Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 18 de junho de 2011

RERIUTABA – UNIVERSITÁRIOS REALIZAM FEIRA LITERÁRIA

Fotos: AE Produções.
Os universitários do IVA, (Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú), realizaram apresentação de gêneros literários.
A turma 0467 do curso de  português do Campus Avançado Marechal Rondo de Reriutaba, realizaram  neste sábado dia 18/06/2011, uma feira literária. O evento teve inicio as 13:00hs, até ás 15:00hs. O local foi nas dependências do Campus Avançados, onde funciona a faculdade.
Baseados na disciplina: Pratica e Vivencias III, lecionada pela a professora Irene Ferreira, com duração de 75 horas de aulas. A turma se organizou de acordo com cada sábado e produziram em classe os componentes que foram usados na exposição.
Os trabalhos realizados foram baseados nos gêneros textuais estudado. A turma foi dividida  em equipes e cada uma trabalhou um gênero de acordo com os temas em estudo. Foram apresentados os seguintes gêneros textuais: conto, música, receitas, fábulas, noticiários, e literatura de cordel.
Cada equipe em sua tenda, se caracterizou de acordo como o tema estudado. E foram expostos materiais de acordo com o gênero em estudo.
Os gêneros textuais facilitam a compreensão dos alunos diante das tarefas do dia-a-dia. Na sala de aulas há alunos que assimilam mais do que outros. É uma forma bem inovada de ensinar e aprender, pois a aprendizagem é um processo a longo prazo.
Foi o que a turma apresentou de forma pratica e clara, o que cada gênero literário representa.
Ao termino das tarefas, a professora Irene, agradeceu a todos pela a participação e elogiou os trabalhos. Todos ficaram satisfeitos com os trabalhos feitos.
Veja o vídeo abaixo:

Por: Antonio Evandro.

POLÍCIA - VENDEDORES DE LIVRO USAVAM 'BOLSA FAMÍLIA' PARA APLICAR GOLPES.

Foto Ilustariva - Google Imagens.

Um crime no mínimo curioso fez a Polícia Militar prender oito pessoas por estelionato na manhã deste sábado (18), em Barbalha, no Cariri, a 540 km de Fortaleza.
De acordo com a PM, os acusados se passavam por vendedores de livros e usavam o falso argumento de que, se as vítimas não comprassem os produtos, seriam excluídas do programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Um inquérito foi aberto na Delegacia Municipal de Barbalha para apurar o caso. Os acusados foram ouvidos e liberados em seguida. "Como não identificamos nenhuma vítima, no momento da prisão, o flagrante não foi feito", explica o capitão Mendes.
Todos os envolvidos são residentes no Cariri e, rapidamente, foram localizados pelos policiais no bairro Malvinas, em Barbalha.
Não foi informado o teor dos livros vendidos, nem o número de vítimas até o momento.
O "Bolsa Família" é programa federal de distribuição de renda que visa combater a fome e pobreza.

Fonte: Diário do Nordeste.

IPU - HOMENS FORTEMENTE ARMADOS TOMAM DE ASSALTO VEÍCULO DO PREFEITO.

Foto Ilustatvia - Ipunoticias.
Um dos filhos do prefeito do Ipu, Sávio Pontes, foi assaltado por cinco homens fortemente armados na noite de sexta-feira (17/06) em Sobral.
Informações dão conta de que o jovem estava buscando um amigo em uma residência no Bairro do Junco, quando os assaltantes tomaram o seu veículo e todos os seus pertences de arma em punho e agressivos.
O veículo, que é automático teve que ter o auxílio forçadamente do filho do prefeito, que teria sido liberado após ter ensinado os mesmos a guiarem o carro. Ainda segundo informantes do Blog, a polícia recuperou o automóvel na estrada que liga Sobral a Tuína (Massapê).Inicialmente não temos informações sobre a prisão dos assaltantes.

Fonte: Sobral de prima/Ipú Notícias.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

TELEFONIA - DEPOIS DA TIM, OAB ANALISA PROBLEMAS NOS SERVIÇOS DA OI NO ESTADO.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A operadora de telefonia Oi terá seus serviços analisados pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). A decisão, anunciada nesta sexta-feira, 17, foi tomada depois de a operadora TIM ser obrigada a suspender as habilitações de novas linhas no Ceará até que comprove melhorias no serviço oferecido.
O diretor nacional de articulação da Oi, Urbano Costa Lima, procurou, na manhã de hoje, a OAB para esclarecer os problemas registrados no Ceará e informar sobre seu plano de expansão da rede.
O presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, informou que a entidade realiza levantamento sobre os serviços oferecidos pela operadora com o propósito de definir se existem ou não elementos para entrar com ação judicial a exemplo do que ocorreu com a TIM.
Dentre as principais reclamações recorrentes dos usuários da Oi estão interrupção de chamadas, falta de sinal nas áreas de cobertura e o cruzamento de ligações.
Durante a reunião entre o presidente Valdetário Monteiro e o diretor da Oi, ficou acertado que no próximo dia 28, às 9 horas, será realizada reunião na sede da OAB-CE para que a Oi apresente o seu plano de extensão.
Segundo Eginardo Rolim, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, ele está sendo procurado por outras operadoras de telefonia para prestar esclarecimentos sobre seus respectivos serviços. Com informações da OAB-CE.

Fonte: Jornal O Povo

POLÍTICA - FHC ELOGIA DILMA E CRITICA LULA: "ELE DEVE TER ALGUM PROBLEMA PSICOLÓGICO".

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Após receber cumprimentos da presidente Dilma Rousseff (PT) por seus 80 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse nunca ter recebido telefonema do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu aniversário. Ele negou estar magoado, mas criticou o adversário. “Ele deve ter algum problema psicológico, tem dificuldade em fazer gestos comigo”, afirmou FHC em entrevista publicada pelo jornal “Correio Braziliense” nesta sexta-feira (17).
Apesar da crítica a Lula, FHC elogiou Dilma, que, disse, o tem “surpreendido”. Citou as decisões da presidente de privatizar aeroportos e de não convidá-lo para almoço com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como acertadas.
“Todo mundo diz que a Dilma é uma pessoa agressiva. Comigo não foi de forma alguma”, disse o tucano ao jornal.
Para o ex-presidente, a beligerância entre seu partido, o PSDB, e os adversários do PT “cansou”. Segundo ele as siglas têm projetos “meio parecidos” e a separação entre elas “é essencialmente a disputa pelo poder”.
“Não quero com isso tirar o mérito do governo Lula, do que fez de expansão dos programas sociais”, afirmou FHC. “Agora, os programas sociais todos começaram no meu governo. Do Luz no Campo, distribuição de livros, as bolsas”, disse.


Fonte: Uol Notícias.

SOBRAL – COLISÃO DE ÔNIBUS E MOTO, DEIXA FUNCIONÁRIO TGC ENGENHEIRA SEM VIDA.

Foto: Sobral Portal de Notícias.
Uma colisão entre uma moto e um ônibus da cidade de Groairas, na rotatória da Avenida Pericentral, Centro de Sobral, deixou sem vida o Sobralense, Francisco José de Castro Martins, casado, residente nessa cidade.
O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã dessa sexta-feira, dia 17 de junho de 2011, segundo o motorista do ônibus,Horlando Martins de Vasconcelos, a moto bateu na trazeira de seu veiculo, não percebeu nada na hora, só parou o ônibus porque ouviu os gritos de populares.
A vítima trabalhava na TGC engenharia, nessa cidade, o corpo do motoqueiro foi transladado para o IML de Sobral.

Fonte: Sobral Portal de Notícias.

VARJOTA - FISCALIZACÃO NO TRÂNSITO PRENDE VÁRIAS MOTOS IRREGULARES.

Foto Ilustariva - varjotaemdestaque.
Durante a tarde desta quinta-feira (16), a polícia estadual responsável pela a fiscalização do trânsito nas ce's, estiveram fazendo blitz e circulando na avenida principal de Varjota. A equipe de fiscalização intensificou o trabalho de aplicação de multas e apreensão de veículos envolvendo condutores e veículos irregulares. Motos com policiais ficaram circulando na avenida e um caminhão reboque parado na saída da cidade, para serem conduzidas as motos irregulares e rebocadas. Foram várias motos rebocadas.
A população devem andar com seus veículos regularizados, e também habilitados a pilotar e dirigir. Neste tipo de operação os veículos que não estiverem em dia com a lei serão imediatamente apreendidos e só liberados após a regularização.
As pessoas que circulam pela a cidade na pista, devem está em ordem com as leis de trânsito, pois a P-R-E deve fazer o trabalho de abordagem e conduzir ao posto e claro se está irregular vai ser multado também. Segundo o sargento Gilberto, tem presenciado crianças menor de 7 anos sendo lavadas em moto, pessoas sem capacetes, quatro em uma moto, sabe também que tem moto sem placa, roubada, irregular. Em quanto a prefeitura não colocar o demutran para regulamentar o trânsito dentro da cidade, a P-R-E deve atuar na cidade.
O intuito dessas operações é diminuir o número de acidentes e veículos irregulares existentes em Varjota no estado do Ceará.
A qualquer momento poderemos está com mais informações aqui no site.

Fonte: Varjota em destaque.com  e Jornal Regional com Roberto Lira.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

POLÍCIA - MOTO É TOMADA DE ASSALTO ENTRE TRAPIÁ E MACARAÚ.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.
Na madruga desta quinta-feira(16), por volta das 2h10min,  na estrada que liga o distrito de Trapiá a Macaraú, dois elementos levaram de assalto a moto titan 150, cor preta, placa HYR -5165(foto ilustrativa).
 Segundo informações da vitima, que é conhecido como Romário Brito, residente no Rio de Janeiro e que veio a passeio para a casa de seus familiares na fazenda Vieira(Trapiá), os bandidos armados de revólveres e de cara limpa, colocaram pedaços de madeira na estrada e o renderam, onde chegaram a levar do mesmo não só a moto, mais também outros pertences como: Uma pequena quantia em dinheiro, cordão de ouro, pulseira e aliança.
A Polícia Militar, estava presente no distrito com alguns homens, mas não tinham como perceber a ação dos bandidos que ainda chegaram a disparar nas vítimas, os policiais  estavam a aproximadamente mil metros de distância do acontecimento, mas devido o barulho de som, não ouviram os disparos.
 Ninguém foi preso até o momento.

Fonte: Santa Quitéria Notícias.

IMUNIZAÇÃO - CAMPANHA CONTRA PÓLIO E SARAMPO SERÁ LANÇADA DIA 17 DE JUNHO.

Foto: Secretaria da Saúde do CE.
18 de junho, é o dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e também contra sarampo. Um dia antes, próxima sexta-feira, 17, às 9h, a Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, fará o lançamento da campanha, no Hospital Infantil Albert Sabin, Rua Tertualino Sales, 544, Vila União. Contra a paralisia infantil, a meta é vacinar no Estado 656.647 crianças com menos de 5 anos. Com sucessivas campanhas de vacinação, desde 1999 o Ceará não registra nenhum caso de paralisia. 
O Ceará é um dos oito estados brasileiros em que o Zé Gotinha vai proteger crianças do sarampo durante a primeira etapa da vacinação contra a paralisia infantil. Contra o sarampo serão imunizadas crianças de 1 ano a menores de 7 anos, num total esperado de 791.360 crianças, uma meta de cobertura vacinal de 95%. No Dia D da campanha, a Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizarão 30 mil pessoas em 1.769 postos fixos e 20 mil postos volantes de vacinação. “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças” é a convocação da campanha.
Deverão ser vacinadas todas as crianças nas faixas etárias indicadas, mesmo aquelas que já tomaram as vacinas. Para a campanha de vacinação no Ceará o Ministério da Saúde destinou 1.038.350 doses de vacina Sabin e 949.630 doses de tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Nos postos de saúde, a vacinação continua até a primeira quinzena de julho.

Além do Ceará, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Bahia também anteciparão a campanha de vacinação contra o sarampo. A epidemia de sarampo na Europa, com registros de 6,5 mil casos em 33 países, e o início do verão europeu no mês de julho fizeram o Ministério da Saúde antecipar a vacinação contra o sarampo nesses oitos estados, para reduzir o risco de ocorrência de casos importados da doença no Brasil. Para a definição dos oitos estados, o Ministério da Saúde utilizou como critérios o maior fluxo de turismo, maior população, que dificulta a realização de operações de bloqueio, e insuficientes coberturas acumuladas da vacina tríplice viral.
O Brasil está livre da circulação autóctone do vírus do sarampo desde o ano 2000 e, da rubéola, desde 2008, mas todos os anos são identificados casos importados de países onde ainda há transmissão do sarampo. Em 2011 foram confirmados 10 casos importados da doença no país e ainda existem cinco casos suspeitos em investigação. No Ceará, o último caso de sarampo confirmado ocorreu em 1999. O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz.

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado.

JUSTIÇA - CONCEDE HABEAS CORPUS AO EX-JOGADOR EDMUNDO.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu habeas corpus ao ex-jogador e comentarista esportivo Edmundo. O pedido havia sido encaminhado ao TJ no início da tarde desta quinta-feira pelo advogado do ex-atleta. A decisão coube à desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal.
Com a decisão, deverá ser suspensa a operação de transferir Edmundo de São Paulo para o Rio de Janeiro ainda nesta quinta. Os policiais civis deixaram a capital fluminense por volta das 9 horas da manhã e chegaram à São Paulo, na delegacia de Pinheiros por volta das 16h30.
O ex-jogador foi preso na madrugada desta quinta dentro de um flat na rua Amauri, no bairro Itaim Bibi, zona sul da capital paulista, por agentes do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 3ª Delegacia Seccional Oeste. Ele estava sozinho no momento da abordagem e não ofereceu resistência.
Nesta semana, a Justiça carioca expediu o mandado de prisão contra Edmundo. Ele foi condenado em 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais de outras três em um acidente de carro. O acidente aconteceu na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995, depois dele sair de uma boate na Lagoa, bairro da zona sul do Rio.

Fonte: Diário do Nordeste.

CELULAR - TIM DESCUMPRE LIMINAR E HABILITA NOVAS LINHAS NA CAPITAL.

MP e OAB argumentaram falhas na prestação do serviço oferecido pela operadora (RAFAEL CAVALCANTE)
Foto: Jornal O Povo.
A operadora Tim descumpre a liminar e continua vendendo novos chips em Fortaleza. A equipe de reportagem do O POVO comprou uma linha pré-paga e não percebeu mudanças no atendimento

O problema de se comprar o chip de uma nova linha de celular da Tim é uma questão de paciência. Somente. Na tarde de ontem, a reportagem do O POVO esteve na sede da loja operadora em Fortaleza, na avenida Barão de Studart, e conseguiu obter, sem nenhuma resistência, um novo número da empresa. Em uma hora de espera, foi possível sair da loja cliente da marca. Mesmo após a liminar expedida pelo juiz da 3º Vara Civil, Cid Peixoto do Amaral Neto, impedindo o fornecimento de novos números, a loja apenas pediu os documentos da repórter.
No momento da compra, outras três pessoas também habilitavam o serviço de linhas. De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Ceará, Eginardo de Melo Rolim Filho, a informação de novos números habilitados vai ser apurada.
“Se essa loja for diretamente da Tim é que se configura o descumprimento da liminar”, aponta Melo. Segundo o advogado, uma vez que se confirme o desrespeito à determinação, o juiz delibera a aplicação de multa de R$ 10 mil por dia e por linha.
A operadora foi notificada na última segunda, 13, sobre o impedimento de habilitar ou fornecer novas linhas em Fortaleza, seja por portabilidade, venda ou transação de qualquer natureza. A empresa afirmou que as linhas são habilitadas também por serviços de inúmeras lojas de terceiros. “A partir disso, foi determinado que as lojas da própria Tim teriam de cumprir imediatamente (a partir de segunda) a determinação. E as lojas de terceiros teriam cinco dias para se adequar”, informa Melo.
A liminar foi expedida a partir de problema identificado pela Comissão de Defesa do Consumidor, da OAB, e pelo Ministério Público. A primeira questão foi a falha nos serviços de telefonia celular. Desde chamadas que caíam até indisponibilidade total da prestação do atendimento.
Por meio da assessoria de imprensa, a Tim preferiu não comentar o episódio. Informou, apenas, que foi notificada sobre a decisão da Justiça e que cumprirá as determinações judiciais, “sempre com espírito de plena cooperação com as autoridades”.
A liminar também pediu que a empresa apresente, em 30 dias, projeto de ampliação da rede de telefonia de modo a atender às necessidades dos usuários. Além disso, os representantes do Ministério Público querem a condenação da empresa ao pagamento de R$ 50 milhões a título de danos morais coletivos a ser recolhido ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos e Coletivos. A operadora tem 2.913.001 clientes no Ceará.
ENTENDA A NOTÍCIA
A ação foi motivada tendo em vista as inúmeras reclamações dos consumidores contra a operadora de telefonia móvel. A ação requer que a empresa se abstenha de comercializar ou habilitar novas linhas, enquanto não comprovar que seus equipamentos estão em perfeito funcionamento. 

Fonte: Jornal O Povo.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CURIOSIDADE - BEBÊ DE DOIS MESES QUE FALA SURPREENDE CAMPONESES NA NICARÁGUA.

Um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando começou a falar. <a href=http://www.elnuevodiario.com.ni/especiales/104986-nino-de-meses-que-habla>Leia aqui a reportagem original no El Nuevo Diario, em espanhol</a>
Foto: Uol Notícias.
Um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando, depois de tomar leite, pronunciou as primeiras palavras em uma comunidade camponesa da Nicarágua, revelou a imprensa nesta quarta-feira.
"A primeira palavra que falou foi para mim; disse mamãe", relatou Isabel Mendoza ao El Nuevo Diario.
"As palavras que disse foram mamãe, papai, 'pipe' (menino)", afirmou a mulher.
O pai, Antony Huete, contou que seu filho, que possui o mesmo nome dele, pediu-lhe uma vez "água, água".
A avó materna do menino, Rosa Álvarez, contou que no início não dava crédito a esta história, até que ouviu o bebê dizer "água".
"Pediu água ao pai", relatou.
O caso insólito ocorreu na comunidade de El Palmar, no município costeiro de Tola, departamento de Rivas, perto da fronteira com a Costa Rica.
O jornal afirmou que alguns moradores temem que isto seja um sinal de que o fim do mundo se aproxima.
"Estou um pouco confusa, porque o pastor diz que é normal, mas eu digo que é um sinal do fim dos tempos", afirmou Enriqueta Mendoza, uma das vizinhas do casal.
"É algo inacreditável, assombroso, nunca visto", expressou, por sua vez, José del Carmen Pérez, que afirmou que o bebê se comporta de modo estranho e "olha feio para as pessoas".
"A Bíblia fala que nos últimos tempos veríamos coisas que jamais acreditaríamos", disse o pastor evangélico da aldeia, Saúl Gutiérrez.

Fonte: Uol Notícias. 

CELULAR - JUSTIÇA CONDENA TIM A PAGAR INDENIZAÇÃO PARA CLIENTE.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

A TIM segue enfrentando problemas no Nordeste. Depois de ser impedida de comercializar linhas no Ceará pela Justiça, a empresa terá que pagar uma indenização de R$ 6 mil por suspender, indevidamente, a linha telefônica do consumidor J.M.O.L.
O caso, julgado nesta quarta-feira (15), aconteceu em setembro de 2007. O cliente recebeu uma carta de cobrança ordenando que fosse efetuado um pagamento na conta do telefone celular, sob pena de ter o serviço bloqueado.
A cobrança foi contestada e o consumidor informou à TIM que já havia pago a conta - de R$ 93,20 - por meio de débito bancário. J.M.O.L ainda apresentou o extrato de sua conta, porém, mesmo assim, a operadora bloqueou a linha, alegando não ter registro do crédito no sistema.
Com o bloqueio, o cliente afirmou ter sofrido transtornos e desrespeito, já que havia efetuado o pagamento antes mesmo do vencimento. Assim, recorreu à Justiça.

Argumento falho
No argumento da defesa a TIM alegou possibilidade de falha no repasse das informações por parte do banco onde foi feito o pagamento ou em seu próprio sistema, que não teria identificado a entrada da quantia paga. Mas os argumentos não foram suficientes para escapar da multa.

Fonte: Portal Verdes Mares.

VARJOTA - ÔNIBUS É ALVO DE VÂNDALO EM SOBRAL.


Foto: VarjotaHOJE.com
Na noite desta terça-feira (14), o motorista Irineu Cunha fazia sua rota habitual em busca dos Universitários Varjotenses que estudam nas Instituições de Sobral. Minutos depois de haver pegado os acadêmicos do INTA e quando saia rumo a rotatória que dá acesso a BR 222, especificamente nas imediações do Bairro Sumaré, um transeunte que vinha no sentido contrário do ônibus, no acostamento da rodovia, arremessou uma pedra que segundo os estudantes pesava pouco mais de meio quilo, quebrando o para-brisa e atingindo um dos estudantes que estava na cabine. Segundo o acadêmico Eusébio Ximenes, que de costume sempre anda na frente próximo ao motorista, o desordeiro fez gesto ameaçador de arremessar algo e ele, Eusébio Ximenes com o susto subiu rapidamente um degrau e tentou se proteger, porém a pedra atravessou o pára-brisas e o atingiu nas costelas. Disse ainda que o choque não foi maior porque o vidro amorteceu.
Não houve ferimentos graves, apenas pequenas lesões provocadas pelos estilhaços de vidros e a pancada das costelas.
Segundo alguns motoristas que estavam no posto conhecido por "4444" pelo menos mais cinco caminhoneiros, tiveram seus pára-brisas também quebrados.


Fonte: VarjotaHOJE.com


VENCIMENTOS - GOVERNO ANTECIPA 13º SALÁRIO DE SERVIDORES ESTADUAIS.

Foto Ilustrativa - Google Imagem.

O secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, anunciou nesta terça-feira, 14, a decisão do governador Cid Gomes em antecipar para o próximo dia 22, o pagamento de 50% do 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.
O valor total da antecipação chega a R$ 160 milhões, segundo o Governo do Estado. No próximo dia 1º, o Estado pagará também a folha salarial de junho. No total, serão injetados na economia aproximadamente R$ 560 milhões, segundo os números divulgados pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag).

Fonte: Jornal O Povo.

NATUREZA - ECLIPSE TOTAL NO “NASCER DA LUA” SERÁ VISTO, A OLHO NU, EM FORTALEZA.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.
Não é todo dia que se vê um eclipse total da Lua. Muito menos quando ele ocorre no momento em que o satélite natural da Terra surge no horizonte. Essa combinação rara de fenômenos será observada, nesta quarta-feira (15), na maior parte das regiões próximas ao litoral brasileiro.
O eclipse terá início às 16h22, no horário de Brasília, mas o “nascer da Lua” só ocorrerá em Fortaleza às 17h22. Isso significa dizer que quando o astro começar a ser observado nos céus da cidade (e no restante do Ceará) o fenômeno já terá atingido seu grau máximo, momento previsto para acontecer  pouco antes, às 17h12. A duração total do eclipse será de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.
Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, será possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, os meteorologistas preveem céu com pouca nebulosidade na noite desta quinta-feira, o que deve facilitar a observação do fenômeno.
De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza "um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia".
Ele acrescenta ainda que  "neste eclipse, devido às recentes explosões vulcânicas do vulcão chileno Puyehue-Caulle na Patagônia chilena, a Lua tende fortemente a um valor baixo na escala de Danjon*, pois o vulcão expeliu uma grande quantidade de cinzas na atmosfera terrestre".
*A Escala de Danjon (em homenagem ao astrônomo francês André Danjon) classifica os eclipses quanto ao grau de escurecimento do disco lunar e vai desde L = 0 ( lua quase imperceptível), até L = 5 (vermelho acobreado brilhante). Quanto mais limpa e transparente for a atmosfera da Terra, mais alaranjada ou avermelhada e brilhante é a Lua na totalidade.

Fonte: Diário do Nordeste, caderno cidade.

CROATÁ – SECRETARIO DE INFRAESTRUTURA É ASSALTADO NO DIA DE PAGAMENTOS DOS SERVIDORES.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

O secretário de infraestrutura de Croatá, Aumerindo Pontes, foi assaltado ontem à noite enquanto fazia o pagamento dos servidores do município. De acordo com informações da polícia, ele foi abordado por dois homens que fugiram numa moto levando seis mil reais. A polícia ainda não tem pistas dos acusados.
(Informações TV Diário)

Fonte: Blog do Roberto Moreira/TV Diário.

terça-feira, 14 de junho de 2011

INTERNACIONAL - HOMEM MORRE AO ESTUPRAR MULHER DE 77 ANOS.

Foto Ilustariva - Google Imagens.

Um homem que violentava uma mulher de 77 anos no Texas passou mal e morreu durante o ato sexual, revela o jornal Corpus Christi Caller nesta terça-feira, 14.
O agressor, identificado como Isabel Chavelo Gutiérrez, 53 anos, entrou na casa da vítima armado com uma faca e a forçou a fazer sexo, mas durante o ato "disse que precisava descansar e se afastou", informa o jornal.
O homem continuou acariciando a mulher mas depois apagou, e a vítima pensou que ele havia desmaiado, já que cheirava a álcool, e aproveitou para fugir e pedir ajuda, revela o Corpus Christi Caller.
A polícia acredita que Gutiérrez, condenado por agressão sexual no passado, morreu de ataque cardíaco, já que percorreu três quilômetros de bicicleta, sob o sol de verão, antes de atacar a idosa.
As autoridades e a imprensa aguardam o resultado da autópsia.

Fonte: Jornal O Povo.

SOBRAL - MENOR DE 15 ANOS É LESIONADO A BALA NA CALÇADA DO CIRÃO.

Foto: Sobral Portal de Notícias.

Acompanhamos (SPN) no início da tarde de hoje, (terça-feira/14) mais uma cena sangrenta na calçada do colégio Cirão, situado na Avenida Humberto Lopes, Sobral.
O menor de 15 anos, F.E.P.C, foi alvejado nas costa com disparos de arma de fogo. Os principais acusados dos disparos, segundo a PM, são: Bruno e Neném calango, que estão sendo procurados pela policia.
Francisco E. foi socorrido por uma ambulância do SAMU para o hospital Santa Casa de Sobral, onde foi atendido e internado.
No termino dessa matéria passava por uma avaliação médica para saber se vai ou não passar por uma intervenção cirúrgica.

Fonte: Sobral Portal de Notícias.

LAVRAS DA MANGABEIRA – TENTATIVA DE FURTO NO BANCO DO BRASIL.

Foto: Google Imagens.

Uma tentativa de furto ocorreu no início da tarde  desta terça-feira (14), no Banco do Brasil do município de Lavras da Mangabeira, região do Cariri.
Leia mais:
Bandidos explodem entrada de banco em Parambu
Mais uma caixa eletrônico do Banco do Brasil é arrombado em tentativa de roubo
Segundo o supervisor do policiamento no interior, Ricardo Moura, cinco acusados tentaram furtar uma caixa metálica que continha dinheiro, em um momento de descuido de um funcionário do banco. Na tentativa, jogaram a gaveta de dinheiro contra a vidraça.
Os cinco acusados foram presos e com eles foi apreendido um carro com armas. Os suspeitos foram autuados em flagrante e levados para a delegacia de Lavras. Os presos devem ser transferidos para a Delegacia de Capturas em Fortaleza.
Redação Jangadeiro Online, com Informações do CPI

Fonte: Jangadeiro Online.
http://www.jangadeiroonline.com.br/policia/tentativa-de-furto-a-banco-no-municipio-de-lavras-da-manbageira/

SOBRAL - HOMICÍDIO A FACA NO CENTRO DA CIDADE.

Foto: Spobral Portal de Notícias.

Um crime de morte foi registrado pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira, 14. O crime segundo informações, aconteceu nas imediações do prédio do Açucar Rey, Centro da cidade. A vítima, um viciado em droga, identificado por “Cheira Cola” Rambo, foi morto a golpes de faca.
O corpo foi encaminhado ao IML. Não há informações de quem teria praticado esse crime de morte. O caso será investigado pela Delegacia Regional de Sobral.

Fonte: Sobral Portal de Notícias.

PARAMBÚ – BANDIDOS EXPLODEM ENTRADA DE AGENCIA BANCÁRIA..

Assalto 2
Foto: Jangadeiro online.
Uma quadrilha de assaltantes invadiu, na madrugada desta terça-feira (14), o município cearense de Parambu, no Sertão dos Inhamuns. Cerca de oito a dez homens, armados com fuzis, tentaram assaltar um banco do município.  O bando usou dinamite para explodir a entrada prinicpal da agência bancária. Eles estavam em um carro Fiat Strada e duas motos.
Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), alguns dos bandidos chegaram à cidade, foram até a delegacia e atiraram contra os policiais, enquanto os outros foram à agência bancária do Bradesco, para realizar o assalto.
Policiais do Batalhão de Choque, no entanto, chegaram ao local e conseguiram impedir o assalto. Durante a ação, houve trocas de tiros entre Polícia e bandidos, os quais conseguiram fugir sem levar nenhuma quantia do banco.

Fonte: Jangadeiro Online.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

VARJOTA - ARROMBAMENTO NO CENTRO COMERCIAL DURANTE A MADRUGADA.

Foto: VarjotaHOJE.com

Um estabelecimento comercial recém inaugurado foi alvo de marginais na madrugada de hoje (segunda feira, 13). Bandidos arrombaram um dos portões e invadiram a “Mercearia e Armazém Dois Irmãos” que fica localizado à Rua Francisca Rodrigues de Farias, centro comercial da cidade.
Segundo um dos proprietários do lugar, foi levado cerca de R$ 300,00 em moedas e algumas miudezas das prateleiras.
Alguns vizinhos ouviram um intenso barulho durante a madrugada, porem, por existir algumas oficinas mecânicas nas proximidades, imaginaram que fosse algum mecânico trabalhando até mais tarde.
O curioso é que a mercearia funcionava até poucos meses num prédio em frente ao atual e os comerciantes resolveram mudar para o ponto novo exatamente por oferecer melhor segurança em sua estrutura.

Fonte: VarjotaHOJE.com 


GUARACIABA DO NORTE - MOTOCICLISTAS TEM 15 DIAS PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Descargas barulhentas, tráfego de motos sem placa e motoristas sem capacete tem sido constantes no município.

Por: Roberto Farias.
Descargas barulhentas, tráfego de motos sem placas e motoristas sem capacete têm sido constantes no município de Guaraciaba do Norte, região da Serra da Ibiapaba. Em virtude da problemática, o titular da Delegacia de Polícia Civil, Rudson de Oliveira Rocha, estabeleceu prazo de 15 dias para que motoqueiros imprudentes passem a adotar medidas como, utilizar o capacete regularmente, portar documentação completa exigida, entre outros.
“Eu vou dá um prazo de 15 dias (...) será desencadeada uma operação de conjunto com a Polícia Mlitar, Guarda Municipal, e Demutran, vou fazer blitzes na cidade e apreender essas motos”, disse o delegado. O assunto foi destaque na participação do correspondente Diassis Lira, na edição de hoje do jornal Alerta Geral.

Fonte: Ceara agora.com

EVANGELISMO – SOBRAL PARA CRISTO 2011, TRAZ O CANTOR GÓSPEL FERNANDINHO.

Foto: Sobral Portal de Notícias.

Evangélicos saem na frente e vão abrir a semana dos 238 anos de Sobral com show do cantor gospel, Fernandinho, no dia 2 de julho, no estádio do Junco, com previsão de inicio para às 17h. O evento faz parte das comemorações do Dia do Evangélico e da semana cultural de aniversário dos 238 anos do município. Além do cantor Fernandinho, cantores regionais como Rildon Freitas, irmão Maia e outros grupos também deverão participar do evento. O evento é de cunho social, haverá arrecadação de alimentos, e a intenção, segundo o organizador Wellington Macedo, é garantir o acesso a todas as camadas sociais, para isso, o ingresso custará apenas R$ 2,00, e a doação de 2kg de alimentos não perecíveis na entrada do show.

Fonte: Sobral Portal de Notícias.

RERIUTABA - SELEÇÃO É A GRANDE CAMPEÃ DO 10º INTERMUNICIPAL MASTER DA LIGAF.

Foto: ipunoticias.

Contando com a presença de milhares de torcedores no Estádio Silveirão, a equipe máster de Reriutaba conquistou o 10º Intermunicipal Master promovido pela LIGAF. A equipe do pé da serra da Ibiapaba venceu na final o time de Meruoca por 3 a 2. Os gols de Reriutaba foram marcados por Gibí ( duas vezes) e Valmir (contra).
A partida foi marcada pela emoção, pois os donos da casa já como haviam empatado o primeiro jogo com a equipe da cidade de Meruoca em 0 x 0, não podiam empatar com gols em seus domínios e passaram a buscar a vitória desde os primeiros minutos. A partida se encontrava empata em 2 x 2 até os últimos minutos do segundo tempo, quando a equipe reriutabense desempataria com um gol de Gibí.
O troféu de campeão que levou o nome Médico Mário Henrique, foi entregue pelo dirigente Marcão (representante da Federação Cearense). Dacildo Mourão, ex-arbitro FIFA e organizador do evento, também se fez presente.
Reriutaba está de parabéns pela empreitada e conquista.

Fonte: Blog Varjota noticias/ ipunoticias.com

domingo, 12 de junho de 2011

POLÍTICA - DILMA ELOGIA EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO EM SEUS 80 ANOS.

Foto: Google Imagens.

SÃO PAULO - Em carta publicada no site que presta homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a presidente Dilma Rousseff destacou não só a trajetória política do tucano como creditou a ele o "plano duradouro" no combate a hiperinflação. Sem poupar elogios, Dilma ainda destacou a atuação de FH na consolidação da estabilidade econômica, assim como seu espírito público e a habilidade para fazer política.
"Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje", diz trecho da carta, publicada no site www.fhc80anos.com.br em meio a outras mensagens assinadas por políticos, empresários, artistas e amigos de Fernando Henrique.
Entre as pessoas que homenageiam o ex-presidente estão o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, o ex-vice-presidente americano Al Gore, o ex-governador de São Paulo, José Serra, o apresentador Luciano Huck, entre outros.
Ainda na carta, a presidente assinala a disposição de Fernando Henrique para tratar questões com base no diálogo.
"Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato", diz ela, ainda destacando o papel de FH na história política nacional.
"Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito".
Mesmo com a ressalva de que tem opinião diferente da do ex-presidente, Dilma diz que a discussão entre os dois sempre se deu no campo respeitoso das idéias.
"Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias. Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!"., escreveu ela, em homenagem aos 80 anos do tucano.

Fonte: Jornal o Globo.

SOBRAL – COLISÃO DE MOTO E CARRO NO CENTRO DA CIDADE.

Foto: Sobral Portal de Notícias.

A equipe do SPN acompanhou da tarde da última sexta-feira dia 10 de junho de 2011, um grave acidente no centro dessa cidade, no cruzamento na Rua Joaquim Ribeiro com a Rua Floriano Peixoto. Segundo informações de populares que viram a colisão, a moto vinha na Joaquim Ribeiro e carro vinha na Rua Floriano Peixoto.

Sendo assim o carro um Siena de Placas, LUJ 2839,Rio de Janeiro,avançou a preferencial batendo na moto, Honda preta, de placas,NKX 4537, da cidade de Sobral . Foi socorrida para o hospital Santa Casa a garupeira da moto, Silva, com varias lesões pelo corpo. Como Sobral não tem perícia para acidente de trânsito sem morte, o condutor da moto e o condutor do carro foram para delegacia de policia civil de nossa cidade.

Fonte: Sobral Portal de Noticias.