Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 13 de abril de 2014

INVERNO - RIO ACARAÚ TEM A MAIOR CHEIA DESTE ANO E BENEFICIA DIVERSOS MUNICÍPIOS

Foto: Roscileide Marques
O Rio Acaraú recebeu uma das maiores cheias deste ano depois das últimas precipitações chuvosas. A cheia deixa a todos satisfeitos, não somente o homem do campo que vive da agricultura e as comunidades ribeirinhas que se sustentam da pesca.
As chuva tem ajudado a diminuir a preocupação que existe no momento com relação ao volume baixo dos reservadores no Ceará, já que tudo indica que teremos uma boa safra e o pasto está praticamente garantido.
Necessitamos também de rios e açudes cheios, de onde advêm nossas fontes do abastecimento de água para o consumo humano.
Pego como exemplo o principal reservatório da região norte e noroeste do estado do Ceará, o açude Paulo Sarasate (Açude Araras), localizado na cidade de Varjota Ceará, de lá sai o abastecimento da cidade de Ipu.

As últimas informações dão conta de que o açude está com 20% de sua capacidade. A boa notícia é que o Rio Acaraú que banha várias cidades do Ceará também deságua no açude Araras.
Açudes cearenses beneficiados pelo Rio Acaraú
Nesta bacia estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: Edson Queiroz e Forquilha em Santa Quitéria, Aires de Sousa (ou "Jaibaras") em Sobral e Paulo Sarasate (ou "Araras") que está construído sobre o leito do Rio Acaraú e cuja barragem está localizada no limite dos municípios de Varjota e Santa Quitéria.
O topônimo "Acaraú" é de origem tupi, sendo resultado da fusão de carás (cará) e 'hu (rio), significando, portanto, "rio das garças."
Fotos: Roscileide Marques)

Fonte: Netcina (Com informações do Repórter Francisco José)
Vejam mais:
Fotos: Roscileide Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário