Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FRAUDE - E-MAIL FALSO SOBRE RENOVAÇÃO DA CNH CIRCULA NA INTERNET.

Informações acerca da CNH foram desmentidas pela Denatran  (FOTO: MAURI MELO)
Foto: Mauri Melo/Jornal O Povo.
O falso e-mail informa sobre possíveis mudanças no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) desmente as informações. Internauta precisa ficar atento ao receber e-mails polêmicos ou duvidosos.

Circula na Internet um e-mail falso com informações sobre possíveis mudanças no processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto, atribuído ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), diz que após 30 dias do vencimento da carteira, ela seria “cancelada automaticamente” e os condutores teriam que começar do zero, “igualzinho a uma pessoa que nunca tirou a carteira”.
 O e-mail, que já circula desde o fim do ano passado, informa que a medida entraria em vigor no início de 2012 e que o Denatran não comunicou a população. O POVO procurou o órgão para esclarecer as questões e foi informado de que as informações são falsas.
Na verdade, quem é abordado com a CNH vencida há mais de 30 dias é punido com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH. A infração gravíssima está prevista no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O falso e-mail informa ainda que há uma multa de R$ 127,50 para quem estiver com extintor de incêndio com o plástico que embala o produto, mas o Denatran também desmentiu. A verificação do extintor é somente quanto ao prazo de validade.
Sobre os cursos, o e-mail diz que a carga horária aumentaria de 30 horas para 45 horas de aulas teóricas e de 15 horas para 20 horas de aulas práticas a partir de 2012. Entretanto, desde janeiro de 2009, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já estabeleceu essa nova carga horária para Centros de Formação de Condutores devido ao aumento de conteúdo.

Dica
Sempre que receber e-mails com informações polêmicas ou duvidosas, é importante averiguar. Quando duvidar de algum link na internet, não clique. Pode ser vírus.
Antes de compartilhar informações on line, é importante fazer a checagem. Muitas vezes, essas informações já foram desmentidas em blogs e sites. (Danilo Castro / Especial para O POVO - cotidiano@opovo.com.br)
  
ENTENDA A NOTÍCIA
Um e-mail está circulando com informações falsas sobre o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O órgão desmentiu todas as informações.

Fonte: Jornal O Povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário