Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RERIUTABA - PADRE EMÍDIO SERÁ O NOVO PÁROCO DE BELA CRUZ E VIGÁRIO EPISCOPAL NA REGIÃO VALE DO ACARAÚ.

Foto: Reriutaba Notícias.
Em entrevista concedida na tarde desta quinta-feira(19/01), ao site radiogemfm.com.br, o atual pároco de Reriutaba e diretor presidente da rádio Gems Fm,Pe. Emídio Moura Gomes, falou que assumirá no próximo dia 22 de janeiro, a paróquia do município de Bela Cruz-Ce, com santa missa às 9 horas da manhã. Ele será o quarto pároco daquele município, sucedendo Pe. João Batista Vasconcelos. Na ocasião também assumirá a função de Vigário Episcopal na região Vale do Acaraú, que segundo ele, é a maior região Episcopal da Diocese.  Pe. Emídio foi escolhido no dia 09 de janeiro de 2012, pelos padres daquela região quando ainda estava de férias em Brasília-DF. A escolha do padre ao cargo de Vigário Episcopal foi comunicada ao mesmo pelo Pe. Valderi da Rocha, que atualmente é o padre mais idoso da região.
Na continuação da entrevista, o padre disse que no dia 17 de janeiro pediu ao Bispo Dom Odelir, seu sucessor Pe.Ribeiro e o  ecônomo da diocese Sr. Valmir Andrade, para que viessem à Casa Paroquial de Reriutaba, a fim de prestar conta de todos os trabalhos realizados no município, os recursos financeiros da matriz e capelas e patrimônios de imóveis da paróquia. Em seguida, juntamente com o secretário da paróquia Sr.Nivaldo, diretor do Gems Park  Quinca , Vigário Paroquial Pe. Renato Welton e a responsável da Casa Paroquial Sra.Toinha Duarte, apresentaram prestação de contas e entregaram documentação dos imóveis da paróquia e a relação por escrito de todos os bens móveis que ficaram na Casa Paroquial, Gems Park, Cerform e em todas as capelas da paróquia.
Segundo Pe. Emídio, o patrimônio da paróquia desde quando chegou no município até agora, evoluiu mais de mil por cento(1,000%),  recebendo do bispo Dom Odelir e do Sr. Valmir os parabéns e  agradecimentos. Na ocasião o padre aproveitou e convidou-os á visitar a nova capela do Santíssimo recém inaugurada.
Perguntado sobre o que faz um Vigário Episcopal, Pe. Emídio disse que coordena a região e reúnem-se a cada dois meses no conselho ajudando  a governar a diocese.
Em outras palavras: é o sacerdote que por delegação do bispo tem poder executivo ordinário sobre determinado território.
Ele falou ainda que a região da diocese se subdividem em seis regiões episcopal. A região Vale do Acaraú, a qual tomará posse, estão incluídas as paróquias de Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, Acaraú, Aranaú, Jijoca e áreas pastorais de Caiçara e Celsolandia , sendo que 18 sacerdotes estarão ligados as mesmas.
Confira mais trechos da entrevista na íntegra.
Site: Sobre levar o padre Renato Welton, foi escolha sua ou do bispo?
Pe. Emídio: O padre Renato sempre disse que tinha desejo de trabalhar comigo, agora que fui transferido ele vai comigo.
Site: Qual a verdadeira situação da rádio Gems?
Pe. Emídio:  Conto com todos os que fazem a rádio, peço para os sócios continuarem fiéis, e podem contar com minhas orações. Em votação direta e secreta, a maioria optou para a rádio não ter nenhum vínculo político. São os sócios e os patrocinadores que sustentam a rádio. Continuo  administrando como diretor geral, e em Reriutaba quem responderá na direção é o Chico Carnaúba e Tatá Sousa. O diretor Chiquinho Carnaúba está providenciando a transmissão da missa em Reriutaba domingo de manhã, e a noite direto de Bela Cruz comigo(Pe. Emídio).
Site: Você ainda pretende morar em Reriutaba?
Pe. Emídio:  O futuro a Deus pertence. Hoje posso trabalhar em Bela Cruz. Quando me aposentar será minha primeira opção de morada. Mas com o tempo pode ser que me apego ao povo de lá. Vou para passar seis anos, mas para cá vim passar cinco anos! já fazem vinte e três!
Site: Levando em conta o tempo em que você esteve aqui, defina o cidadão reriutabense no seu ponto de vista:
Pe. Emídio: Trabalhadores, dedicados, fiéis  amigos, fiéis prestativos: grande maioria. Existem aqueles que são aproveitadores, dispostos  a bajular com elogios baratos para levar vantagens.Tem aquele infeliz que tem incapacidade de conviver, gasta a vida na política tentando destruir e enlameando a vida de quem trabalha.
Site:Tocando no assunto! Você tem alguma coisa a falar da política em Reriutaba?
Pe. Emídio: Lamento a situação que Reriutaba está se metendo, e pelo que escuto do povão, não aqueles que tem interesse na prefeitura. “Percebi rejeição ao possível nome que venha pleitear no grupo da situação.”
Site: Você tem alguma coisa a dizer ao novo pároco?
Pe. Emídio: Tenho ao povo! Que acolha o novo padre com carinho e que aquilo que é de Deus continuará e o que é do homem perecerá.
Site: Você tem alguma coisa a acrescentar?
Pe. Emídio: Gostaria de agradecer ao povo reriutabense, especialmente ao mais simples que acreditam e se confiam a Deus. Dizer que continuarei tendo o máximo de interesse pelo bem dessa paróquia, município e do povo.

BIOGRAFIA DE PADRE EMÍDIO
Nome: Emídio Moura Gomes, nascido a 17/05/1962 em Taperuaba - Sobral - Ceará, bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará; bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará, Bacharel em Direito pela Universidade Vale do Acaraú. Pós-Graduado em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú. Parapsicólogo pelo Centro Latino Americano de Parapsicologia de São Paulo. Vigário Geral da Diocese de Sobral durante o episcopado de Dom Aldo Pagotto. Ex-diretor da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e atualmente Pároco de Reriutaba desde o dia 10 de janeiro de 1989.

Fonte: www.radiogemsfm.com.br/ Blog Reriutaba Notícias.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário