Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

FORTALEZA - PACIENTES SÃO FLAGRADOS EM MACAS EM CORREDORES DE HOSPITAL.

Foto: G1 CE.

Setores de pós-operatório e de emergência estão superlotados no IJF.
Conselho Regional de Medicina fez relatório sobre atendimentos no hospital.

Imagens feitas com uma câmera escondida pela TV Verdes Mares flagraram dezenas de pacientes espalhados em macas pelos corredores do Instituto José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza. O vídeo mostra a superlotação da unidade 11 do hospital, onde fica o setor pós-operatório. No espaço da emergência, o atendimento é feito nos corredores, independente do caso, devido ao grande número de pacientes.
Relatório
O Conselho Regional de Medicina admite a superlotação nos hospitais e diz que realiza todos os meses, vistorias no IJF e no HGF. A mais recente foi feita na sala de recuperação do pós-operatório do IJF e o relatório vai ser enviado até sexta-feira (27) para direção técnica do hospital, Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública e Secretarias de Saúde Municipal e do Estado.
Entre os pontos destacados no relatório pelo conselho está a falta de equipamentos. Os fiscais teriam visto até três pacientes monitorados pelo mesmo aparelho. Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina, Ivan Moura, os hospitais devem contratar pelo menos a curto prazo leitos em hospitais privados e ampliar a rede conveniada.
O IJF informou em nota que, por ser o único hospital de referência no atendimento a traumas, atende além da capacidade. Segundo a direção do hospital, o que deveria ser feito é a reestruturação da rede de saúde em todo o estado o que diminuiria 50% a quantidade de pacientes do interior levados para atendimento no IJF. Ainda de acordo com o hospital, já foi firmado convênios com instituições privadas para a constituição de uma rede de leitos de retaguarda.

Fonte: G1 CE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário