Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SOBRAL – AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SE REÚNEM COM A PRESIDENTE DA FASEC.

Fotos: AE Produções.
Hoje, dia 18/07/2011, a partir das 8:30hs da manhã, a Associação de ACS de Sobral, realizou uma reunião com os agentes comunitários de saúde.
Foi no auditório da Prefeitura Municipal de Sobral, onde ocorreu o evento. O Anacleto Vasconcelos (presidente da Ass. De ACS de Sobral), iniciou os trabalhos, enfocando vários questionamentos e esclarecendo sobre algumas ações em beneficio da categoria. Foram abordado assuntos sobre: mapa de produção de ACS, números de famílias e pessoas acompanhada por cada agente. Também falou da contratação de profissionais, forma de vínculos, e fiscalização nas comunidades.
A reunião contou com a participação de Dra. Marcela (advogada da associação de ACS de Sobral), que relatou algo sobre direitos e deveres dos profissionais.Estiveram também lá, presidentes de associações municipais de ACS de outros municípios da região.
Quem também compareceu ao evento foi a presidentes da FASEC – (Federação de Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará), Edilza Andrade, vindo de Fortaleza. Ela repassou informações de interesse da classe, que deveriam ser aplicadas nos municípios. Entre elas as assinaturas dos cidadãos visitados pelos os ACS, Edilza não considera uma forma adequada, pois futuramente poderá acarretar problemas de ordens políticas para as administrações.
A presidente falou também sobre as territorialização nos municípios, pois havia caso de agentes comunitários de saúde estarem sobrecarregados, devido ao excesso de famílias a serem assistidas.
Edilza mencionou sobre os eventos que se realizarão em Fortaleza. Dia 22/07/2011, haverá uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado – Fortaleza, onde na oportunidade todos os presidentes de associações municipais de ACS, estão convidados. O horário será a partir das 14:00hs. Lá será discutido algumas propostas em favor da categoria e será feita a entrega dos relatórios sobre os seminários realizados nas microrregionais.
Outro evento citado foi: a audiência pública na Assembléia Legislativa (Fortaleza), dia 12/08/2011, as 8:00hs da manhã. Será abordado juntamente com a comissão especial que trata da regulamentação da Emenda Constitucional 63, sobre o piso salarial dos agentes comunitário de saúde – ACS. Ela pede que cada associação municipal de agentes de saúde, leve o maior números de ACS para o evento.

Por: Antonio Evandro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário