Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 16 de abril de 2011

AMANAIARA - AÇÕES DE COMBATE A DENGUE.

Fotos: AE Produções.
A Estrategia de Saude da Familia de Amanaiara, realizou nesta semana um mega mutirão de combate e controle do dengue. Foram nos dias 14 e 15 de abril de 2011. Os profissionais: agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e funcionários da Unidade Básica de Saúde Leontina Veras, realizaram visitas em todos os domicílios do Distrito de Amanaiara. O evento teve o apoio e a participação de funcionários de meio-ambiente, também dos alunos e professores da EEF Deputado Manoel Rodrigues, e funcionários da limpeza publica. O grupo de participantes foram divididos em pequenos grupos, sendo que cada um deles visitaria um bairro. Ao chegarem nos domicílios, os profissionais e os alunos, orientavam os proprietários de domicílios, e vistoriavam os recipientes de água e os quintais.
    Orientações foram repassadas aos moradores sobre os riscos de contrair a dengue e suas conseqüências. Informaram e alertaram acerca dos focos positivos de mosquitos encontrado no distrito neste ano. E que isso representa um risco para as nossas famílias.
    A equipe em diálogos com os moradores, pediram a colaboração deles para combater de forma mais eficiente a reprodução do Aedis Aeagypti, que transmite a dengue. Porque sem a parceria da comunidade ficará muito difícil evitar a reprodução dos mosquitos e prevenir-se de epidemias. O principal  cuidado a ser tomado é proteger os recipientes com água.
    Os mosquitos que transmitem a dengue são resistentes, pois se eles não acharem água parada em um domicilio, eles irão procurar onde tiver para colocar seus ovos.
Somente os mosquitos fêmeas picam o homem, visto que eles precisam de uma substancia que contem no sangue para poderem se reproduzir. Eles vivem em torno de 45 a 60 dias, as fêmeas poderão por entre 400 a 600 ovos durante seu ciclo de vida. Ressaltando que metade dos ovos nascerão fêmeas, e outra metade machos. Esses ovos  resistem por mais de um ano.  Já os mosquitos machos se alimentam de seiva de plantas e de materiais orgânicos e não necessitam de sangue.

Por: Antonio Evandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário