Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 9 de maio de 2015

DENGUE - CEARÁ SOFRE EPIDEMIA EM 17 MUNICÍPIOS, APONTA BOLETIM

Foto: Reprodução/TV Globo/G1
Dezessete cidades têm mais de 300 casos da doença por 100 mil pessoas.
Ceará registrou quatro mortes pela doença em uma semana.
O Ceará registra também 7.952 casos confirmados da doença em 22 cidades, segundo o boletim de epidemiologia divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Alcântaras, Arneiroz, Barbalha, Catarina, Coreaú, Eusébio, Hidrolândia, Ipu, Jardim, Jucás, Mucambo, Ocara, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, São Gonçalo do Amarante e Trairi tem incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes, o que configura surto epidêmico.

O estado resgitrou quatro mortes em consequência da dengue em uma semana, elevando para nove o número de óbitos pela doença no estado em 2015. No ano passado, 53 pessoas morreram devido à doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Ceará está em situação de alerta para a ocorrência de epidemia. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. Fortaleza também é uma das capitais em alerta, segundo o Ministério.
O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.
Controle
Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Fonte: G1 CE
Vejam mais:
G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário