Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ELETRICIDADE - CEARÁ REGISTRA 138 MIL RAIOS EM 2013, SEGUNDO COELCE.

Foto Ilustrativa.
Santa Quitéria registrou o maior índice, com 10.359 raios.
Fortaleza teve, ao todo, 122 descargas elétricas.

Em 2013, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou 138.767 raios no estado. Os municípios com maior incidência de raios foram: Santa Quitéria, com 10.359, Hidrolândia, 3.929, e Tamboril, 3.515 raios. Já Fortaleza registrou 122 descargas do início do ano até esta quarta-feira (24).
O Centro de Controle do Sistema (CCS) da companhia monitora as descargas atmosféricas. A atividade realizada pelos operadores do CCS tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. O monitoramento identifica o local de queda do raio na rede elétrica, prevê tempestade e indica as áreas de maior incidência.
Visita de especialista
A capital cearense recebe nesta quinta-feira (25), o meteorologista e professor Carlos Augusto Morales. Ele participará de reuniões na Coelce para, entre outros objetivos, conversar com especialistas da empresa sobre o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento de raios da companhia. O especialista tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Sensoriamento Remoto da Precipitação e das Tempestades.

Fonte: G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário