Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 21 de maio de 2013

EUA - FORTE TORNADO MATA 51 PESSOAS E DEVASTA OKLAHOMA.

Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)
Foto: AP/G1
Meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente.
Duas escolas estavam no caminho do tornado, disseram emissoras locais.

Um enorme tornado com ventos de até 320 km/h atingiu nesta segunda-feira (20) a localidade de Moore, nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, deixando ao menos 51 mortos, informou a agência de notícias Reuters.
O tornado devastou pelo menos duas escolas e deixou um rastro de destroços. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os hospitais atendem ao menos 60 feridos - dos quais 12 são crianças.
Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas.
"Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível", disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente. "Parece que o nosso pior medo se materializou hoje", disse o meteorologista Bill Bunting, em Norman, Oklahoma.
No domingo, tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros estados também registraram esse tipo de fenômeno.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5 por cento.
A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.
A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.

Fonte: G1
Veja mais fotos:
Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP)
Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)
Fotos: Sue Ogrocki/AP/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário