Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 1 de outubro de 2011

RERIUTABA - MENSAGEM DO CONSELHEIRO TUTELAR EDILSINHO AOS PAIS.

Mensagem do Conselheiro Tutelar de Reriutaba Edilsinho  aos pais.
Foto: Edilsinho.com
Hoje em pleno século 21 muitas coisas mudaram, como por exemplo: o relacionamento dos jovens. Antigamente se namorava com mais idade, hoje em muitos casos já se namora desde os 10 anos e alguns pais acham isso tudo normal. Liberam seus filhos para bailes, festas e outras diversões, que não condiz com a realidade de hoje. Tudo isso contribui para que este jovem fique vulnerável a vários tipos de problemas que maculam a nossa sociedade.
Anteriormente, se namorava sério, e as vezes com os pais das meninas sempre por perto para vigiar. Hoje vemos um relacionamento muito curto que se chama pelos jovens de "Ficar", e muitas vezes esse relacionamento dura  horas, a pessoa que está "ficando" pode escolher outras garotas ou garotos para “ficar” ao mesmo tempo. E na maioria das vezes alguns pais sabem e outros não sabem, e o que notamos é que os jovens de hoje acham que ficar escondido é bem melhor e podem ficar “livres” dos pais por estarem dando palpites em seus relacionamentos.
Na maioria dos casos, poucos pais ao conversarem com seus filhos perguntam algo, como por exemplo,  Com quem você está namorando? E o horário para chegar em casa estar certo? Com quem você está tendo amizades? Coisa que não se ver mais nos dias de hoje, raramente ouvimos falar de algum pai ou mãe questionando seus filhos a respeito destes assuntos. O que estamos vendo são muitos jovens sem perspectiva de vida e caminhando para caminhos sem volta.
Além destes assuntos podemos constatar que em nosso município, jovens começam a sua vida sexual muito novo(a) e daí na maioria dos casos as meninas pegam uma gravidez indesejada e boa parte é uma criança cuidando de outra.  E na maioria das vezes a criança fica sob a responsabilidade dos pais e os filhos novamente continuando na vida que querem, que é sem fazer nada no dia-a-dia.
  E o vírus do HIV que já matou muitos jovens em todo Brasil, as doenças sexualmente transmissíveis, as drogas, coisas que muitos jovens não temem mais, e sabemos que tudo isso é uma questão de conscientização e o principal interlocutor para passar todos estes questionamentos é a família, que é a nossa maior instituição. Ela muitas das vezes se torna omissa por ver as coisas acontecendo e não  tomam nenhuma atitude.
Muitos pais costumam “cobrar” muito de seus filhos.  Mas na prática, será que está acontecendo no dia-a-dia, como ta sendo o seu tratamento para com seu filho dentro de casa, será que o relacionamento estar sendo satisfatório entre pai e mãe?
Muitos pais acham que pai é só aquele que garante o sustento da família, e paga as contas no final do mês, e a mãe é só aquela que mantém a casa limpa, lava as roupas de todos da família e garante um almoço e um jantar para seu esposo e filhos quando chegam em casa. Será que não ta faltando nos pais se aproximarmos mais de DEUS, frequentar a igreja, procurar levar nossos filhos para este caminho, pois sabemos que através da religião, conseguimos êxito e resultados satisfatórios a nossa família.
É bom refletir, pois sabemos que nossas atitudes contribuem e muito para o futuro de nossos filhos, pois devemos acreditar sempre em uma sociedade justa, onde todos os valores sejam priorizados, principalmente o de nossos filhos.
E devemos nós, pais encarar a realidade de nossos filhos, e deixarmos de passar a responsabilidade que é nossa, para o Juiz, promotor, Conselho Tutelar e outras instituições que trabalham com criança e adolescente, sendo que estas instituições é somente um complemento para a ajuda no dia-a-dia de nossos filhos.  Pois dessa forma estamos contribuindo para num futuro bem próximo termos que se deparar com sérios problemas e nestes problemas poderão estar nossos filhos.
Então vamos deixar de dar total “autonomia” para nossos filhos, pois vamos sempre presenciar fatos que só nos fazem sofrer e destroem o melhor que é a vida.

Fonte: Edilsinho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário