Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

CIÊNCIA - EXPLOSÕES INTERNAS NO SOL PROVOCAM TEMPESTADES QUE ATINGIRÃO A TERRA

Foto: Divulgação/Internet
Existe a preocupação de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos.
Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas atingirá a Terra na noite da próxima quinta, 18 e sexta-feira, 19. Segundo especialistas da área de monitoramento do clima espacial, existe a preocupação de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia possam ser interrompidos.
A tempestade pode gerar alterações no campo magnético do planeta. Essa interferência pode provocar alterações momentâneas em satélites, nas transmissões de rádio e até mesmo no sistema energético, mas não causará danos estruturais.
Mesmo assim, o evento já mostra suas consequências. Algumas companhias aéreas foram forçadas a desviar seus voos entre os polos.
Explosão solar dupla
Chamada de ejeção de massa coronal, a tempestade solar é gerada por explosões internas da estrela. Contudo, recentemente houve uma explosão dupla no Sol, fazendo com que os seus possíveis efeitos na Terra gerem preocupações entre os especialistas.
O Solar Dynamics Observatory, órgão da Nasa, detectou duas explosões de classe X na última terça e quarta (A classe X é o índice mais forte na escala). Devido ao fenômeno raro, o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) também soltou alerta sobre os problemas temporários que a tempestade pode causar.
Portal Brasil.

Fonte: Jornal O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário