Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 10 de setembro de 2011

RERIUTABA – CIDADE ESTAR ENTRE OS 103 MUNICÍPIOS CEARENSES QUE RECEBERAM TREINAMENTOS SOBRE O PSE.

Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Gestores recebem treinamento do PSE.
Gestores da saúde de 103 municípios receberam treino para se vincularem ao Programa Saúde na Escola. Criado em 2007, ele previne a saúde dos alunos e a diminui a evasão escolar.

Nas cidades do Crato, Região do Cariri e de Guaiúba, Região Metropolitana de Fortaleza, as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) já dão frutos. As ações iniciaram em 2009 e podem ser percebidas pelos professores das escolas conveniadas. “Os adolescentes já têm uma melhor compreensão de como prevenir uma gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis”, exemplifica Saionara Moura, integrante da Auditoria do Crato.
Secretários de saúde de 103 municípios do Ceará receberam treinamento, em Fortaleza, para elaborar projeto para o Programa Saúde na Escola. Resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e o da Educação, o programa une as pastas em prol de um bem comum: o reforçar a prevenção à saúde e a cultura de paz nas escolas.
O objetivo é minimizar a evasão escolar, capacitando profissionais para realizar promoção à saúde. “Prevenindo a gravidez, por exemplo, evitamos a evasão escolar. E mesmo para as meninas grávidas, nos mostramos a importância de se concluir os estudos”, aponta o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Willames Freire Bezerra.
Com 161 municípios selecionados para integrar o projeto, o treino deve acontecer em duas fases. Na primeira, ontem, o projeto de inscrição deve ser concluído até o dia 30 deste mês. A segunda etapa, que deve incluir as 58 cidades restantes, as secretarias de saúde e educação têm até o fim de outubro para inscreverem projetos. Fortaleza faz parte da segunda etapa.
Willames acumula a função de secretário da Saúde de Morada Nova e diz que o projeto prevê muito além da orientação dos adolescentes. “O projeto é dividido em quatro blocos e, se posto em prática, deve trazer muitos benefícios às cidades”.
O primeiro momento do PSE consiste na avaliação das condições de saúde, estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal, entre outros. O segundo deve trabalhar a promoção da saúde e da prevenção, com a construção da cultura de paz e combate à violência, consumo de álcool, tabaco e drogas. O projeto também prevê o treino de profissionais.
O financiamento para o projeto dependerá da quantidade de equipes do Programa da Saúde da Família de cada cidade. O valor de cerca de R$ 10 mil é multiplicado pelo número de grupos do PSF e aplicado uma única vez para realização de projetos unindo saúde nas escolas.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
As ações do Programa de Saúde nas Escolas visam a diminuição da evasão escolar por problemas nutricionais, hipertensão, gravidez precoce e outros problemas de saúde. O PSE foi criado em 2007 pela união dos Ministérios da Saúde e Educação.

Cidades das 103 escolas selecionadas:
Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Barro, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Cariré, Cariús, Catarina, Chaval, Choró, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio, Farias Britos, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, Granjeiro, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Horizonte, Ibiapina, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Marco, Martinópole, Meruoca, Milhã, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Pacatuba, Pacoti, Pacujá, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Pereiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Quixadá, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba, Russas, Santa Quitéria, Santana do Cariri, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Senador Sá, Sobral, Solonópoles, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Tururu, Ubajara, Umirim, Uruburetama,Uruoca e Varjota.

 
Fonte: Jornal O Povo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário