todos na região do Cariri.

MAGISTÉRIO - AUMENTO DO PISO É NOVO DESAFIO PARA PREFEITURAS

Foto: Honório Barbosa/DN
Despesas que aumentam e receitas que caem levam a uma expectativa de um ano pior que o anterior.
Fortaleza - Com o reajuste de 7,64% no piso salarial dos professores do País, anunciado na semana passada pelo Ministério da Educação, há uma expectativa de agravamento da crise financeira dos municípios cearenses, que pode implicar em mais atrasos na folha de pagamento.
A preocupação maior é porque está prevista uma queda de 9% nas receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) neste ano, afora a redução de outras transferências destinadas às cidades.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

SERTÃO CENTRAL - MENINA DE 10 ANOS CANTA 'ASA BRANCA' NO AÇUDE CEDRO E VÍDEO VIRALIZA

Foto: Divulgação/Vídeo/G1 CE
Jovem sanfoneira gravou o vídeo para chamar atenção para a seca. 
Menina diz que sonha ser cantora profissional. 
A simplicidade de uma menina de 10 anos cantando e tocando a música "Asa Branca" em meio ao cenário da seca no Ceará foi compartilhada e viralizou nas redes sociais. O vídeo da jovem sanfoneira Deisielly do Acordeon, gravado pelo jornalista Chico Javali no Açude Cedro sábado (14), tem mais de 1.500 visualizações em sua página do Facebook. A canção é considerada um hino do sertão e foi composta por Luiz Gonzada e Humberto Teixeira, em 1947.

CARIRÉ-CE - AGRICULTOR MORRE DE ACIDENTE DE MOTO NAS IMEDIAÇÕES DO POLO DE LAZER DA CIDADE

Foto: Divulgação/Cariré em Revista
Hoje, domingo, por volta das 19:00h, morreu tragicamente de acidente de moto, o agricultor Evandro Moreira de Sousa, 33 anos, que residia na localidade de Juré, município de Cariré. Evandro Moreira era filho de Benedito Avelino de Sousa (in memorian) e de Antônia Moreira. O local do acidente foi nas imediações do Polo de Lazer, no Bairro do Açude Novo, à Rua Sebastião Miranda.
Segundo as últimas informações, Evandro Moreira teria se chocado com outra moto e levado a pior, pois teve traumatismo craniano e morte instantânea.

FORTALEZA - VIATURA DA PRF É INCENDIADA EM ESTACIONAMENTO DE CONCESSIONÁRIA

Foto: VC Reporter/DN
O veículo era novo e iria ser entregue ao órgão nesta segunda-feira (16).
Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi incendiada na noite deste domingo (15) no estacionamento da concessionária da Chevrolet Codisman situada na Avenida Rogaciano Leite, bairro Luciano Cavalcante. Segundo a Polícia, o veículo  era novo e iria ser entregue à PRF nesta segunda-feira (16).
O fogo atingiu a parte da frente do utilitário e também a lateral.

domingo, 15 de janeiro de 2017

CEARÁ - FUNCEME PREVÊ CHUVA EM TODO O ESTADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (16)

Foto: Natinho Rodrigues/DN
A expectativa é de nebulosidade com chuvas em todo Estado.
Boas notícias em tempo de renovação de esperança nesse desejo por chuva. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou neste domingo (15) a previsão de chuva para os próximos dias.
Para segunfa-feira (16), a estimativa é de nebulosidade com chuvas em todo Estado, no decorrer do dia. Para o dia 17, durante a madrugada e a manhã, poderá haver nebulosidade variável com possibilidade de chuvas na faixa litorânea e no centro-sul do Estado. Ao longo do dia, conforme a Funceme, o céu estará parcialmente nublado.

EM FORTALEZA - EX-JOGADOR DE FUTEBOL CEARENSE É ASSASSINADO

Foto: Divulgação/DN
José Milton Azevedo da Silva, mais conhecido como Miltinho, havia sido bicampeão paraibano com as camisas de Sousa (2009) e Treze (2010).
O ex-jogador de futebol cearense José Milton Azevedo da Silva, 41 anos, foi morto a tiros no bairro Jardim Guanabara, na noite deste sábado (14), por volta das 21h30. A informação foi confirmada pelo tenente coronel Solonildo, responsável pela área.
O atacante Miltinho, como era conhecido, foi socorrido e levado para o Frotinha do Antônio Bezerra, mas já chegou ao hospital sem vida. Segundo a família, o ex-jogador foi atingido com dois tiros no tórax. Ainda não há informações sobre as causas do homicídio.

SOBRAL - ANCIÃO ENCONTRADO MORTO EM MATAGAL NO BAIRRO DOM JOSE

Foto: Sobral na Midia
Um achado de cadáver foi registrado na tarde deste sábado 14/01 nos arredores do Bairro Dom Jose em Sobral. A policia militar foi acionada por populares dando conta de que havia uma pessoa do sexo masculino sem vida em um matagal. Uma composição da Pm comandada pelo SD Aragão foi ao local e constatou a veracidade do fato, tratava se do corpo do ancião Jose Dias Lima, 72 anos, morava na rua Janio Quadros Bairro Santa Casa.

CEARÁ - CARIRI REGISTRA OS MAIORES VOLUMES DE CHUVA NO ESTADO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

Foto: André Costa/DN
Juazeiro do Norte - Voltou a chover na região do Cariri. De acordo com dados do boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas choveu em 15 cidades cearenses, das quais 11 estão localizadas no Cariri. Os maiores volumes foram registrados na região.
O município de Missão Velha liderou com 43 milímetros, seguido por Crato (34mm), Barbalha (14.5mm), Araripe (10.4mm) e Milagres (9.5mm). Em 2017, esta é apenas a segunda vez que o órgão aponta chuvas na região, que possui média histórica de chuva para o mês de janeiro de 148 milímetros.