Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ENTREVISTA - EDILSINHO ENTREVISTA O PRESIDENTE DO SITE R.COM E ORGANIZADOR DO RERIURIO EUDES RODRIGUES.

Foto: Edilsinho.net
Em entrevista ao Edilsinho do site edilsinho.net, Eudes Rodrigues esclarece fatos dos acontecimentos nos eventos no Rio, e também fala do inicio do ReriuRio, e a continuação dos eventos em 2013 com o novo prefeito de Reriutaba.
O mesmo também fala de sua candidatura em Reriutaba e projetos para a cidade.
Também fala de sua avaliação do prefeito atual e outros assuntos, como alguns comentários que estão havendo e repercutido muito em Reriutaba sobre os três eventos como: Reriu Pedras, Reriu Rio e Amanario.

Eudes, Como foi o inicio do Reriurio? Porque surgiu sua idéia do Reriurio?
E como começou todo esse movimento de encontro?Sobre os eventos ReriuRio, Reriu Pedras e Amanario você acha que o próximo prefeito irá continuar, e por que?
.
EUDES: Olha Edilsinho, O Reriurio iniciou em 2007 quando o prefeito Osvaldo Lemos esteve na Rocinha no bar Reriutaba, unido de alguns reriutabenses que na ocasião eu estava lá, então eu cheguei até ele e falei: "Prefeito, vamos intensificar mais esse encontro, então ele me respondeu, sim e se quiser nosso apoio estaremos as ordens, pois nosso objetivo é encontrar nosso povo migrado para outras cidades, saber como eles vivem, o que fazem, etc".
.Então me veio a idéia do site reriutaba.com que reforçou ainda mais o evento, e como eu já freqüentava e a conhecia a Chiquita à muitos anos, desde a época do famoso " POEIRÃO", quando não existia essa estrutura que tem hoje na feira, na época agente tomava uma cerveja com tira gosto de tripa assada em  cima de uma caixa de cerveja por não ter espaço físico, e desde aquela época ela já tratava bem seus clientes que ela hoje conquistou com: vamos dizer assim, seu império nordestino, comparando o que tinha antes.
.Então eu falei com ela sobre um encontro de nosso povo em sua barraca e ela aceitou.
.O próximo desafio foi falar com a direção da feira pra ceder um espaço no palco para a apresentação dos nossos artistas da
terra, mas como todo começo é difícil, ele não aceitou os músicos se apresentarem, mas em meio a minha persistência a direção resolveu ceder meia hora pra se apresentar apenas um musico, mas no dia do evento a direção da feira viu ali muita gente então me cedeu mais espaço pra mais músicos, e como só tínhamos trazido dois artistas de Reriutaba, eles se apresentaram no palco.


EDILSINHO: E a idéia do nome RERIURIO, foi sua também?
.
EUDES:  A idéia do nome RERIURIO também surgiu na barraca da Chiquita, desta vez foi numa reunião na barraca entre eu e o irmão da Chiquita, o Leonel que hoje é gerente da barraca, antes de organizar o encontro eu fui a feira diversas vezes conversar com ele, e numa dessas conversas para encontrar o nome, ele me sugeriu que eu criasse o nome do encontro de RERIUFEIRA, por ser realizado na mesma.
Então na ocasião eu não gostei do nome porque direcionava especificamente na feira, e então eu sugeri a ele outro nome de nível RIO DE JANEIRO, porquê se um dia eu tirar o evento da feira, com o nome RIO eu poderia fazer em qualquer lugar do Rio,  então ele batei na mesa e me disse assim: Achei Eudes, achei o nome certo pro evento em cima de sua idéia, vamos colocar o nome do evento de RERIURIO, então eu lhe respondi: tai, vc focou o nome certo, dai pedi dois chopes pra nos dois e comemoramos o nome, então na realidade o nome RERIURIO foi idéia do Leonel encima de uma idéia minha.
EDILSINHO:
Então rapidamente liguei pro meu amigo BY MARTINS, hoje proprietário do site varjotahoje.com e guitarrista da banda Memórias do Sertão, O By Martins é um grande webdsigner e eu pedi a ele que criasse rapidamente uma logomarca de nome RERIURIO, ele foi o criador da logo. E hoje o RERIURIO e sucesso em todo Brasil por todos os reriutabenses.


EDILSINHO: Sobre os eventos ReriuRio, Reriu Pedras e Amanario você acha que o próximo prefeito irá continuar e por que?
.
EUDES: Olha Edilsinho, o Reriurio independente de política ou não ele vai sempre continuar, porque hoje alguns empresários falam comigo querendo se empenhar no projeto, mas quanto ao próximo prefeito, eu não vejo o porquê não continuar com a secretaria de cultura da cidade ajudando num evento desses que unem centenas de reriutabenses vindo de todo Brasil, então independente de política ou prefeito, acho importantíssimo a Secretaria de Cultura da Cidade está sempre presente num evento como esses. E quanto ao próximo prefeito, eu vejo que os candidatos a prefeito na cidade são todos de bons projetos, conheço os mais favoráveis ao povo e a idéia deles pro RERIURIO é melhorar cada vez mais.


EDILSINHO:Quanto ao Amanairio, primeiro encontro de amanaraienses no rio,
como foi a idéia e de quem partiu? E como foi de publico no inicio desse evento no Rio?
.
EUDES: O AmanaiRio já era um projeto que eu já tinha a muito tempo junto com os Amanaiarenses aqui no Rio, Diaer Oliveira e Toninho Barroso, queríamos fazer fora de época, mas com a idéia do Osvaldo Neto em fazer ele na época dos eventos, se tornou sucesso total de publico, apesar de ter sido o primeiro.
O Amanairio foi organizado por mim e Osvaldo Neto, e vamos dar continuidade porquê os amanaiarenses no Rio
gostaram muito e pediram pra continuar todo ano.


EDILSINHO:Quanto ao Reriupedras? Soubemos que houve desacertos entre os músicos, não se apresentaram, e quando Rick Boy foi se apresentar, os músicos que foram “levados” pela Prefeitura de Reriutaba se retiraram do evento, isso se confirma ou são só boatos? Assuntos estes, que tem repercutido muito em Reriutaba e está causando vários comentários. E por que foi divulgado em seu site que Rick Boy iria se apresentar e na hora não pode se apresentar? E por que não foi falado ao o outro organizador do evento que Rick Boy iria, isso se confirma?
.
EUDES: Olha Edilsinho, eu tenho um grande carinho e respeito e sou fá do meu amigo Rick Boy, sempre que vou em Reriutaba ele vai lá tocar um seresta comigo, nós nos conhecemos a muitos anos.
Quanto a não apresentação dele na feira, eu vou explicar: esse ano a direção da feira disponibilizou 2 horas e meia para os nossos músicos, porquê veio muitos artistas esse ano e eu deixei toda a programação com o Fco Ribeiro, porquê quando chego no evento, eu não olho a programação porque estou falando com todos os participantes na feira, afinal eu criei o evento e o publico são meus convidados por isso devo satisfação e agradecimento a todos presente, e outra é que cheguei na feira atrasado quase que 11 hrs, e quando eu cheguei ainda estava na entrega de medalhas no palco, e faltava quase que todos os artistas cantarem, e antes eu tinha falado pro Rick Boy que se houvesse tempo ele iria se apresentar, pois os artistas já estavam na programação do evento, tanto é que até o Amarildo também não deu tempo de se apresentar também, a confusão toda foi a quantidade de artistas e o tempo na feira que é pequeno.
Mas o Rick Boy entendeu minha situação e no dia seguinte fizemos uma seresta com ele e foi sucesso de publico.
E quanto ao ReriuPedras, eu sinceramente eu não vi nada disso, e até porquê eu não estava a frente esse ano da organização do ReriuPedras, mas fui eu quem apresentei o Rick Boy no palco do ReriuPedras, e ele cantou e o publico agradeceu, assim como gostaram de todos os artistas.
O Ric Boy no dia seguinte, chegou a mim e disse: Eudes, eu nunca estive tão feliz em toda minha vida vindo aqui pro Rio com sua ajuda.
 Eu agradeço ao Aguiar Neto por ter trazido o Rick Boy, e ao Osvaldo Neto que trouxe todos os artistas que se apresentaram nos evento, e por ter me ajudado desde o inicio do Reriurio e por ter me dado a idéia do Amanairio, eu serei grato ao Osvaldo Neto
por toda vida.


EDILSINHO: E quanto aos nossos músicos que se apresentaram no Reriurio o publico gostou? E a direção da feira também?
.
EUDES: Olha Edilsinho, minha preocupação era essa, porquê o ano passado o diretor cultural da feira MARABÁ, não se agradou muito com os músicos, mas esse ano ele me parabenizou por todos os artistas, ele falou que todos estiveram bons, e elogiou o trabalho do Ivan Viana dizendo que ele é uma riqueza cultural de nossa cidade, e também elogiou o teatro.
Nós estamos de parabéns com os artistas que temos.


EDILSINHO:Quanto a idéia do site, como foi que vc iniciou, ou teve mais alguém nessa história?
.
EUDES: O site surgiu na praça do Ivan em Reriutaba, na ocasião estávamos eu e o Fábio Marques conversando e ele me deu a idéia de criarmos um veiculo de comunicação na cidade que pudesse interagir com os reriutabenses fora da cidade também.
Então na época eu estudava Webdesigner e falei pra ele: Eu crio o site no Rio e vc me manda as matérias aqui da cidade.
Então eu criei o site no Rio e ele ficou me mandando as matérias, mas como não tínhamos recursos financeiros pra trabalhar, então ele arrumou um emprego com o Professor Teodoro na época e abandou as matérias e o site, e depois se dedicou a
secretaria de esportes da cidade, ficando eu sozinho ao ponto de querer acabar com o site totalmente.
E na época eu falei com o Osvaldo Neto se ele não queria ficar com o site e o Osvaldo Neto me falou: Olha Eudes, abandonar o site é você abandonar todo esse povo que vc conquistou nele, vc não pode sair do site, e disse também que através dele você poderá fazer um encontro. Encontro este surgido dois anos depois que foi o ReriuRio falado anteriormente, então o Osvaldo Neto também fez parte desse movimento de encontros, sem dúvida foi um dos idealizadores desse movimento.


EDILSINHO: Como você ver a administração do Prefeito de Reriutaba, Dr. Osvaldo Honório Lemos?
.
EUDES: Como todo prefeito, administrar uma cidade é muito difícil, mas ele enfrentou todas as barreiras e mudou a cara da cidade, tanto é que o povo reconheceu nas urnas e lhe reelegeu. Sem dúvida ele fez e ainda continua fazendo uma boa administração.


EDILSINHO: E a sucessão para prefeito de Reriutaba, qual o nome que você avalia entre os pré- candidatos que estão
disponibilizando seu nome aos Reriutabenses?
.
 EUDES: Eu não quero avaliar nenhum agora, mas sei que tem muitos bons ai que merece administrar nossa cidade.
E quanto a mim, eu espero contribuir com algo que seja de interesse do cidadão reriutabense, pois em 2013 estarei voltando para minha Reriutaba para somar forças com nossos conterrãneos.


EDILSINHO: Aqui em Reriutaba comenta-se que você tem pretensão de vim a lançar seu nome como candidato a vereador de Reriutaba e se caso for eleito quais os seus projetos para a melhoria de Reriutaba?
.
EUDES: Meus projetos para essa cidade são muitos, emprego, renda, qualidade de vida, saúde, segurança, educação, e turismo.
.Empregos: Trazer uma industria de Fortaleza para a cidade, pra poder gerar empregos direto interno.
.Agricultura: Construir uma CEASA, pois sabemos que os agricultores tem facilidade em ter os alimentos, mas tem dificuldades em comercializá-lo, com uma CEASA fica mais fácil a comercialização de seus produtos para outras cidades até mesmo pra capital.
.Saúde: Trazer bons médicos para a cidade, pois não basta só ter um bom hospital sem ter bons médicos, bons enfermeiros, bons técnicos de saúde, uma boa emergência, e ambulâncias de qualidade para transportar os pacientes dos municípios para a cidade ou para Sobral.
.Turismo: Fazer algo para atrair mais turistas para a cidade. Criar também uma secretaria de assuntos externos para quê possa manter contatos com os filhos de nossa cidade que migraram para grandes cidades do Brasil, e muito mais.
Facilitar os acessos aos nossos rios e cachoeiras e divulgar para nosso povo fora da cidade.
Assim teremos visitas mais constantes e atrair visitantes de outras cidades para gerar renda interna.
Criar balneários públicos nesses locais de visitação maior em época de inverno.
Não é só atrações de bandas e festa de padroeiro que trazem publico, eu escuto muito as pessoas dizerem aqui no Rio que não vão muito a cidade por não ter um local de turismo, um balneário com comidas bebidas etc. Porque não dar incentivo as pessoas para se estabelecerem nesses locais com comércios e divulgar tudo isso pra todo Brasil?
Pode ter certeza que iremos trazer pessoas de todo Brasil pra conhecer nosso rios e cachoeiras.
.Entretenimento: Levar Internet e tv a cabo com jogos ao vivo até mesmo junto uma tv comunitária transmitindo jogos de nosso novo
estádio a toda a população com preço popular, inclusive os municípios. Nota: esse tipo de serviço já existem em cidades do Ceará
bem menor que a nossa cidade, e já conheço empresas com autorga na ANATEL-CE pra explorar esse tipo de serviço, e quer explorar ele em Reriutaba.
Em conversa com alguns empresários no Ceara que tem autorga pra esse serviço, o custo com Tv e Internet de 5 mega em um único cabo, vai ficar em torno de menos de 50 reais, sem adesão e nenhum custo a mais.
.União: Criar mais associações nos municípios com a participação em massa da população local.
.Educação: Criar escolas técnicas com cursos profissionalizantes, faculdades para todos, ensino fundamental e médio gratuito, e cursos de inglês, informática, etc... Tudo gratuito para qualificação dos jovens no mercado de trabalhos futuros.
Ingressar o povo carente a universidade, e muito mais...
Transportes: Criar uma rodoviária decente com circulação de empresas de ônibus para diversos locais do estado.
Até mesmo legalização de transportes alternativos vindo dos municípios para a cidade e vice-versa.
.Enchentes: Criar política de prevenção a desastres naturais, não adianta criar projetos após as pessoas ficarem desabrigadas
e desalojadas. Tem que se fazer grandes projetos antes, criar galerias com bombeamentos, etc..etc...
.Segurança: Criar uma DP em cada município com uma viatura para cada. Seria uma espécie de pacificação nos municípios.
Criar uma central de monitoramento em toda a cidade para dar mais segurança a população, e sinalização urbana que é muito importante.
E monitorar todas as entradas principais da cidade, uma forma de identificar qualquer acontecimentos na cidade,
Eu visitei recentemente uma cidade aqui no Rio ( TRÊS RIOS ), lá a cidade é toda monitorada e o índice de criminalidade e furtos,
reduziu quase que 99%. Conversei com o prefeito de Três Rios, e o custo não é tão alto, comparando a outros gastos desnecessário na cidade.
.Limpeza Publica: Criar uma secretaria de ordem publica para fiscalizar não só quem suja as ruas, mas também a empresa licitada para colheita de lixos na cidade. Um visitante que encontra uma cidade limpa, ele sempre voltará a ela.


EDILSINHO: E por fim deixe suas considerações finais aos Reriutabeneses,
E todos os conterrâneos que moram em outros estados e no exterior?
.
EUDES: Ao povo da cidade, eu aconselho que nas eleições de 2012 sejam mais consciente e não vendam seu voto que e a sua arma de reivindicar seus direitos, analise cada proposta de nossos candidatos.
Quero dizer também que conto com a participação de todos para que possamos progredir mais em nossa cidade, e espero também a confiança de todos, e dizer ao povo de Reriutaba que tenham mais confiança nas pessoas que vêem de fora também, porque nós temos projetos trazido de fora para implantar em nossa cidade, a exemplo de tudo isso é a administração do governador do Rio, que trouxe todos os projetos do Rio de fora do pais, como a implantação das UPPS
que hoje deu certo na cidade, são frutos colhidos de fora da cidade, assim como nós temos bons projetos de fora
para implantar em nossa cidade, quem vive fora da cidade tem uma visão melhor de como melhorar a cidade, em emprego,
renda, qualidade de vida, saúde, segurança, educação, e turismo. Dizer também que o bom filho sempre volta a terra.
.A você Edilsinho, eu quero lhe parabeniza-lo pelo brilhante trabalho que vc vem desenvolvendo em Reriutaba, tanto na Internet como no Conselho Tutelar de Reriutaba, são pessoas iguais a vc que precisamos pra mudar nossa cidade.
E dizer também que foi um prazer em dar essa entrevista com você, me desculpando os erros de português aqui citado, sou sempre simples e uso palavras simples para entender melhor as pessoas simples como eu, não são palavras bonitas que faz boa admistração. Lembro-me de um certo político em nosso estado que quando subia no palanque pra fazer discurso não saiu nada porquê falava ruim, mas posso dizer sem me enganar que ele foi um dos melhores políticos no estado do Ceará, e que muito fez pelo estado. O nome dele todos lembram, Vigilio Tavora.
.E quanto ao povo reriutabense fora da cidade, continuem acreditando em sua capacidade de vencer na vida, sem fé não somos nada. Um grande abraço a todos de Reriutaba e aos conterrâneos de todo Brasil, e obrigado mais uma vez pela presença no quinto ReriuRio.
Eudes Rodrigues.

Fonte: Edilsinho.net  


Nenhum comentário:

Postar um comentário