Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 22 de outubro de 2011

MUNDO - SATÉLITE ALEMÃO ROSAT DEVE CAIR NA TERRA ENTRE SÁBADO E DOMINGO.

Foto: O Globo.
RIO - O satélite científico alemão Rosat deve cair na Terra entre este sábado e domingo, informou o Centro Aeroespacial Alemão. Partes do equipamento, que pesa cerca de duas toneladas, podem sobreviver à reentrada na atmosfera e chegar à superfície com velocidades de até 450 quilômetros por hora. As chances de uma delas atingir algum dos 7 bilhões de habitantes do planeta foram calculadas em aproximadamente uma em 2 mil.
O Rosat era uma observatório espacial de raios-x lançado em 1990 e usado para pesquisar burancos negros e estrelas de nêutrons, tendo realizado o primeiro levantamento de todo céu nessa faixa do espectro. Ele originalmente estava previsto para operar por apenas 18 meses, mas o sucesso da missão fez com que só fosse desativado oito anos depois, em 1999. Desde então, porém, os cientistas não conseguem mais se comunicar com o satélite, mas mesmo se conseguissem ele não tem motores para que sua queda pudesse ser controlada.
O Rosat é o segundo grande satélite a reentrar na atmosfera terrestre nas últimas semanas. No fim de setembro, o Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), da Nasa, caiu no Oceano Pacífico.

Fonte: O Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário