Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MA - MÉDICO CUBANO QUE ATUAVA EM TIMBIRAS DESISTE DO 'MAIS MÉDICOS'

Foto: G1 MA
Médico atuava no município desde novembro de 2013.
José Armando realizou o último atendimento no dia 24 de janeiro.
Um médico cubano, que atuava em Timbiras, no Maranhão, pelo programa ‘Mais Médicos’ abandonou o programa do governo federal. José Armando realizou o último atendimento no dia 24 de janeiro e, até o momento, não retornou. Ele estava em Timbiras desde novembro de 2013. Segundo a Secretaria de Saúde, ele não comunicou a desistência do programa. A desistência foi comunicada apenas a um amigo, que também trabalha como médico no município.
José Armando fazia parte da equipe de oito médicos que trabalhavam na três unidades básicas de saúde da cidade, era lotado no posto do bairro Mutirão e cumpria uma carga horária de 8 horas de trabalho por dia.
A coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Aline Santos, afirmou que o desistente saiu apenas com a roupa do corpo.
A última pessoa que teve contato com José Armando foi o médico José Angel Isaac Maciel, no dia 25 de janeiro. Ele afirma que o colega informou que não participaria mais do programa. Ele se diz surpreso com a atitude do amigo. “Não notei, até então, nenhuma situação que o levasse a ir embora.”, declarou.
A Secretaria de Saúde de Timbiras informou que já comunicou à Secretaria de Estado da Saúde a desistência de José Armando, mas que ainda não oficializou um pedido de substituição.
445 profissionais do Programa 'Mais Médicos' estão atuando no Maranhão, atendendo 1.535.250 habitantes em 155 municípios. Do total, 25 são médicos formados no Brasil, e 420 no exterior. O Maranhão é o quarto Estado brasileiro com o maior número de médicos do programa e tem o menor índice de médicos por mil habitantes do país (0,5). Em todo o país, pelo menos 6.658 profissionais estão atuando no interior e em áreas pobres, atendendo cerca de 23 milhões de brasileiros.

Fonte: G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário