Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 19 de abril de 2014

INTERNACIONAL - TREMOR DE 7,2 GRAUS ATINGE O MÉXICO, MAS NÃO DEIXA VÍTIMAS

Foto: Yuri Cortez/AFP/O Povo
Houve variações no mar de até 40 centímetros, mas sem alerta de tsunami. Mexicanos e turistas relataram pânico durante o terremoto.
Um terremoto de 7,2 graus sacudiu, na manhã de ontem, a Cidade do México e a turística Acapulco, provocando cenas de pânico, danos em prédios e estradas, mas sem deixar vítimas. O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calculou a magnitude do tremor em 7,2 graus, enquanto o Serviço Sismológico Nacional do México (SSN) estimou em 7 graus na escala de momento (usada para medir a magnitude dos terremotos em termos de energia liberada).
O coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, informou sobre variações no mar de no máximo 40 centímetros, mas não houve alerta de tsunami, embora a hipótese tenha sido cogitada.

O tremor foi sentido com força na região central do México, incluindo a super povoada capital, e em regiões do leste, como Veracruz, e do sul, como Guerrero, Oaxaca e Chiapas.
Prejuízos e depoimentos
Na capital mexicana, o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios. No bairro central da cidade foram registrados cortes de energia elétrica e janelas de prédios quebradas. “Os móveis se moveram e caíram meus CDs da torre de discos. Corri do apartamento e esqueci as chaves”, disse Angélica Lasso, 30 anos, após abandonar um prédio de três andares.
Helicópteros sobrevoavam a capital mexicana em busca de possíveis danos, enquanto o aeroporto e o metrô funcionavam normalmente.
Em Acapulco, o terremoto provocou momentos de pânico e também a saída de turistas dos hotéis, que estavam lotados devido ao feriado da Semana Santa. “Estávamos nos preparando para o café da manhã no restaurante do hotel quando o chão começou a tremer. Corremos para a rua descendo as escadas desde o quinto andar e ficamos muito assustados”, disse a turista Elia Núñez.
Em 1985, um terremoto de 8,1 graus destruiu parte da Cidade do México, matando 3.700 pessoas, segundo dados oficiais, mas organizações civis afirmam que o tremor deixou mais de 20 mil vítimas. (Das agências de notícias).

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário