Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CURIOSIDADE - VOCÊ SABE QUEM É AQUELA MOÇA QUE APARECE NAS NOTAS DO REAL?

Foto: Pixabay
Descubra o que a figura que aparece nas cédulas em circulação no país representa.
Você já percebeu que, nas cédulas em circulação no Brasil, além dos diversos animais que estampam a face reversa — como a arara nos bilhetes de R$ 10 e o mico-leão-dourado nos de R$ 20 —, também existe uma moça que aparece em todas as notas de real? A figura se parece à escultura de uma mulher, toda séria e sem olhos, ilustrando o lado anverso de todas as cédulas. Mas, afinal, quem é essa moça?
De acordo com o Banco Central do Brasil, trata-se de uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República.
No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher
Assim, geralmente a imagem da República é representada por uma mulher vestindo o barrete da liberdade, uma espécie de touca — normalmente vermelha — que os republicanos franceses adotaram como uniforme durante a tomada da Bastilha.

Fonte: Mega Curioso
Vejam mais:
Foto: Reprodução/Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário