Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

INFORMÁTICA - CUIDADO, GOLPE ELETRÔNICO FOCADO EM BRASILEIROS DESCOBERTO!

Foto Ilustrativa.
Um novo golpe eletrônico foi descoberto pela ESET, companhia de segurança de software, desta vez, o golpe tem como foco exclusivo o usuário brasileiro. O golpe se chama phising, que tem como objetivo furtar dados pessoais, tais como número de CPF e informações bancárias, no caso o phising é baseado em geolocalização e que afeta exclusivamente endereços IP que estejam no Brasil. O golpe é direcionado aos usuários do site de uma importante empresa aérea brasileira.
“Com a geolocalização, os cibercriminosos conseguem otimizar os resultados do golpe, ao se concentrar apenas em internautas brasileiros. Ao mesmo tempo, essa técnica torna mais difícil a detecção dos sites fraudulentos por especialistas e pesquisadores globais. O que dá mais tempo aos criminosos virtuais”, explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.


O golpe funciona assim, quando o usuário entra na página infectada e procura por voos disponíveis, ele é automaticamente redirecionado para o site verdadeiro, para não se levantar suspeitas. A fraude só ocorre quando o internauta clica no link de uma suposta promoção da companhia aérea. No link, o usuário preenche um formulário fraudulento onde informa seus dados, como número do cartão do programa de fidelidade e a senha para resgate dos pontos. Com isso, os cibercriminosos passam a ter acesso a essas informações e podem comercializá-las de forma ilegal.
Este modo de crime cibernético tem virado tendência,em abril deste ano, a ESET já havia identificado outro importante ataque de phishing baseado em geolocalização e que era direcionado a usuários de um grande banco brasileiro.
A tendência é que os cibercriminosos usem, cada vez mais, recursos sofisticados para obter sucesso em seus golpes. “Por conta disso, os internautas precisam ficar muito atentos na hora de preencher dados ou clicar em links desconhecidos. Para não ser vítima desse tipo de situação é recomendável também contar com alguma solução de segurança com capacidade de detecção proativa”, finaliza Camilo Di Jorge.

Fonte: Jangadeiro Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário