Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21/12/2012 - O MUNDO NÃO VAI ACABAR E VOCÊ CONTINUARÁ VIVO.

O calendário maia apontaria que no dia 21 de dezembro de 2012 seria o fim do mundo. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação.
Para um dos fundadores do Clube de Astronomia de Fortaleza Paulo Régis nada vai acontecer, “vai anoitecer e amanhecer normalmente”.

O dia 21 de dezembro de 2012, segundo o calendário maia, está marcado para um evento universal: o fim do mundo. Para um dos fundadores do Clube de Astronomia de Fortaleza Paulo Régis nada vai acontecer, “vai anoitecer e amanhecer normalmente”.
“Não tem fundamento o que andam falando. Falam de asteróides, mas cientificamente não está acontecendo nada. Não tem nenhum asteróide se aproximando”, diz. De acordo com Régis, há apenas um fenômeno diferente atingindo as áreas do norte da Europa e parte do Canadá. “O sol está em máxima atividade, mas faz parte do ciclo dele. Isso acontece de 11 em 11 anos”, explica.
Régis ainda contou que, por causa do fenômeno, algumas transmissões via satélite podem ser interrompidas devido às descargas elétricas do sol nas áreas afetadas. Além disso, pode influenciar na distribuição de energia elétrica, causando muitos apagões. “A comunicação passa pelos satélites e, com o aumento dessa atividade, de certa forma são afetados. As ligações de celulares podem ser interrompidas, por exemplo. O risco de acontecer na linha do Equador é difícil, mas não impossível”.
O membro do clube também ressalta que a atividade máxima do sol não interfere na temperatura. Além disso, pode ocasionar fatores isolados que prejudicam os seres humanos. “O que pode acontecer é uma tempestade solar ideal, que já aconteceu 1886, causando incêndios, apagões, falha nos sistemas de comunicação (…) Já imaginou Fortaleza uma semana sem energia? As pessoas iam achar que o mundo se acabou mesmo. Naquela época [1886] não influenciou muito porque só tinha telégrafo”, informa.

Visão Cristã
O pároco da Igreja de Fátima, padre Ivan, explica que para os católicos a data representa uma motivação para o fim de um mundo de violência e maldades e a construção de um novo mundo. “Graça a Deus, no Japão, ninguém morreu, eles já estão salvos. O cientistas falam que o mundo só vai acabar daqui a milhões ou bilhões de anos”, considera
Ele destaca que é preciso que todos os cristão estejam atentos à palavra de Deus nesse momento. “Devemos fazer dessa data o início de uma nova história. Não devemos perguntar quando vai ser o fim do mundo, mas se estamos preparados para encarar esse mundo e construir um novo”, afirma.
Quanto à expectativa de um apocalipse, padre Ivan diz que ninguém sabe quando vai acontecer, mas que para os católicos existe a espera da segunda vinda de Jesus, o que simboliza o fim dos tempos.
Mito Maia
As interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 (última data registrada no calendário dos mais) partiram de dois monumentos: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo. Na antiga civilização, as “Estelas” são colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes.
Grupos como o Ascensión Nueva Terra e Cambio Nueva Consciencia asseguraram que os maias previram que um raio de luz do centro da galáxia irá impactar o sol no dia 20 de dezembro de 2012, mudando sua polaridade, o que terá efeitos devastadores sobre a Terra.
Outros grupos dizem que o dia 21 de dezembro vai registrar um movimento especial de planetas, mudanças na forma em que o homem se relaciona com o seu ambiente e uma transformação mental e espiritual da raça humana, que vai alcançar seu auge nesse dia.
Já para alguns, na data, desastres naturais, crises políticas e econômicas e as guerras travadas ao redor do globo causarão a derrocada da civilização moderna. Para eles, os maias teriam deixado suas marcas para nos alertar sobre tais eventos.
Monumentos
O monumento Estela 6 foi descoberto em 1957-58. Também é conhecido popularmente como “a Estela do fim de uma era”, e registra o nascimento e entronização de Apho Bahlam, governador da cidade maia no século VII. Há também referência à data “baktún 13 4 Ahau 3 Kankin” que, traduzida para o calendário gregoriano, seria equivalente ao dia 21 de dezembro de 2012 e corresponde ao fim de um ciclo de 5.126 anos registrados na “longa contagem” do calendário maia.
Estela 1 é localizada em Cobá, uma cidade no norte de Quintana Roo, no México, que já foi uma próspera cidade maia. Nesta pedra, há quatro referências ao Calendário de Contagem. Uma delas é uma inscrição mencionando o dia de 21 de dezembro de 2012. No entanto, o monumento está bastante danificado, o que impede a observação de quaisquer fatos que teriam ocorrido depois dessa data.
Nasa desmentiu o fim do mundo
A Agência Espacial Americana (Nasa) desmentiu os rumores sobre o fim do mundo na internet. A agência esclareceu que, da mesma forma que o tempo não para quando os “calendários de cozinha” chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente – 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.
*Com informações da BBC Brasil

Fonte: Jangadeiro Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário