Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 19 de agosto de 2012

POLÍTICA - CONFLITO CID X LUIZIANNE FEDE A CHIFRE QUEIMADO, DIZ SENADOR.

Foto: Divulgação.
Conflito, segundo reportagem, beneficia candidatura de Moroni Torgan.

Uma reportagem do Jornal O Globo, edição deste domingo,  mostra o candidato do DEM, Moroni Torgan, como beneficiário da briga entre a prefeita Luizianne Lins e o Governador Cid Gomes. O conflito  levou ao rompimento da aliança PT- PSB na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
A reportagem considera que o confronto antecipa a disputa pelo Governo do Estado em 2014. A análise e a repercussão da reportagem estão no Jornal Alerta Geral (FM Canaã 104.3 – Grande Fortaleza) dentro do quadro Bate Bapo Político com o jornalista Beto Almeida. O Alerta Geral começa às 7 horas.
A briga chegou a uma situação tão extrema, segundo a reportagem escrita pela jornalista Maria Lima, da Sucursal de Brasília, que o presidente da Executiva Nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN),  a comparou a mau cheiro de chifre queimado. ''A briga entre eles é de feder a chifre queimado’’, teria declarado Agripino, em referência ao confronto Luizianne Lins X Cid Gomes.
Segundo O Globo, ''a guerra aberta por espaço em 2014 entre o PSB do governador do Ceará, Cid Gomes, com o PT da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, está levando o Democratas a sonhar com a segunda vitória numa capital nordestina nas eleições de outubro. Além de ACM Neto, que lidera a disputa com folga em Salvador, o ex-deputado Moroni Torgan, com 31% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope encomendada pelo Diário do Nordeste, tem boa margem sobre os candidatos de Cid, Roberto Cláudio (8%), e da prefeita, Elmano de Freitas (6%)’’.
O cenário, de acordo com a reportagem, é ainda mais favorável a Moroni considerando que Cid e Luizianne têm altos índices de rejeição e que fragmentação da base que apoia Dilma Rousseff nacionalmente não se restringe a PSB e PT em Fortaleza. O Globo destaca que ‘’Comunistas e pedetistas também lançaram candidatos próprios e estão em melhor colocação nas pesquisas que os apoiados pelo governador e pela prefeita. Inácio Arruda (PCdoB) tem 13% e Heitor Ferrer (PDT), 12%’’
Em outro trecho da reportagem, o Jornal carioca ressalta que ‘’Não se pode dizer sequer que os petistas marcharam desde o início unidos em torno de Luizianne, pois nem Dilma conseguiu convencê-la a desistir de lançar um candidato desconhecido’’. A reportagem cita, também, que ‘’ Por trás da desavença petista há também uma disputa entre a prefeita e o deputado José Guimarães (PT-CE), que tentam se cacifar para uma candidatura ao governo do estado em 2014’’.
Dentro dessa análise, é destaque um cenário: ‘’ Para não jogar a vitória no colo de Moroni, que significa o conservadorismo, é preciso ter juízo. Caminhamos no fio da navalha para tentar levar um desses dois candidatos, do PT ou PSB, para o 2º turno’’, observa a reportagem.  O Jornal O Globo lembra que ‘’a  distância do eleitorado nos últimos dois anos, ao menos por enquanto, não afetou o desempenho de Moroni, que, dois anos após perder as eleições para a prefeitura em 2008 por uma pequena margem de votos, foi morar em Portugal. Sua curva nas pesquisas, até o momento, é ascendente’’.
A reportagem se encerra com uma leitura atribuída ao senador José Pimentel que, em seu entender, Moroni está no segundo turno. O senador José Pimentel (PT) diz, alto e bom som, que Moroni está no 2º turno. E Cid, senão publicamente, por debaixo dos panos vota em Moroni. Luizianne, a mesma coisa, não votaria nunca no candidato de Cid. A briga entre eles é de feder a chifre queimado — diz o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN).

Fonte: Ceará agora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário