Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SOBRAL - CONCESSIONÁRIA DIZ QUE ÁGUA JÁ ESTÁ LIMPA.

Foto: Cid Barbosa/DN.
O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae) de Sobral garantiu que não foram encontrados coliformes fecais nas amostras analisadas pelo órgão, após a constatação de que a água distribuída estava turva e apresentava coloração amarelada e mau cheiro. A situação está normalizada, segundo o Saae, em todos os bairros afetados, desde o último domingo (13). A demora na normalização se deu pelo grande volume de água amarelada, para o qual a estação de tratamento não estava preparada.
De acordo com o gerente de água, Carlos Sá, a coloração amarelada ocorreu devido o acúmulo de vegetais mortos no fundo do açude Jaibaras, de onde é retirada a água para abastecer os bairros da margem esquerda de Sobral, como o Centro e o Junco. Quando chove, a matéria orgânica das plantas se dissolve na água e dá a tonalidade amarela, explicou o gerente. “Ele (o açude)estava coberto dessas plantas”, disse o gerente.
O Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon) de Sobral aguarda até terça-feira (15), os esclarecimentos do Saae e o restante das análises das amostras feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), em Fortaleza, para fazer o comparativo com as análises do próprio Saae.
4 amostras foram entregues, 3 delas coletadas em área urbana e uma, em área rural.
Venda de água é limitada para consumidor
As vendas de água em Sobral foram restritas a um garrafão por pessoa ao dia. A decisão é fruto de um acordo entre o Decon de Sobral e os distribuidores de água, como consequência do grande volume de pessoas que estavam comprando água para estocar, após a constatação de má qualidade na água.
Empresas têm uma cota maior e poderão comprar até 10 garrafões por dia. A medida está valendo desde o dia 10 de janeiro e deve durar até a total normalização na qualidade da água abastecida. O Saae já informou que desde o domingo (13), os problemas estão sanados em todos os bairros afetados. A coordenadora do Decon em Sobral, Juliana Cronemberger, informou que a procura por água engarrafada caiu, comparando com a semana passada, e  já está voltando à normalidade no município.
Ainda segundo a coordenadora, a medida tem caráter sugestivo para que as distribuidoras consigam manter os produtos disponíveis aos consumidores. Ela também reconheceu que não há meios de se fiscalizar se a decisão está sendo cumprida à risca, nem há como avaliar cada caso, como as famílias que possuem muitas pessoas, para citar um exemplo.
Na semana passada, a coordenadora se reuniu com distribuidores de água do município e foi constatado que cerca de 90% da população sobralense passou a consumir água engarrafada. Antes do problema na qualidade do abastecimento, esse valor era de aproximadamente 28%, informaram os distribuidores ao Decon. A população estava comprando água em altas quantidades, por medo de desabastecimento, segundo Juliana.
Preço aumenta de forma abusiva
A alta na procura levou ao aumento abusivo no valor do produto em muitos estabelecimentos, na semana passada. Houve casos de pessoas que pagaram até R$ 12 para reabastecer um garrafão de água, segundo o Decon. Já nesta segunda-feira (14), as distribuidoras passaram a contar com garrafões de água disponíveis nos pátios de estocagem, o que não acontecia durante o período de intensa procura. As distribuidoras garantiram que trabalham com o mesmo preço anterior do mercado.
Uma equipe de fiscais de Fortaleza será enviada a Sobral para realizar vistorias nos estabelecimentos. O Decon recebeu diversas denúncias por telefone. Se constatados os casos de abuso no preço pelos ficais, serão aplicadas multas administrativas e demais penalidades previstas no artigo 56 da lei nº 8078/90 do Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário