Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

LAVRAS DA MANGABEIRA - FALHA EM IMPRESSÃO DE PROVA CANCELA CONCURSO

Foto: Divulgação/DN
Indignados, candidatos tentaram registrar um Boletim de Ocorrência, mas delegacia da cidade não estava de plantão.
Um erro na confecção das provas de um concurso público para a área da saúde da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, a 420 km de Fortaleza, causou tumulto na tarde do último sábado (4). O caso foi parar na delegacia do município, que não pôde registrar Boletim de Ocorrência (B.O) porque estava fechada no final de semana.
Candidatos foram à delegacia com as provas para registrar um B.O, mas o órgão não funcionava no fim de semana.
Uma das candidatas do certame, que preferiu não ser identificada, concorria a uma das vagas na área de fisioterapia. Ela diz que estava respondendo às primeiras questões quando um tumulto começou a ser ouvido na sala ao lado. "Pouco tempo depois, a fiscal que estava na nossa sala foi ver o que estava acontecendo e nos informou que os candidatos estavam reclamando que a prova específica de fisioterapia continha questões de educação física.
Passamos imediatamente para as questões específicas e também detectamos o problema, o que gerou um grande barulho também na nossa sala", relata.
A fisioterapeuta conta que, pouco tempo depois, um fiscal entrou em sua sala e reconheceu o erro na impressão das provas. "Ele disse que tinha sido um erro da empresa e que realmente tinham trocado os assuntos de algumas provas. Também informaram que na próxima terça-feira (7) iriam publicar um novo edital, com uma nova data, para que fizéssemos a prova de novo", disse.
Outro problema foi detectado pelos candidatos que prestavam concurso para o cargo de médico. Segundo eles, algumas questões vinham com uma resposta em negrito, diferenciando-se das demais.
Candidatos tentaram registrar Boletim de Ocorrência, mas delegacia não estava funcionando
Ainda de acordo com a candidata, afora o problema na impressão das avaliações, houve diversasfalhas na organização do certame. "A prova estava marcada para as 14h e teve gente entrando na sala já depois disso. Quando eu entrei para fazer a prova, ninguém me pediu um documento sequer, ou seja, qualquer pessoa poderia ter feito a prova por mim", afirma. Outro fato que gerou estranheza por parte da candidata foi o pedido, por parte dos fiscais, que todos os candidatos assinassem o cartão-resposta antes de deixar a sala. "Eles deixaram a gente sair levando a prova, mas pediram que assinássemos o cartão-resposta, o que eu não entendi. Se eles anularam a prova e remarcaram o concurso, por que nós precisamos assinar o cartão-resposta?", indagou, acrescentando que um grupo foi até a delegacia da cidade para registrar um B.O sobre o caso, mas não conseguiu, já que o local não estava funcionando no fim de semana.
Responsável pelo concurso reconhece erro e publica novo edital
Em sua página na internet, a Inga Gestão Avançada, empresa responsável pela execução do concurso, reconheceu o problema nas provas para fisioterapeutas, médicos e cirurgiões-dentistas.
A instituição publicou um novo edital, remarcando a aplicação das provas para o dia 19 de janeiro, às 9h. A empresa ainda informou que os cartões de identificação, cuja apresentação é obrigatória na hora da prova, estarão disponíveis na página do órgão a partir do dia 16 de janeiro.
Em nota, a Inga informou, com relação a entrada de retardatários nos locais das provas, que "a tolerância se limitava ao tempo de sincronização dos relógios, ou seja, não mais do que 5 minutos. Após encerrados os portões, nenhum candidato entrou em nenhuma das 7 unidades da prova". A empresa também negou que candidatos tenham ingressado nas salas sem apresentar algum tipo identificação. Segundo a nota, todos os concorrentes foram identificados na entrada da sala, conforme recomendação do MP.
Já com relação a assinatura dos cartões-resposta, a Inga informou que a assinatura dos cartões acontece na entrada dos candidatos, conforme o edital. A insitituição finaliza a nota dizendo que as questões negritadas são fruto de uma falha técnica na impressão e que a prova foi imediatamente suspensa assim que o problema foi detectado.
Secretário da Saúde confirma nova data da prova
O Secretário da Saúde de Lavras da Mangabeira, Russel Sirius, disse que a prefeitura tomou conhecimento do problema ocorrido durante o concurso no último final de semana.
Segundo o gestor, a empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas não será substituída. Sirius também ratificou o dia e horário da nova prova.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário