Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 23 de julho de 2011

SOBRAL – COMERCIANTE MORRE EM CONSEQÜÊNCIA DE ASSALTO.

Foto: Sobral Portal de Notícias.

Na noite de hoje(22), o comerciante sobralense conhecido como “toinho alcântaras” morreu em consequência de assalto.

Local : Av Sen. Jose Ermirio de Moraes 1185, Sobral; vitima: Antonio Clodoaldo de Alcantaras; dos fatos: indivíduo adentrou o estabelecimento comercial de propiredade da vítima, e esta por demorar em entregar o dinehiro, foi alvejado por um disparo, dos três disparos efetuados pelo acusado. Após o delito o acusado empreendeu fuga na companhia do “pelado”, porém horas depois foi localizado juntamente com outro comparsa, vulgo “gago”. Ambos conduzidos a drpc. inq. nº 553 – 09472/2011. O terceiro acusado(pelado) encontra-se foragido.

Fonte: Sobral Portal de Notícias. 

RUSSAS - BEBÊ MORRE AO SER JOGADO DE PONTE PELO PRÓPRIO PAI.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Um garoto de apenas um ano de idade morreu após ser jogado de ponte sobre o rio Jaguaribe pelo próprio pai na comunidade de Ilhota, em Russas. Francisco André Lima Eduardo, de 26 anos, ainda tentou se matar da mesma forma, mas teve apenas fraturas. O fato aconteceu hoje pela manhã e chocou a população do município. Os pais da criança estavam separados amigavelmente havia cinco meses e André tinha pego o filho na casa em que estava a mãe para passear de bicicleta.
O fato ocorreu por volta de 10h20 de hoje na zona rural de Russas. A mãe, Antonia Tatiana Cipriano Barbosa, de 22 anos, é natural de Jaguaribe e passava o fim de semana na casa de irmãos em Russas, onde também mora Francisco André, o pai, de quem está separada desde o dia 26 de fevereiro deste ano. De acordo com o depoimento de Tatiana à Polícia Civil, prestado a partir das 15h, o casal rompeu sem maiores discussões e, segundo a mãe do bebê, não havia motivos aparentes para que Francisco André cometesse o crime. Ele foi até a localidade de Ilhota e se jogou da ponte sobre o rio Jaguaribe abraçado com o filho, tentando também se matar, mas ao ver que apenas o bebê tinha morrido o pai subiu novamente à ponte e se jogou outra vez, mas teve apenas fratura nas pernas. Diante do risco de linchamento, Francisco André está sob escolta policial no Hospital Regional de Russas.
O caso é investigado pela delegada Socorro Portela, titular em Morada Nova mas que está respondendo também pela delegacia de Russas neste fim de semana. O blog Diário Vale do Jaguaribe volta com maiores informações sobre esse caso, em primeira mão, ainda hoje.

Fonte: Diário do Nordeste.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

IPU - JOVEM É MORTO À BALA.

Foto: Fagner Freire/Ipú Notícias.

Um jovem identificado como F. J. C. O, de 16 anos, foi assassinado, na madrugada desta sexta-feira (22/07), na Rua São Domingos no Alto dos 14 na cidade de Ipu/CE.
O irmão da vítima esteve no local e disse ao IN, que não sabia de nenhuma desavença ou se seu irmão estaria envolvido em algo ilícito "Ele era muito calado não me contava nada sobre ele" disse o irmão da vítima que iremos preservar a identidade.
De acordo com a Polícia não se pode afirmar ainda quantos tiros teriam levado a vítima, porém deu pra notar que um dos disparos teria sido feito na boca do jovem. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria e os motivos do homicídio.
Após levantamento realizado por uma Perícia, o corpo do jovem será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e depois liberado para sepultamento.
Caderno: CIDADE , DESTAQUE , PRINCIPAL

Fonte: Ipú Notícias. 

SOBRAL - RONDA PRENDE O LADRÃO QUE MAIS FEZ FURTOS NA CIDADE.

DSC02117
Foto: Blog Plantão Alerta.

Após meses de procura, o ronda prende samuel, mas ele voou para a liberdade antes do sol nascer.
infelizmente só foi possível fazer um b.o e o ladrão está solto.

Sexta-feira, 22 de julho às 2h30 da madrugada.
A população da cidade Monsenhor Aloisio Pinto, conjunto Santo Antônio, São Francisco e Santa Clara vivia aterrorizada com os inúmeros furtos praticados pelo Samuel Linhares Ferreira, 21 anos.
A lista de vítimas do Samuel é imensa, pois só a casa de um policial do POG ele roubou duas vezes, assaltou várias casas, celulares, capacetes, entre vários outros objetos.
Recentemente Daniel havia adentrado a residência da Senhora Maria da Conceição no Parque Santo Antônio, e furtou vários objetos. Segundo a vítima ele não deixou nada.
Após três meses monitorando as ações deste Ladrão, os policiais do Ronda na madrugada de quinta-feira, por volta das 2horas o avistaram próximo a rodoviária já preparando para novas aventuras. Imediatamente ao perceber o Ronda ele empreendeu fuga sendo perseguido por duas Rds do Ronda que o prenderam e conduziram o mesmo a DRPC.
"Finalmente este bandido foi preso." - Respirou aliviada a Sra Maria da Conceição que fez questão de sair da sua casa de madrugada para prestar depoimento contra Daniel. Ela é apenas uma das inúmeras vítimas deste cidadão.
Ledo engano este pensamento de alívio de Dona Maria, pois o sorridente Samuel, após assinar o B.O (Boletim de Ocorrência) voltou pras ruas, pois não havia flagrante dos inúmeros furtos cometidos.
Os policiais do Ronda pediram desculpas a Dona Maria por ter lhe chamado na madrugada, esta agradeceu ao fiscal do Ronda Sgt Vaumirtes a atenção e segundo ela, a partir de hoje iria mudar seu ponto de vista quando pensasse em criticar a polícia. "Sei que os senhores fazem a sua parte, assim como o delegado, nós precisamos é mudar esta lei..." desabafou dona Maria.
Muitos outros Samuel estão soltos, porém a sociedade fique tranguila que o Ronda continuará a fazer a sua parte melhor a cada dia.
Destaque para os policiais da Rd 1209 SDs Reis, Lima e da Rd 1201 Sds Adailton, Helio e Melo que após uma perseguição a pé conseguiram prender o acusados de vários assaltos.

Fonte: Plantão Alerta/Ronda Sobral 

RERIUTABA - POSTO DE GASOLINA É ASSALTADO.

Posto de gasolina Santo Antonio é assaltado em Reriutaba.
Foto: edilsinho.com
Na madrugada de Sexta-Feira(22/07/2011) por volta das 3:00h da manhã, 3 homens assaltaram o Posto Santo Antonio. Armados com arma branca, eles roubaram  o posto de gasolina de propriedade do empresário Wellington Castro. Segundo foi informado a nossa reportagem os bandidos renderam o frentista e subtraíram todo o dinheiro do caixa, que por questão de segurança não pode ser divulgado. A ação foi rápida e os bandidos fugiram em motos para destino ignorado. 
Reportagem: Victor Lopes

Fonte: Edilsinho.com  

RERIUTABA - CHEFE DE GABINETE DA PREFEITURA REPASSA INFORMAÇÕES SOBRE A SINALIZAÇÃO DE NOSSO MUNICÍPIO.

Chefe de Gabinete da Prefeitura de Reriutaba,  repassa informações sobre a sinalização de nosso município.
Foto: edilsinho.com
Segundo  o chefe de Gabinete da prefeitura municipal de Reriutaba, Daniel Memória, a empresa TARGA SINALIZAÇÃO , está em Reriutaba fazendo a sinalização em todas as ruas da cidade. Principalmente nas ruas asfaltadas compreendendo as duas Ces, que cortam nossa cidade, como todo o centro. 
O mesmo informou ainda que este projeto de sinalização  já havia sido feito a vários meses e o poder executivo estava  aguardando a execução do referido projeto. A principio será feita a sinalização horizontal que são as faixas pintadas no asfalto e as verticais que são as placas, contando ainda com as placas informativas. Daniel Memória pede a compreensão da população, tanto colaborando com a execução do projeto e pede ainda que os condutores de veículos, respeitem a citada sinalização, que vem para dar mais segurança a população.
Daniel Memória informou ainda que o projeto do Pró-cidadania( Guarda Municipal), esteja até o final deste ano sendo executado em Reriutaba. Onde dará uma melhor ênfase nas rondas ostensivas e distritos de nossa cidade, para trazer  uma melhor segurança a população.
Informações repassadas por Daniel Memória chefe de Gabinete da prefeitura municipal de Reriutaba ao Site Edilsinho.com.

Fonte: Edilsinho.com 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DENÚNCIA - SECRETARIA DAS CIDADES GASTOU QUASE R$ 7 MILHÕES EM 37 MUNICÍPIOS COM KITS SANITÁRIOS EM 2010

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

O Ministério Público de Contas do Ceará anunciou, por meio do Procurador-Geral Gladyson Alexandre, durante sessão do pleno realizada na última terça-feira (19), que irá investigar 56 convênios firmados em 2010 entre a Secretaria de Cidades do Ceará e associações comunitárias para a construção de unidades sanitários, após denúncias de desvios de dinheiro público em cinco municípios.
O Blog Polítika solicitou ao MPC, a lista com os 56 convênios que estão sob análise. Por email, a assessoria do órgão repassou o arquivo com  quantitativo dos convênios publicados pela Secretaria das Cidades em 2010, cujo objeto foi a construção de kits sanitários.
O MPC ressalta que a regularidade e execução destes convênios “ainda estão sob o exame criterioso deste órgão, de maneira que, até a conclusão desta atividade, não é possível efetuar nenhum juízo de valor definitivo”.
 De acordo com o levantamento, em 2010 o valor total repassado pela Secretaria das Cidades para kits sanitários foi de R$ 6.788.072,40, distribuídos em convênios firmados com associações em 37 municípios.
Confira o documento com a lista completa aqui.

Fonte: Jangadeiro Online.  

IPU - ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E MOTO NO CENTRO DA CIDADE.

Foto: Fagner Freire - Ipu Noticias.
Um acidente envolvendo um carro e uma biz no centro de Ipu, deixa uma mulher ferida. O sinistro aconteceu na manhã de hoje (21/07) por volta das 9h no cruzamento da rua Cel. Félix com Av. Milton Carvalho no centro.
Um veículo de placa, HHZ - 7873, avançou a preferencial e bateu de lado com uma Moto Honda Biz, sem placa, deixando uma mulher ferida.
A vítima, Suely Paz Alves, trafegava em sua moto pela rua Cel. Félix quando foi atropelada por um Fiesta que avançou a preferencial, a mesma foi encaminhada de ambulância para o Hospital Municipal de Ipu com ferimentos leves e não corre risco de morte.
O trecho é bastante crítico, pois a pouco tempo houve uma mudança de preferencial e sentido.

Fonte: Ipú Notícias.

PREFEITURAS – MINISTÉRIO DA SAÚDE REAJUSTA O VALOR DO REPASSE DO INCENTIVO PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Os municípios brasileiros irão receber mensalmente por cada agente comunitário de saúde cadastrado nas Equipes de Saúde da Família, um novo valor. De acordo com o Art. 3º da Portaria nº 1599 de 09/07/2011 http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/sas/108732-1599.html   o referido valor passará a ser R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais) por cada agente. E as prefeituras receberão conforme o número de agentes cadastrados e credenciados no Ministério da Saúde.
Em Reriutaba, a prefeitura municipal passará a receber R$ 27.000,00, mensal para o programa de agentes comunitários de saúde, que é repassado fundo a fundo. Ou seja, o Ministério da Saúde repassa através do FNS (Fundo Nacional de Saúde), para as prefeituras.
Para conferir esses valores, você pode seguir os passos:
1 – acesse:  www.fns.saude.gov.br
2 – quando abrir a página, abaixo de onde tem: consultas de pagamentos, você clica na alça e seleciona o estado;
3 – após carregar a pagina, você clica selecionando o município;
4 – aí é só clicar em consultar;
5 – quando abrir a página, você clica em: FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE...
Pronto: é só aguardar a pagina abrir mostrando todos os repasses na área da saúde, incluindo o incentivo dos ACS.

Por: Antonio Evandro. 

FALTA DE ENERGIA - MINISTÉRIO PÚBLICO COLHE ASSINATURAS DA POPULAÇÃO RERIUTABENSE

FALTA DE ENERGIA - Ministério público colhe assinaturas da população Reriutabense.
Foto: edilsinh.com
Hoje 20/07/2011 Quarta-Feira, por volta de 10:30h da manhã, o Ministério Público de Reriutaba na pessoa do Dr. André Clark, esteve recebendo pessoas de Reriutaba através de convocação, no intuito de receber as assinaturas delas. E para ser enviado para o presidente da Coelce uma requisição de dados na questão das quedas de energia no município de Reriutaba. Segundo o promotor Dr. André, as informações que o mesmo estará requisitando dará  um prazo aproximadamente de 10 dias para empresa e a parti daí, será tomadas as devidas providências, conforme a resposta do oficio enviado pela referida empresa.
Cerca de aproximadamente 40 pessoas compareceram pela manhã na sala do Ministério Público, e quem ainda quiser se deslocar até o fórum, pode procurar o promotor de Justiça que ainda estaria recebendo as assinaturas até as 16:00h.

Fonte: Edilsinho.com. 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

RERIUTABA - MAIS UM ACIDENTE NA CIDADE.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Hoje 20/07/2011, Quarta-Feira, por volta de 20:30min.(noite),  aconteceu  um acidente na Rua Osvaldo Honório Lemos, próximo a escola João Furtado Filho em Reriutaba- CE.
Segundo informações de populares que estavam no local, o acidente ocorreu com um casal  que vinha com seus dois filhos e iam sentido centro da cidade em sua moto. Uma das crianças vinha no tanque e a outra no meio entre o casal, quando se deparam com  dois jovens em uma moto  que bateram de frente com o casal.
O casal  foi socorrido juntamente com as crianças para o hospital e maternidade Rita do Vale Rego. A genitora das crianças, segundo informações preliminares fraturou a perna e será encaminhada para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e seu esposo sofreu uma pancada muito forte nas costas e ficou em observação. Já as crianças estão bem, só escoriações superficiais..
Um dos jovens que provocou o acidente se evadiu na moto e o outro foi levado para o hospital com escoriações,  foi atendido pelo médico e liberado.  Segundo populares relataram  que, o jovem que estava no hospital, falou que: quando vinha na moto com seu amigo foram  tentar desvia de um carro e bateram  de frente com o casal.
A polícia militar esteve no local apurando a ocorrência e tomou as devidas providências.
Maiores informações logo mais aqui no site
www.edilsinho.com.

Fonte: Edilsinho.com 

ECONOMIA - BOLSA FAMÍLIA VAI TRANSFERIR R$ 1,4 BILHÃO PARA BENEFICIADOS ESTE MÊS.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

O Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai transferir, até o 29 de julho, mais de R$ 1,4 bilhão para 50 milhões de brasileiros pobres de todos os municípios. Metade desses recursos é destinada à Região Nordeste e representa importante contribuição para a redução da pobreza.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que, para cada R$ 1 investido pelo Governo Federal no Bolsa Família, o Produto Interno Bruto (PIB) aumenta em R$ 1,44. Quase a totalidade do dinheiro transferido é aplicada no consumo, o que contribui com movimentação da economia local.
Os resultados mostram que além de combater a fome e a pobreza, o programa ajuda a reduzir a desigualdade. No total são 12,9 milhões de famílias atendidas, o Ceará possui mais de um milhão de famílias beneficiadas.
A complementação de renda, com o pagamento do benefício, está condicionada a execução de ações nas áreas de educação e saúde. Freqüência escolar abaixo dos índices exigidos, falta de acompanhamento de pré-natal, criança sem vacinar, são alguns dos critérios que bloqueiam ou cancelam o benefício.
Toda família com renda mensal per capita de até R$ 140 tem direito ao Bolsa Família, que varia de R$ 32 a R$ 242. Quem se enquadra no critério, mas ainda não está cadastrado, deve solicitar à prefeitura de sua cidade a inscrição no Cadastro Único.

Fonte: Ceara agora.com  

RERIUTABA - CONSELHEIROS TUTELARES: EDILSINHO E LUIZA MARIA ARRECADAM ALIMENTOS PARA FAMÍLIA CARENTE.

Conselheiros Tutelares de Reriutaba, Edilsinho e Luiza Maria arrecadam alimentos para família carente.
Foto: edilsinho.com
Os Conselheiros Tutelares: Edilsinho e Luiza Maria, na semana passada foram procurados pela  Sra. Francisca Maria Gonçalves (conhecida como Solange), residente nas Casas Populares. Ela relatou, que estava passando por muitas necessidades, realizamos uma visita em sua residência onde  constatamos  que realmente a referida família estava necessitando de ajuda. Pois ela é mãe de 03 filhos sendo todos ainda crianças.  Queríamos deixar aqui os agradecimentos ao  o Ministério Público  através  do promotor Dr. André Clark que sempre que pedimos á sua ajuda a estas famílias de pronto atende a nossa solicitação, e aos funcionários do fórum local  que estiveram fazendo suas doações. Outro parceiro que esteve ajudando a esta família foi o Mercantil Cestão do Lar, através de Leopoldo e Francineide.

Fonte: Site Edilsinho.com

 

  

HIDROLÂNDIA - ASSALTANTE É PRESO APÓS ASSALTO A MOTO.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Domingo(17), por volta das 18h10min, na comunidade de Conceição no município de Hidrolândia, uma moto foi tomada de assalto por dois elementos armados.
Segundo a polícia daquele município, os bandidos levara a moto do funcionário público Jorge Delmiro Lima(33), natural de Ipueiras e que reside na localidade onde aconteceu o delito. Ainda segundo a PM, os elemento chegaram no local  em outra moto e de cara limpa, onde anunciaram o assalto levando a moto titan CG 125, 2010, cor preta(foto ilustrativa).  
Logo após o assalto a polícia caiu em campo e conseguiu prender um dos acusados,  Paulo Sérgio Alves da Silva( 37), natural de Ipú e residente no Bairro Mina na sede da cidade Ipuense, o segundo elemento ainda não foi preso, mas a moto foi recuperada.

Fonte: Santa Quitéria Notícias. 

COMUNICAÇÃO - GOVERNO SANCIONA LEI QUE PROÍBE USO DE CELULAR EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO CEARÁ.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A lei que proíbe a utilização de celulares e obriga a instalação de divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento na agências bancárias foi sancionada pelo governador em exercício Domingos Filho e publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (19).
A nova lei deve proporcionar privacidade e segurança às operações financeiras. As divisórias deverão ter a altura mínima de 1,80m e serem confeccionadas em material opaco, que impeça a visibilidade, segundo informações dispostas do Diário Oficial.
Uso de celular
Além da instalação das divisórias, os clientes serão proibidos de usar celular dentro das agências bancárias do Ceará. O não cumprimento da lei sujeitará multa diária de R$ 500 .
As agências, postos de serviços bancários e estabelecimentos que possuem caixas eletrônicos terão o prazo de 90 dias para se adequarem à nova lei.

Fonte: Portal Verdes Mares. 

terça-feira, 19 de julho de 2011

IPU - CRUZADA EVANGELÍSTICA NOVAS DE PAZ É REALIZADA NA CIDADE.

Foto: Ipú notícias.com
Centenas de evangélicos de Ipu e região participaram da 1º Cruzada Novas de Paz, realizada em duas noites na cidade de Ipu-CE, nos dias (17 e 18/07), na Praça do Alto dos 14.
Apresentações de vários cantores gospel, participação da cantora mirim, Ester Vitória. O Evento contou com a presença de uma caravana com 40 missionários da cidade de Castanhal-Pará.
O Pastor Evangelista Azarias, que também exerce a profissão de enfermeiro, ficou muito feliz com a repercussão da Cruzada atraindo várias pessoas até a praça do Alto dos 14.

Fonte: Ipú Notícias. 

OPERADORA - TIM COMPLETA UM MÊS IMPEDIDA DE VENDER LINHAS NO CEARÁ.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A telefônica TIM está completando um mês impedida de vender ou comercializar novas linhas ou fazer a portabilidade numérica no Ceará. A proibição segue ordem judicial após uma série de problemas causados aos clientes cearenses.
A liminar que proibiu a empresa de comercializar seus serviços foi concedida pelo juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cível, no dia 10 de junho. A telefônica foi oficialmente notificada no dia 13 de junho, por meio de sua representante legal, Viviane Rodrigues de Sousa,  teve até o dia 18 de junho para se adequar à decisão. A decisão vale para todas as lojas e revendas TIM do Estado.
 O Fórum Clóvis Beviláqua informou na tarde desta terça-feira (19) ao Diário do Nordeste Online que a operadora recorreu da decisão pedindo a reativação das vendas, mas ainda aguarda avaliação.

MultaCaso haja o descumprimento da decisão a TIM terá de pagar R$ 10 mil em multa por cada nova linha assinada.

Fonte: Diário do Nordeste. 

ASSALTO - POLICIAL MILITAR REAGE A ROUBO EM ÔNIBUS E MATA UM DOS ASSALTANTES.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.
Na troca de tiros, uma adolescente de 17 anos foi atingida no abdômen. Ela foi levada ao IJF e o estado de saúde é estável.

Um policial militar matou um homem na noite desta segunda-feira (19), em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, durante uma tentativa de assalto a um ônibus da empresa Fretcar. Durante a troca de tiros, uma adolescente foi atingida no abdômen.
O incidente aconteceu por volta das 19h, na CE-265, que liga a localidade de Pedras à sede do município. Três homens entraram no veículo e anunciaram o assalto. O soldado Ronaldo Igor Martins Barros percebeu a ação do bando e sacou sua pistola, iniciando um tiroteio na condução. O criminoso armado, Ronaldo Vanderlânio da Silva, 23, foi atingido seis vezes, no tórax e no abdômen, e morreu na hora.
A adolescente Elaine Priscila Maia Rabelo, 17, que também estava no ônibus, foi lesionada no abdômen e levada ao hospital de Limoeiro do Norte. Em seguida, encaminhada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Os comparsas fugiram e ainda não foram localizados pela Polícia.
Internada
O estado de saúde de Elaine Priscila é considerado estável. A estudante deu entrada no hospital às 23h, passou por uma cirurgia e está na Sala de Recuperação. A assessoria de imprensa do IJF afirma que Elaine deve ser transferida para a enfermaria.

Fonte: Ceara agora.com 

MUNICÍPIOS - REPASSE DA SEGUNDA PARCELA DO FPM EM JULHO SERÁ 28,6% MAIOR.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.
Prefeituras de todo o país começam a receber o segundo repasse nesta quarta-feira (20).

Prefeituras de todo o país começam a receber nesta quarta-feira (20) o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste mês de julho. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor corresponde a R$ 426.365.914,36, considerando a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Sem este desconto, em valor bruto, o montante chega a R$ 532.957.392,95.
Com base na estimativa da Receita Federal do Brasil (RFB), divulgada dia 10 de julho, o repasse será 28,6% maior. Mesmo assim, a CNM alerta que o segundo decêndio é sempre o menor, mas, geralmente, não impacta muito no resultado esperado para o mês, com base no mesmo período do ano de 2010.
De acordo com os dados da CNM, se a previsão da Receita se confirmar, o repasse de julho será 47,6% maior que o montante depositado no mesmo período do ano passado, em valores brutos e deflacionados.
E se o acumulado do FPM, até final de julho, alcançar os R$ 37,9 bilhões previstos pela RFB, o valor será 22% maior, em termos reais, que o acumulado no mesmo período de 2010.
*Com informações da Confederação Nacional dos Municípios.

Fonte: Ceara agora.com

 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SOBRAL – AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SE REÚNEM COM A PRESIDENTE DA FASEC.

Fotos: AE Produções.
Hoje, dia 18/07/2011, a partir das 8:30hs da manhã, a Associação de ACS de Sobral, realizou uma reunião com os agentes comunitários de saúde.
Foi no auditório da Prefeitura Municipal de Sobral, onde ocorreu o evento. O Anacleto Vasconcelos (presidente da Ass. De ACS de Sobral), iniciou os trabalhos, enfocando vários questionamentos e esclarecendo sobre algumas ações em beneficio da categoria. Foram abordado assuntos sobre: mapa de produção de ACS, números de famílias e pessoas acompanhada por cada agente. Também falou da contratação de profissionais, forma de vínculos, e fiscalização nas comunidades.
A reunião contou com a participação de Dra. Marcela (advogada da associação de ACS de Sobral), que relatou algo sobre direitos e deveres dos profissionais.Estiveram também lá, presidentes de associações municipais de ACS de outros municípios da região.
Quem também compareceu ao evento foi a presidentes da FASEC – (Federação de Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará), Edilza Andrade, vindo de Fortaleza. Ela repassou informações de interesse da classe, que deveriam ser aplicadas nos municípios. Entre elas as assinaturas dos cidadãos visitados pelos os ACS, Edilza não considera uma forma adequada, pois futuramente poderá acarretar problemas de ordens políticas para as administrações.
A presidente falou também sobre as territorialização nos municípios, pois havia caso de agentes comunitários de saúde estarem sobrecarregados, devido ao excesso de famílias a serem assistidas.
Edilza mencionou sobre os eventos que se realizarão em Fortaleza. Dia 22/07/2011, haverá uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado – Fortaleza, onde na oportunidade todos os presidentes de associações municipais de ACS, estão convidados. O horário será a partir das 14:00hs. Lá será discutido algumas propostas em favor da categoria e será feita a entrega dos relatórios sobre os seminários realizados nas microrregionais.
Outro evento citado foi: a audiência pública na Assembléia Legislativa (Fortaleza), dia 12/08/2011, as 8:00hs da manhã. Será abordado juntamente com a comissão especial que trata da regulamentação da Emenda Constitucional 63, sobre o piso salarial dos agentes comunitário de saúde – ACS. Ela pede que cada associação municipal de agentes de saúde, leve o maior números de ACS para o evento.

Por: Antonio Evandro 

ECONOMIA - PAGAMENTO DO PIS/PASEP TERÁ INÍCIO A PARTIR DE 11 DE AGOSTO.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.
Quem possui o cartão cidadão poderá receber direto nos terminais de auto-atendimento da Caixa e nas lotéricas.

O abono salarial do PIS/PASEP 2011 será pago aos trabalhadores a partir do dia 11 de agosto e poderá ser sacado até o dia 29 de junho de 2012. Para quem é cliente da Caixa Econômica, por meio de caderneta de poupança, basta conferir o seu extrato a partir deste mês.
O benefício dá ao trabalhador o direito constitucional, de receber um valor de um salário mínimo, caso esteja cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e tenha renda de até 2 salários mínimos.
Tem direito a receber o PIS/PASEP o empregado que recebeu como remuneração até dois salários mínimos durante o ano base de contribuição anterior. O trabalhador deverá ter trabalhado em uma atividade remunerada pelo menos trinta dias do ano que vai ser apurado. Porém, para receber o trabalhador tem que seguir o calendário PIS 2011, ou Pasep, no caso de funcionário público.
Quem possui o cartão cidadão poderá receber direto nos terminais de auto-atendimento da Caixa e nas unidades lotéricas. Os demais devem comparecer à Caixa e receber direto no atendimento.

Fonte: Ceara agora.com 

SOBRAL - CAMINHÃO QUE CONDUZIA TIME DE FUTEBOL AMADOR VIRA NA ESTRADA DO BOMFIM.

Foto: Sobral Portal de Notícias.

No inicio da tarde de ontem domingo (17/07) na estrada que liga Sobral a distrito do Bonfim um o que parecia diversão por pouco não virou um tragédia.
Um caminhão de placas HUV 0155 Sobral, que conduzia o time de futebol amador, São Cristovão, com destino a localidade das almas Cariré, tombou na estrada do Bonfim. Do veiculo vinham mais de 45 pessoas, 04 foram levados para o hospital Santa Casa de Sobral, mas graça a Deus só uma ficou internada.
Segundo informações dos passageiros o motorista estaria embriagado quando perdeu o controle do veículo. O mesmo fugiu logo em seguida, pois os passageiros queriam lixá-lo. No final da tarde o carro foi retirado do local do acidente.
Essa pratica de levar time de futebol na carroceria de caminhão é um pratica antiga e ilegal, já aconteceram vários acidentes, varias mortes.
Não ha fiscalização das autoridades competentes, vai ser preciso morre quantos, para  que seja cumprida a nossa lei nacional de trânsito?

Fonte: Sobral Portal de Notícias.

RERIUTABA - JOVENS DENUNCIAM GRUPOS DE GUARACIABA DO NORTE.

Jovens de Reriutaba denunciam grupo de jovens de Guaraciaba do Norte
Foto: site edilsinho.com
Jovens de Reriutaba, denunciaram hoje dia 18/07/2011 no Programa Conversa Franca da Radio Gems FM. Que uns grupos de Jovens de Guaraciaba do Norte estariam vindo todos os finais de semana aqui pra Reriutaba, para fazerem insultos e arruaças. Ou seja, pilotando suas motos em alta velocidade e com as descargas alteradas, produzindo muito barulho e com riscos de atropelarem os transeuntes.
Segundo uma das jovens que fizeram a denuncia e que manteremos a sua identidade preservada, um dos jovens teria dito palavras de baixo calão com o grupo de colegas que iam passando, e uma das meninas teria respondido. Nisso um dos jovens ameaçou a mesma e se dirigiram em direção as mesmas que empreenderam fuga e conseguiram escapar dos jovens perseguidores.
A alteração de descarga está prevista no Código de Transito Brasileiro (CTB), artigo 230. A infração prevê multa, no valor de R$ 127,69, e a retenção do veículo para regularização.
Esperamos que esse seja um caso isolado, E que nossos jovens, tanto de Reriutaba, Guaraciaba, possam ter um bom convívio e respeito, pois a melhor política que existe, é a política da boa vizinhança.     
Outra denuncia também foi em relação a carros de som, altas horas da noite, segundo os denunciantes, ligam pra delegacia, mas lá a policia não vai.
A Policia Militar, deveria fazer abordagens nos finais de semana aqui em Reriutaba, pois é muito comum se ver jovens e adultos conduzindo motos, completamente embriagados.
Fica o alerta e a nossa esperança de um trabalho mais ostensivo e preventivo por parte de nossa tão querida PM.

Fonte: Blog do Chiquinho Carnaúba/Edilsinho.com
 
 

domingo, 17 de julho de 2011

TIANGUÁ - ACIDENTE GRAVE COM ÔNIBUS MATA PASSAGEIROS.

Foto: Willington Macedo - DN
Um ônibus saiu da pista e capotou na BR 222, em Tianguá, na madrugada deste domingo (17). Sete pessoas morreram. Entre elas, uma mulher grávida e uma criança de 13 anos.
O motorista, identificado com Milton Lídio da Costa, 53 anos, afirmou em depoimento à Polícia Civil de Tianguá, que o veículo perdeu os freios e, para evitar que o ônibus caísse em um penhasco, arriscou uma manobra que levou ao tombamento do veículo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na lista do ônibus haviam 45 passageiros e o motorista.  Todos os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Tianguá e os casos mais graves para a Santa Casa de Sobral.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral.
O ônibus, da Cootranspi (Cooperativa Transportadora do Piauí), saiu de Teresina por volta das 18h do sábado (16) com destino a Fortaleza.
Na noite de ontem (16), em Barbalha, uma colisão entre um caminhão e um ônibus, deixou seis pessoas mortas e 20 feridas.

Fonte: Diário do Nordeste.
 

RERIUTABA - ACIDENTE NO CENTRO DA CIDADE.

Foto: Blog BR))news
Hoje (17/07/11) por volta das 8:30 aconteceu um acidente na praça da matriz em frente a prefeitura. Cidadãos se aglomeravam ao redor do acidente e disseram que o acidente envolvia uma moto e uma shineray, o motoqueiro ficou deitado no chão com sangramento em seu rosto e pessoas ajudavam o motoqueiro conhecido por algumas pessoas como júnior (ainda não identificado).
Ainda aqui você terá outras informações sobre esse caso!!

Fonte: Blog BR))news

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – SAI A NOVA PORTARIA DO INCENTIVO ADICIONAL DE 2011.


Foto: Google Imagens.

PORTARIA Nº 1.599, DE 9 DE JULHO DE 2011
Seg, 11 de Julho de 2011 00:00

Define valores de financiamento do Piso da Atenção Básica Variável para as Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 648/GM/MS, de 8 de março de 2006, que aprova a Política Nacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia de recursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica;
Considerando a Portaria nº 822/GM/MS, de 17 de abril de 2006, que altera os critérios para a definição de modalidades das equipes de Saúde da Família, dispostos na Política Nacional de Atenção Básica;
Considerando a Portaria nº 90/GM/MS, de 17 de janeiro de 2008, que atualiza o quantitativo populacional de residentes em assentamentos da reforma agrária e de remanescentes de quilombos, por Município, para cálculo do teto de equipes de Saúde da Família, Modalidade I, e de Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família;
Considerando a Portaria nº 2.920/GM/MS, de 3 de dezembro de 2008, que estabelece recursos financeiros para Municípios com equipes de Saúde da Família que atuem em áreas priorizadas para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania; e
Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente às equipes de Saúde da Família, às equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde, resolve:

Art. 1º Definir o valor do incentivo financeiro para as Equipes de Saúde da Família (ESF), implantadas em conformidade com os critérios estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Básica.
§ 1º O valor do incentivo financeiro referente às ESF na Modalidade 1 é de R$ 10.050,00 (dez mil e cinquenta reais) a cada mês, por equipe.
§ 2º Fazem jus ao recebimento na Modalidade 1 todas as ESF dos Municípios constantes do Anexo I da Portaria nº 822/GM/MS, de 17 de abril de 2006, as ESF dos Municípios constantes do Anexo da Portaria nº 90/GM, de 17 de janeiro de 2008, que atendam a populações residentes em assentamentos ou remanescentes de quilombos, respeitado o número máximo de equipes definidos também na Portaria nº 90/GM/MS, e as ESF que atuam em Municípios e áreas priorizadas para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci, definidos na Portaria nº 2.920/GM/MS, de 3 de dezembro de 2008.
§ 3º O valor dos incentivos financeiros referentes às ESF na Modalidade 2 é de R$ 6.700,00 (seis mil e setecentos reais) a cada mês, por equipe.

Art. 2º Definir os seguintes valores do incentivo financeiro das Equipes de Saúde Bucal (ESB) nas Modalidades 1 e 2, segundo critérios estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Básica:
I - para as ESB na Modalidade 1 serão transferidos R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) a cada mês, por equipe; e
II - para as ESB na Modalidade 2 serão transferidos R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais) a cada mês, por equipe.
Parágrafo único. Fazem jus a 50% a mais sobre os valores transferidos referentes às ESB implantadas de acordo com as modalidades definidas no caput deste artigo, todas as ESB dos Municípios constantes do Anexo I a Portaria nº 822/GM/MS, de 17 de abril de 2006, e as ESB dos Municípios constantes no Anexo a Portaria nº 90/GM/MS, de 17 de janeiro de 2008, que atendam a populações residentes em assentamentos ou remanescentes de quilombos,
respeitado o número máximo de equipes definido também na Portaria nº 90/GM/MS.

Art. 3º Fixar em R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) por Agente Comunitário de Saúde (ACS), a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e de Saúde da Família.
Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.

Art. 4º Definir que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, corram por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.1214.20AD - Piso de Atenção Básica - Saúde da Família.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência maio de 2011.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

Fonte: Brailsus