Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 26 de janeiro de 2013

BOLSA FAMÍLIA - BENEFICIÁRIOS QUE TROCAREM FILHOS DE ESCOLA DEVEM INFORMAR GESTORES LOCAIS.

Foto Ilustrativa
Acompanhamento da frequência escolar faz parte das condicionalidades de educação do programa de transferência de renda do governo federal.

Com o início do ano letivo, é comum que pais e mães mudem os filhos de escola. No caso de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, é imprescindível que a alteração seja comunicada ao gestor local para que seja mantido o acompanhamento das condicionalidades de educação. A falta de acompanhamento da frequência escolar pode resultado no bloqueio, na suspensão e até no cancelamento do benefício.
O coordenador-geral de Acompanhamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcos Maia, diz que atualização cadastral por parte das famílias é fundamental para o bom funcionamento do programa. “As condicionalidades de educação são mecanismos de reforço do Bolsa Família, em parceria com o Ministério da Educação, para que todas as crianças estejam matriculadas e cursando o ano letivo.”
Ingresso no ensino escolar.

De acordo com ele, os extratos do benefício deste mês de janeiro trazem uma mensagem que reforça a necessidade da atualização cadastral para as famílias com crianças que ingressarão no ensino escolar este ano, ou seja, que tenham 6 anos completados depois de 31 de março de 2012 ou vão fazer aniversário até 31 de março de 2013. A mensagem orienta a atualização das escolas no Cadastro Único pelo gestor do programa.
As condicionalidades são os compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias atendidas pelo programa com o objetivo de promover a ampliação do acesso aos direitos sociais básicos. Na área de educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
Ministério do Desenvolvimento Social.

Fonte: Jangadeiro Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário