Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 18 de maio de 2013

CEARÁ - PARTE DE ÁGUA DISTRIBUÍDA EM CARROS-PIPA ESTÁ CONTAMINADA.

28 cidades recebem água contaminada de carro-pipa (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Foto: TV Verdes Mares/G1 CE.
381 amostras foram examinadas, 42% havia coliformes fecais e parasitas. Foram colhidas amostras de carros-pipa de 28 municípios.

Relatório elaborado por técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) destacou que parte da água distribuída por carros pipa no interior do Ceará é inadequada para consumo. De acordo com o documento, 381 amostras de água, de 28 municípios, foram examinadas e, em 42% delas, foram encontrados coliformes fecais e parasitas que causam infecções.
De acordo com o relatório da Sesa, "o abastecimento ocorre sem um plano mínimo de amostragem com análise de cloro residual livre em cada carga e uma análise, na fonte de fornecimento, de cor, turbidez, pH, e coliformes totais". 
Segundo o relatório, 152 municípios utilizam carro-pipa no Ceará. Mas, deste total, apenas 28 usam veículos cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), programa que monitora a qualidade da água para uso humano.
Como os caminhões fazem uso de bomba de sucção nos mananciais,
sedimento e impurezas vão para dentro do tanque. A água é distribuída às comunidades sem passar por nenhum processo de filtragem, acaba se revelando imprópria para o consumo humano.
Os dados foram divulgados na tarde de quinta-feira (16) durante reunião entre a Sesa e o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). As informações foram pedidas pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alexandre Meireles Marques, que preside um inquérito civil público que apura como vem sendo feito o abastecimento de populações em municípios afetados pela seca. Atualmente, 858 carros-pipa atendem os municípios cearenses.
De acordo com a Sesa, o trabalho de atualização e acompanhamento da qualidade da água esbarra em dificuldades, como a falta de dados por parte dos municípios, Defesa Civil e Exército. Mas as informações já disponibilizadas pela secretaria relativas às 381 amostras dão uma noção da gravidade do problema.
O relatório da Sesa aponta, ainda, algumas ações efetivas para garantir a qualidade da água distribuída pelos carros-pipa. Entre as ações está a adoção, por parte da Operação Carro Pipa, da ordem prioritária para abastecimento dos veículos: sistema de abastecimento público: mananciais subterrâneos (com desinfecção) e por último, mananciais superficiais (com filtração e desinfecção prévios); e a  aquisição de estações de tratamento móvel ou compactas capazes de garantir o objetivo da operação que é distribuir água potável para as comunidades afetadas pela seca.
.
Municípios com água analisada:

Fonte: G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário