Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 19 de novembro de 2011

RERIUTABA - CIDADE TEM MAIORIA DAS MORTES EM ACIDENTES COM MOTOS QUE AUMENTAM 49,5%.

Clique para Ampliar
Foto: Rodrigo Varvalho/Diário do Nordeste.
De janeiro a agosto deste ano, aumentou o número de vítimas fatais em acidentes com motos no Estado do Ceará

Sobral Em outubro passado foram apreendidas mais de 100 motos irregulares na Zona Norte. Ainda sem número oficial fechado, o Detran estima que, em todo Estado, esta quantidade seja superior a mil motos no mesmo período. As blitze estão sendo realizadas em todo o Estado. A tolerância é zero para as motos irregulares. A meta é reduzir os números de acidentes envolvendo motos. A última estatística do Detran aponta que este ano, até agosto, 502 pessoas morreram em acidentes de motos no Ceará.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número de acidentes fatais com motos aumentou 49,5%. Em 2010, de janeiro a agosto foram 336 mortes com motos. Dados do Detran indicam que de 2002 até agosto de 2011 as motos tiraram a vida de 3.847 pessoas no Ceará. Neste mesmo período, as motos feriram 44.074 pessoas. O maior número de feridos por motos aconteceu no ano passado - 5.971. Agora em 2011, até agosto já foram 3.486 feridos em acidentes de motos.
Blitze constantes estão sendo realizadas para apreender motos que estão sem documentação. A fiscalização também pretende evitar que pessoas não habilitadas estejam no trânsito. O trabalho conjunto da Coordenadoria de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU) de Sobral, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem surtindo efeito.
As motos representam hoje mais de 60% dos veículos usados em Sobral. E o pior é que muitas são usadas para cometer crimes. Qualquer moto suspeita é parada para averiguação. O uso obrigatório de capacete é outro cuidado que os fiscais do trânsito exigem. Motociclista sem capacete é multado e a moto recolhida ao Detran.

Acidentes
Outra preocupação é o uso de motos principalmente por jovens embriagados. O número de acidentes fatais com motos devido à embriaguez no volante delas tem aumentado.
A emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral está sempre lotada com jovens acidentados por motos. No mês passado, mais de 30 pessoas morreram devido a quedas de motos, na Zona Norte. A maioria dos acidentes vem de Reriutaba.
Somente no feriadão da República, quatro jovens morreram vítimas de acidentes de motos em Reriutaba. No Instituto Médico Legal (IML) de Sobral, as geladeiras estão sempre ocupadas por vítimas de motos. O prefeito de Reriutaba, Osvaldo Lemos Júnior, teve que radicalizar. Convocou a população para impedir a circulação de motos irregulares. O Município fecha o cerco contra condutores alcoolizados nas ruas.
O comandante do Batalhão de Polícia Militar da Zona Norte, coronel Gilvandro Oliveira Silva, atesta que as motos se tornaram uma epidemia. "Os pais cedem aos desejos dos filhos e, antes mesmo deles completarem 16 anos, ganham motos e saem pelas ruas sem habitação, às vezes embriagados, e acabam morrendo em cima das motos, quando não as usam para fazer assaltos. É um presente precoce dado sem a devida responsabilidade dos pais", revela o policial militar, que colocou o Batalhão à disposição da fiscalização para combater a criminalidade em cima de motos.
"Muitos crimes têm sido cometidos por pessoas que guiam motos. Mas estamos apreendendo todas as motos suspeitas. A tolerância nestes casos é zero, pois as motos estão se tornando uma epidemia para o cometimento de crimes na nossa Região", destaca o coronel.
No artigo "Alegrias efêmeras", publicado neste jornal, a pesquisadora em Mobilidade Urbana, Gislene Maia de Macêdo, cobra políticas públicas para evitar o aumento cada vez mais crescente de acidentes com motos. "Carecemos de um plano participativo de mobilidade humana. Precisamos de políticas públicas que privilegiem outros modelos de deslocamento e que tenhamos coragem de romper com os ditames mercadológicos e possamos priorizar a vida humana", apela a psicóloga Gislene Macêdo.
Ela destaca ainda que "a alegria efêmera da motocicleta é mais uma ilusão de consumo num mundo onde é preciso sobreviver e não viver".
Dados levantados pela estudiosa de Mobilidade Humana, indicam que no interior do Ceará 70,8% da frota de veículos é de motos. Em Fortaleza, a frota é de 35% de motos.
Devido a isso, ela cobra um plano de mobilidade humana para as cidades, como forma de solucionar o problema. "A toda hora, anuncia-se que soluções estão sendo desenvolvidas para o nosso trânsito. Mas pelo que vejo, elas privilegiam abertura de vias para serem ocupadas por mais veículos", critica.

MAIS INFORMAÇÕES
Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Av. Godofredo Maciel, 2900, Maraponga - Fortaleza

0800.275.6768/ (85) 3101.5588.

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Guiadores habilitados são só 50%
O assessor de imprensa do Detran-Ceará, Paulo Ernesto Serpa, revela um número alarmante de pessoas não habilitadas para dirigir motos no interior. "Temos uma frota calculada em setembro de 2011 de 617.175 motos no Interior. E dessas motos apenas, a metade, em torno 308 mil são de guiadores habilitados". Em Fortaleza acontece exatamente o contrário. Para 177.552 motos há 265 mil habilitados (dados também de setembro de 2011).
"É com essa preocupação que estamos fazendo estas blitze no Interior. O pior é que além de dirigir sem habilitação, as pessoas andam sem capacete e estão sujeitas a multas pesadas porque estão colocando em risco a sua vida e a dos outros", afirma Paulo Ernesto Serpa.

Em relação a Carteira de Motorista Popular (CMP), Paulo Ernesto diz que os números são satisfatórios, mas poderiam ser maiores. "Temos casos de pessoas selecionados que não cumprem o prazo de um ano para retirar a Carteira Popular. Muitas pessoas selecionados faltam a exames e acabam perdendo a oportunidade de tirar o documento, pois só tem uma chance, para dar oportunidade a outros. Não faltando aos exames marcados, os selecionados tiram a Carteira dentro de três a seis meses", informa Paulo Ernesto.
A CMP, na categoria A motociclista, é uma tentativa de combater os acidentes com motos no Ceará. O Detran adotou o programa gratuito há três anos. Está funcionando em, praticamente, todo o Estado (168 dos 184 municípios). Dos 400 mil inscritos desde 2009, 90 mil foram selecionados e 10 mil já estão com a primeira Carteira. O Detran orienta que inicialmente os candidatos à CMP façam uma inscrição no site http://www.detran.ce.gov.br/. Caso selecionados, os candidatos iniciam as etapas da seleção com exames, teoria e prova prática.

Lauriberto Braga
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário