Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

REDE SOCIAL - CONTEÚDO DO USUÁRIO DO FACEBOOK PODE SER UTILIZADO SEM AUTORIZAÇÃO

Foto: Divulgação/DN
Rede social usa o dados públicos dos usuários para direcionar publicidade.
A maioria dos usuários costuma tornar públicas informações sem saber que suas imagens e vídeos podem ser utilizadas por terceiros a partir do momento que são publicadas. Vale lembrar que o Facebook monitora praticamente tudo o que você faz e, segundo o advogado Renado Cruz, da CHC Advocacia, ele pode usar o seus dados da forma mais abrangente possível, como aconteceu no caso do aplicativo Lulu, em que todos os usuários homens estavam inscritos sem aviso prévio.
Ao criar o seu perfil, você está automaticamente concedendo permissão para que seja usado seu nome, a imagem do seu perfil e o seu conteúdo pelo site e os seus anunciantes.

"Ao contrário do que a empresa tenta fazer crer com seu regulamento e sua Política de Uso de Dados, não há um território para o uso livre e irrestrito dos dados pessoais, pois que o contrato firmado entre o Facebook e seus usuários é claramente de adesão, sem qualquer possibilidade de negociação das cláusulas, que por sua vez são claramente abusivas, atraindo a aplicação dos artigos 47 e 51 do Código de Defesa do Consumidor", esclarece o advogado.
Uso indevido das redes sociais pode causar problemas jurídicos para usuários
Publicidade pode ser direcionada
De acordo com Renato Cruz, está expresso na política do Facebook que os anunciantes e outras empresas parceiras, como desenvolvedores de aplicativos, podem usar os dados públicos dos usuários. "Aliás, isso faz parte do próprio negócio do site. O problema todo reside na ausência de conhecimento pela maior parte do público consumidor do fato de que no Facebook, em vários sentidos, o produto é você mesmo", explica.
Os anúncios que aparecem na sua página não são escolhidos por acaso. O Facebook utiliza suas informações pessoais para encontrar quais as marcas que mais combinam com o seu perfil. Ele faz isso baseado no seu cadastro, no que você compartilha, clica, curte e nas palaras-chave do que você fala.
A melhor maneira  de evitar que suas informações sejam utilizadas é tornar sua página privada para somente seus amigos terem acesso. "Restringir o alcance de suas informações apenas para visualização de seus amigos auxilia na proteção de sua privacidade, especialmente porque para acessar tais dados as empresas parceiras do Facebook dependerão de autorização expressa. Mas para proteger integralmente sua privacidade, como o próprio site fala, o único jeito é não ingressar na rede social", conta o advogado.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário