Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

BARBALHA - TRIO INVADE FÓRUM, RENDE PM E LEVA ARMAS

Foto: Diário do Nordeste
Foi a segunda ação registrada em dois dias, e a primeira no ano em que armas de fogo foram roubadas.
Barbalha/Fortaleza Em apenas dois dias, os Fóruns das cidades de Jardim e Barbalha, ambos na região do Cariri cearense, foram invadidos por criminosos. No primeiro, nada foi levado. No segundo, os assaltantes renderam um policial militar do Batalhão de Segurança Patrimonial e fugiram levando armas de diferentes calibres.
Conforme o diretor da 1ª Vara da Comarca de Barbalha, a 550Km de Fortaleza, Carlos Henrique Amorim de Oliveira, o local era vigiado por dois policiais. O trio teria aproveitado o momento em que um deles saiu para se alimentar.

Os bandidos arrombaram a porta e subtraíram diversas armas. Drogas, processos e arquivos não foram levados pelo bando. Antes de fugir, o trio prendeu o policial na cozinha do prédio. "O militar nos disse que não pode identificar os acusados pois ele foi rendido pelas costas e a todo momento ficou na frente dos criminosos", acrescentou.
Conforme o policial informou à direção, os assaltantes estavam "tranquilos". "Ele nos disse que os três estavam armados, mas não agiram com violência em nenhum momento", contou Carlos Henrique Amorim.
A direção do Fórum disse, ainda, que está realizando um levanto para precisar a quantidade de armas roubadas. Até o fechamento desta edição, o número não havia sido informado.
Na cidade de Jardim, a 490 km de Fortaleza, a grade de uma janela lateral do Fórum foi arrombada e criminosos entraram no prédio. O caso ocorreu no fim de semana, porém, só foi percebido na segunda-feira (21), quando servidores chegaram ao local para o trabalho. Não houve registro de nenhum material roubado. No ano passado, o mesmo Fórum foi furtado duas vezes. Em setembro, os criminosos levaram algumas armas e uma pequena quantia em dinheiro. Três meses depois, o local foi novamente invadido. Antes de fugirem com levando dinheiro, os ladrões deixaram um aviso na porta: "Fórum paia, não tem nada". Diferente do Fórum de Barbalha, o de Jardim possui circuito interno de segurança. A Polícia Civil já está com as imagens para tentar identificar os responsáveis pela invasão.
Cuidados
O chefe da assistência militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), major Wilson Melo, salientou que medidas de segurança estão sendo tomadas para evitar ações semelhantes em outros fóruns das comarcas do Interior do Estado. O oficial ressaltou que em Barbalha foi o primeiro caso de armas roubadas de dentro de Fórum neste ano.
"Foi uma fatalidade. Havia um policial lá, e o Poder Judiciário está desenvolvendo, junto à Comissão de Segurança, projetos para minimizar qualquer risco de extravio", afirmou.
Conforme explica o major, semanalmente uma equipe é designada para recolher as armas nos fóruns, mediante solicitação dos magistrados. "Elas são recolhidas e encaminhadas ao Exército par a destruição. A Comarca de Barbalha ia fazer a solicitação, estavam catalogando", disse.
Neste ano, 7.602 armas já foram destruídas, conforme o TJCE. Em todo o ano de 2014, o número foi de 9.200 armas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário