Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

JUSTIÇA - OAB-CE IRÁ ENTRAR COM AÇÃO CONTRA INTERNAUTA ACUSADA DE PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS.

Foto: Jangadeiro Online.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) informou nesta sexta-feira (9) que está reunindo evidências que constatam a xenofobia expressada pela internauta gaúcha, Sophia Fernandes, de 18 anos, na rede social Twitter.
A OAB-CE pretende entrar com uma notícia-crime para que Sophia responda judicialmente pelo crime de racismo. De acordo com a Ordem, as constatações serão enviadas ao Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.
Entenda o caso.
A usuária identificada como Sophia Fernandes (@SophiaofDreams) começou a postar desde a quinta-feira (8) agressões e provocações contra nordestinos.
A conta da estudante já tem quase 40 mil seguidores.
Uma das mensagens mais agressivas foi postada no final da manhã da sexta-feira (9): “Não me acho uma pessoa “Superior” ao povo nordestino.. porque na realidade.. nordestino não é gente né?”
Outros casos
Esta é pelo menos a quinta vez que os nordestinos sofrem preconceito pelas redes sociais. Em outubro os nordestinos, principalemnte os cearenses, foram vítimas de preconceito de internautas de outra regiões do país, por conta da polêmica envolvendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ameaças e termos pejorativos que começaram ser veiculados em redes sociais, como o Twitter.
Um deles diz: “se fosse eles, soltava um bomba no Nordeste, que matava quem antecipou a prova e todos os nordestinos”. Outra escreveu: “se esses nordestinos aprontarem ano que vem, eu jogo uma bomba nuclear lá”. A maioria são exemplos de demonstrações gratuitas de intolerância: “nordestinos de m****, que povinho inútil”.
No mês de maio, a internauta Carolina Beloni (@cah_cmb) publicou, no twitter, comentários preconceituosos acerca do atacante Magno Alves (ex-jogador do Ceará). O comentário dizia: “Magno Alves é a prova viva de que nordestino serve pra p**** nenhuma além de ser porteiro”.
Algumas dias antes do comentário de Carolina, a internauta Amanda Regis (@_AmandaRegis) também havia postado, na página pessoal dela no microblog, frases ofensivas sobre aqueles que nasceram no Nordeste. “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”, disse Amanda.
Em outubro de 2010, outro caso de preconceito contra nordestinos pelo Twitter também ganhou repercussão nacional. A estudante de Direito, Mayara Petruso, que mora em São Paulo, proferiu comentários ofensivos sobre o povo do Nordeste, logo após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República.
Da redação Jangadeiro Online

Fonte: Jangadeiro Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário