Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

EDUCAÇÃO - CENSO 2010: CERCA DE UM MILHÃO DE CEARENSES NUNCA FREQUENTOU ESCOLA.

Foto Ilustrativa.
Cerca de um milhão de cearenses nunca frequentou uma escola, segundo os dados do Censo Demográfico 2010 divulgado nesta sexta-feira (27) no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse número, o Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com o menor índice de escolaridade, ficando atrás apenas da Bahia e de Alagoas.
De 2000 para 2010, o percentual de jovens nordestinos que não frequentavam escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de de 7,1% para 3,2%. A maior queda na frequência escolar foi registrada na Região Norte, que caiu de 11,2% para 5,6%. Os melhores índices ficaram com a região Sul, nos últimos 10 anos Santa Cataria apresentou apenas 2,2% da população fora da sala de aula.
Escolaridade

Os números mostram também que o Ceará apresenta cerca de quatro milhões de pessoas que começaram a frequentar o ensino fundamental, mas acabaram abandonando a escola. Atualmente, cerca de 350 mil cearenses têm o Ensino Superior Completo, ou seja, ingressaram em uma faculdade e acabaram se formando e apenas 28 mil optaram por uma especialização, mestrado ou doutorado.
Alfabetização na Idade Certa
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Ceará (Seduc), desde 2007, os cearenses têm acesso ao Programa Alfabetização na Idade Certa(PAIC), que conta com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico, visando a alfabetização das crianças no educação infantil.
Em 2010, o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.
Educação de Jovens e Adultos
Ainda de acordo com a Seduc, o Ceará também tem o projeto de educação voltado ao público adulto. A educação de jovens e adultos no Estado é semipresencial e ofertada nos 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, sendo que 09 CEJA estão localizados em Fortaleza e 23 CEJA em outras cidades do interior distribuídos nas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Atualmente, o projeto conta  com cerca de  40.000 alunos matriculados  nos dois níveis Fundamentais e Médios.
Mais informações no site da Seduc

Fonte: Jangadeiro Online.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário