Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CIDADANIA - CPF PODERÁ SER EMITIDO GRATUITAMENTE PELA INTERNET.

Foto: Google Imagens.
A inscrição do CPF pela internet está prevista na Instrução Normativa da Receita 1.042, de 10/06/2010, mas até agora não havia sido confirmada.

A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (1) que brasileiros poderão se inscrever gratuitamente pela Internet no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O órgão, porém, não informou a partir de quando o serviço vai estar disponível.
A iniciativa já tinha sido anunciada pela Receita no início de 2010, mas só agora foi confirmado. Pela regra antiga, o contribuinte tinha que pagar R$ 5,70 e procurar uma das agências dos Correios ou bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
De acordo com a nova decisão, Correios e bancos terão de realizar o serviço gratuitamente. A instituição que desobedecer pagará multa equivalente a dez vezes o valor da taxa cobrada por cada inscrição ou emissão de segunda via.

Importância do CPF
O CPF é necessário para abrir crediários, renovar passaporte, pedir empréstimos, efetuar qualquer tipo de contrato bancário, além de participar de concursos públicos ou retirar prêmios de loterias.
Segundo a Receita Federal, não há idade mínima para tirar o CPF. Para os contribuintes menores de 16 anos, a solicitação deve ser feita pelo representante legal, judicial ou procurador.

Fonte: Ceará agora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário