Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SAÚDE - MAIS UM CUBANO ABANDONA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Foto: Reprodução/Facebook/DN
Ortelio Jaime Guerra é o segundo profissional que desiste do programa.
O médico Ortelio Jaime Guerra é o segundo caso registrado de cubano que abandona o programa federal Mais Médicos. Assim como sua compatriota Ramona Matos Rodriguez, ele buscou os Estados Unidos como forma de não voltar a Cuba. Os EUA possuem um programa de vistos específicos para profissionais cubanos em missão no exterior que não querem retornar à ilha.
Em sua página no Facebook, Guerra contou, na madrugada de hoje, ter deixado o posto em Pariqueira-Açu (SP) e já estar nos Estados Unidos. "Meus amigos de Pariqueira-Açu, eu preciso que vocês saibam que tive que ir embora de lá sem falar isso pra ninguém por questões de segurança", diz o médico na rede social, em um misto de português e espanhol.

"Estou bem, agora nos Estados Unidos, e ainda que considere preciso dar este passo sempre me sentirei muito orgulhoso de minha terra e minhas raízes", postou o médico.
Segundo seu perfil, ele é especialista em nefrologia, formado no Instituto Superior de Ciências Médicas de Camaguey.
A secretaria de saúde da cidade paulista confirma a desistência do médico, sem dar mais detalhes. O Ministério da Saúde também confirma a saída do médico cubano do programa, mas diz ainda não ter mais informações. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos não confirma a informação e afirmou que não comenta casos individuais.
Estão no Brasil cerca de 7.400 médicos cubanos, vindos ao país por meio de um acordo triangulado pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário