Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CARIRÉ - COMPORTA DO AÇUDE TAQUARA É ABERTA PELA PRIMEIRA VEZ.

Foto: Google Imagens
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) confirmou nesta segunda-feira (2) a abertura da comporta do açude Taquara, no município de Cariré, pela primeira vez. O reservatório foi construído pelo DNOCS com recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
O reservatório, com capacidade de acumular 320 milhões de m³ de água, despeja no rio Jaibaras uma vazão de 3m³/s, com a finalidade de reforçar o abastecimento da cidade de Sobral, a partir do açude Ayres de Sousa, que recebe as águas por se encontrar a jusante daquele reservatório.
Segundo o engenheiro Getúlio Maia, do DNOCS, o objetivo é distribuir 20 milhões de m³ de água – dependendo da quadra invernosa – possibilitando, assim, perenizar o rio Jaibaras, dar suporte ao açude Ayres de Sousa e permitir regularizar o atendimento à população de Sobral.

O nível das águas do açude Taquara está atualmente na cota 128,7 o que equivale a 53% de sua capacidade, com um volume estimado em 170 milhões de metros cúbicos. Essa grande obra hídrica responde diretamente pelo abastecimento das cidades de Cariré, Mucambo, Pacujá e Graça, além das localidades de Cacimbas e Rafael Arruda.
Além disso, possibilitará o desenvolvimento da irrigação e piscicultura na região gerando 5.500 empregos diretos. Exerce, também, papel fundamental no controle das cheias no vale do rio Acaraú e perenização do rio Jaibaras, minimizando transtornos para a população durante o período das cheias.

Fonte: Ceará agora.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário