Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 22 de abril de 2013

RECURSOS - MINISTÉRIO DESTINA MAIS R$ 96,4 MILHÕES PARA EQUIPES BEM AVALIADAS NO ATENDIMENTO NO CEARÁ.

Foto Ilustrativa.
Anúncio de novos recursos ocorreu em audiência pública da Assembleia Legislativa de São Paulo. No Ceará, 183 municípios aderiram a programa de qualificação no SUS.

Serviços de atenção básica de todo o país terão recursos adicionais disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, o valor previsto é de R$ 96,4 milhões no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No estado, 183 municípios (o equivalente a 99,5%) aderiram ao segundo ciclo do programa, relativo ao período 2013/2014, e estão aptos a receber os valores adicionais para ampliar e qualificar a atenção à saúde.
Melhoria da saúde
O anúncio ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “O PMAQ é um programa criado exatamente para buscar ajudar o município a melhorar a saúde local, o atendimento da população, os cuidados das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, e a manter bons serviços mais perto da casa das pessoas. É justamente para reforçar a atuação da atenção básica”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o evento.
No Brasil inteiro, 5.213 municípios (o equivalente a 93,6%) aderiram ao segundo ciclo do PMAQ. A partir da adesão ao PMAQ, as equipes passam a receber 20% do recurso total designado a cada equipe participante.
Este ano, o PMAQ foi ampliado para todas as equipes de Atenção Básica (incluindo as equipes de Saúde da Família, equipes de atenção básica organizadas em outras modalidades e equipes de Saúde Bucal) dos municípios. Além disso, o programa incluiu os NASF e os CEO, que antes não faziam parte do programa.
“Com este programa, damos a oportunidade para que cada prefeito cadastre suas equipes de médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais de saúde, que são acompanhadas pelo Ministério da Saúde mensalmente e depois são avaliadas em parceria com as universidades locais”, afirmou o ministro. “Com as equipes que melhorarem o atendimento, o ministério pode até dobrar o recurso que passa para o município”.
Sobre o programa
O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, contemplou 4 mil municípios em seu primeiro ciclo (2011/2012). Um total de 17,5 mil equipes de Atenção Básica foi avaliada e 16.938 equipes foram certificadas em mais de 70% dos municípios brasileiros habilitados a receber incentivos PMAQ, naquele período.
Ministério da Saúde.

Fonte: Tribuna do Ceará (jangadeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário