Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 26 de janeiro de 2014

EPIDEMIA - CEARÁ REGISTRA 10 CASOS DE SARAMPO APÓS 15 ANOS SEM INFESTAÇÃO DA DOENÇA

Foto: Luiza Viana/Jangadeiro
Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença.
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa/CE) confirmou 10 casos de sarampo em 75 notificações suspeitas. Os registros no estado estão acontecendo após 15 anos sem a doença.
Em 2014, o 1º caso foi registrado no dia 5 de janeiro e o último no dia 18 deste mês. Dos casos confirmados, 60% são menores de um ano de idade (portanto não vacinados) e todos do sexo masculino (10). Ainda não foi identificado vínculo entre os casos com viajantes, segundo boletim da Sesa divulgado nesta sexta-feira (24).
Os casos confirmados em Fortaleza apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença.
No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também estão com registros de casos. A entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade), com transmissão ocorrida dentro do território. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre atualizado. A vacina protege, com eficácia de 97%.
Campanha de vacinação 2014
Diante do aparecimento dos casos, terá início nesta segunda-feira (27), nos postos de saúde, a campanha de vacinação contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha começa por Fortaleza, onde surgiram os primeiros casos, depois de 15 anos sem registro da doença no Estado. O dia “D” da campanha será no sábado, 1º de fevereiro, com a vacinação ampliada para os postos de saúde dos 14 municípios da Região Metropolitana: Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Pacajus, Horizonte, Pacatuba, Cascavel, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga e Pindoretama. Confira cronograma:
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A presença do vírus no sangue, causada pela infecção, provoca uma inflamação generalizada dos vasos sanguíneos, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas.
Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.
O contágio também acontece por meio de partículas virais no ar, em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches e clínicas. O período de incubação se dá, geralmente em 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início das feridas.
O período de transmissão é de 4 a 6 dias antes do aparecimento das feridas, até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. A suscetibilidade humana ao vírus do sarampo é geral. Os lactentes, cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas, possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos por via placentária, conferindo imunidade ao longo do primeiro ano de vida, por isso a indicação de vacinação aos 12 meses de vida.
Sarampo no Brasil
No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão do vírus do sarampo desde o ano 2000. Porém, o Ministério da Saúde confirmou vários casos importados de sarampo entre os anos de 2001 e 2013.
Em 2010, foram confirmados 68 casos (3 no Pará, 8 no Rio Grande do Sul e 57 na Paraíba), em 2011, foram confirmados 43 casos (1 no Piauí, 1 na Bahia, 1 no Distrito Federal, 1 em Minas Gerais, 1 no Mato Grosso do sul, 4 no Rio de Janeiro, 7 no Rio Grande do Sul e 27 em São Paulo).
Já em 2012, um caso foi confirmado em Minas Gerais. Em 2013, foram notificados 621 casos suspeitos e 134 confirmados foram confirmados, sendo este número três vezes maior que em 2011. Foram confirmados casos de Sarampo em Minas Gerais (02 casos), Distrito Federal (01 caso), Pernambuco (118 casos), São Paulo (05 casos), Paraíba (07 casos) e Santa Catarina (01 caso).

Fonte: Tribuna do Ceará (Jangadeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário