Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA - SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E DEFESA CIVIL DE RERIUTABA, FALA SOBRE ASSUNTOS DO MUNICÍPIO.

Foto: Edilsinho.com
Ontem (14/02)  por volta de 19:30hs, a reportagem do Site Edilsinho.net esteve na residência  do Secretário da segurança e defesa civil de Reriutaba para que através de solicitação do mesmo, para o mesmo estar  repassando algumas informações de suas ações  no município de Reriutaba na pasta o qual o mesmo exerce.
As primeiras informações repassadas pelo Sr. Secretário foi a questão da operação Pipa em nosso município,  informou que este programa era do Governo Federal, onde a verba era repassada pelo o Ministério da Integração nacional e em seguida o ministério repassa para  o COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES(COTER) e o comando repassa para os quartéis que executam o referido programa.
Reriutaba  é coordenada pela 10ª região e a maior preocupação do secretário e que  em nossa cidade o programa está suspenso pela falta de recurso do Ministério da Integração Nacional, o mesmo nos informou que o recurso está sendo esperado Quarta-Feira (15/02) e que o secretário espera este repasse urgentemente, tendo em vista a situação caótica de nossa zona rural.
Só lembrando que o referido programa veio a ser colocado em prática em  nossa cidade que o secretário de segurança e defesa civil veio a exercer a função.
Fomos informados ainda pelo o mesmo, que o mesmo vem tentando com a autorização do Prefeito, conseguir já algum tempo,  água potável junto a Cagece nas torneiras das residências de nossos munícipes.
O Secretário informou-nos que esteve na Cagece pela segunda vez com o Dr. Silvestre em companhia do Vereador Chico Braga e Ronaldo Baltazar , onde o mesmo informou o número do processo existente no que se refere a mudança da adutora Varjota a Reriutaba.
Já pelo dia de ontem 14/02 esteve entrando em contato com o diretor operacional da CAGECE em Fortaleza, onde consegui êxito sendo uma grande satisfação para o mesmo e para os munícipes que foi comunicado  que estava sendo licitado hoje 15/02  um trecho de 03k e meio onde a situação está mais crítica e com isso deverá ir solucionar aos poucos o problema de água em nossa cidade.

DEMUTRAN – DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO
Sr. João de Sá fez uma explanação como está o andamento para a criação do DEMUTRAN em nossa cidade, informou que na última Quinta-Feira  passada, foi aprovado o DEMUTRAN em nossa cidade através dos Srs (as) vereadores que compõem a nossa câmara municipal, e que o próximo passo será contratar uma firma para realizar um (CONCURSO), no qual serão 10 vagas, na ocasião indagamos ao secretário sobre se teria vagas femininas  disse que não sabia e sim somente quando a comissão fosse realizar o concurso em Reriutaba.
Acrescentou ainda que esteve com o Dr. Luiz Tigre (Chefe do CONTRAN) onde o mesmo repassou todas as orientações ao secretário referentes sobre a implantação do DEMUTRAN em Reriutaba.  Na ocasião relatou ainda que foi solicitado a ampliação da sinalização de trânsito e provavelmente alguns semáforos para as ruas de nossa cidade, mas que ia aguardar novas informações.
Falou ainda que os futuros agentes de trânsito terão a formação na cidade de Sobral, o secretário acredita que seja necessário que o candidato esteja habilitado, mais que fosse aguardado pois no edital de convocação  ia ter todos os detalhes e que ainda entre os 10 agentes ainda seria composta por mais 06, sendo estes para ficar comandando os demais agentes sendo 03 coordenador e 03 da Jarí (Junta de operação de recursos de infração), no ficaram em um local especificado onde será traçado as estratégias para o bom trabalho dos mesmos.
Só lembrando que a remuneração dos agentes será de um salário mínimo e com direito a comissões que em breve será explicado toda esta situação.

PRÓ- CIDANANIA
O secretário informou que mediante autorização do prefeito municipal esteve em contato com o secretário de segurança, onde veio conseguir resposta no final do ano passado, mais que o programa seria executado teria que ser executado este ano. Sendo que em Outubro de 2011 foi sinalizado que Reriutaba seria agraciada com os agentes do Pro- cidadania, informação esta repassada pelo Tenente Cel. Gurgel e que no começo de Março deste ano estará em Reriutaba para trazer mais detalhes a cerca da seleção.
O Secretário acredita que possivelmente serão 16 agentes sendo 10 homens e 06 mulheres, onde afirmou que uma exigência que terá prioridade será a carteira de habilitação e o ensino fundamental, e que a seleção dos guardas será feita pela secretaria de segurança do Estado.
Em contato com o Major Viana o mesmo informou ao secretário João de Sá que tudo está conforme as exigências do governo do Estado, e o município receberá ainda o fardamento para os agentes, uma Tonfa (cacetete), algemas, spray de pimenta entre outros e 01 viatura tipo Hilux que já está garantida dentre outros.
Uma das missões  do DEMUTRAN e PRÓ-CIDADANIA será de obstruções das ruas e das calçadas e que o secretário irá solicitar do Prefeito que regularize o nivelamento. A justificativa e para facilitar as pessoas especiais e idosos, que possam ter melhores acessos pois em Reriutaba existe calçadas altas sem a mínima condições para os cadeirantes.
Falou ainda que o no período carnavalesco os foliões de nossa cidade e cidades vizinha fiquem tranqüilos que terá total segurança tanto da polícia Militar como também dos seguranças particulares.
O secretário em suas considerações finais disse que está aberto a qualquer questionamento da população.

Fonte: Edilsinho.net  

Nenhum comentário:

Postar um comentário