Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SAÚDE - MULHERES DE 10 A 40 ANOS PODERÃO RECEBER VACINA CONTRA O HPV PELO SUS.

Foto Ilustrativa.
Estima-se que 25% a 50% da população feminina mundial esteja infectada pelo HPV e que 75% das mulheres contraem a infecção durante algum período das suas vidas.

A Câmara analisa projeto que assegura às mulheres na faixa etária de 10 a 40 anos o direito de receber a vacina do papiloma vírus humano (HPV) na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pela proposta (PL 4540/12), do deputado Diego Andrade (PSD-MG), a vacina passará a ser incluída no calendário de imunização do Ministério da Saúde.
Segundo o autor, estima-se que 25% a 50% da população feminina mundial esteja infectada pelo HPV e que 75% das mulheres contraem a infecção durante algum período das suas vidas. Diego Andrade lembra que as mulheres infectadas podem desenvolver câncer no colo de útero.
Vacina na rede privada

Há duas vacinas comercializadas no Brasil, uma delas é quadrivalente, ou seja, previne contra os tipos 16 e 18 – presentes em 70% dos casos de câncer de colo de útero – e contra os tipos 6 e 11 – presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. Hoje, porém, lamenta Andrade, elas estão disponíveis apenas na rede privada.
O deputado ressalta ainda que os gastos públicos com a vacina seriam compensados, a longo prazo, pela diminuição dos gastos com o tratamento.
Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 6820/10, que está pronto para entrar na pauta da Subcomissão Especial destinada a avaliar os avanços e desafios das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso País (Sublegal); e também para a pauta da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). O PL 6820/10 prevê a vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV, também pelo SUS.
Depois, as duas propostas serão analisadas ainda, em caráter conclusivo e em regime de prioridade, pelas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Jangadeiro Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário