Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

RERIUTABA - 1º ENCONTRO SÓCIO CULTURAL PREVENÇÃO AO HIV/AIDS.

1º Encontro Sócio Cultural Prevenção ao HIV/AIDS em Reriutaba
Foto: Edilsinho.com
Ontem dia 08 de Dezembro de 2011,  por volta de  19:30min realizou-se  o 1º Encontro Sócio Cultural Prevenção ao HIV/AIDS, no posto de saúde (ao lado da estação ferroviária), tendo o objetivo  de despertar e desenvolver ações que venham apoiar a assistência dos usuários dos SUS em todas as categorias de orientação sexual e identidade de gênero  na prevenção de DSTs e HIV/AIDS em Reriutaba. Estavam presentes Conselheiros Tutelares, o secretário de Cultura Chiquinho Carnaúba, a Psicóloga da secretaria de saúde Dra. Patrícia e  várias pessoas da sociedade em geral.
 O encontro foi realizado através da Secretaria de Saúde através dos profissionais daquela instituição. A frente estava Neide Paulo e Euzimar.
Foram abordados dados sobre a situação de Reriutaba que é bastante preocupante, foram exibidos vídeos e imagens das doenças sexualmente transmissíveis  que são contraídas  por o  não uso do preservativo.
Segundo a Coordenadora do projeto em Reriutaba, Neide Paulo, será  um grande desafio  para que todos se conscientizem que devem usar o preservativo  nas relações sexuais, e também para que acabem as desigualdades sociais. Mas para isso o projeto se estenderá pelas escolas e acontecerá sempre 01 vez em cada mês.
Neide Paulo fez ainda uma vasta explanação sobre  as formas de transmissão do  HIV,que são as seguintes:
Sexual – Anal, Vaginal, Oral
Sanguínea – Transfusão Sanguínea e de Hermoderivados, Compartilhamento de seringas, Acidentes com objetos perfuro- cortantes .
Vertical – Placentária e aleitamento.
Ainda relatou como a AIDS não se pega:
Aperto de mão ,abraço,beijo no rosto, sorriso,carinho, tosse/espirro, saliva, suor, lágrima, pratos, talheres, copos,vestuário,piscina, picadas de insetos, vasos sanitários, banheiros, chuveiros, cadeiras, bancos, assentos, toalhas, sabonetes, doando sangue.
Em seguida foi mostrado um vídeo aos presentes e  servido um lanche.
“O respeito é um valor, um compromisso individual e coletivo, que é promovido pelo exemplo e de boas ações”.  Neide Paulo.

Fonte: Edilsinho.com

Veja as fotos:
 
Fotos: Edilsinho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário