Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 13 de março de 2014

AQUIRAZ - ADOLESCENTE DE 15 ANOS MORRE APÓS CAIR DE JET SKI

Foto: Alex Costa/DN
Os dois rapazes, donos do equipamento, não prestaram socorro e fugiram do local depois que a adolescente caiu.
A estudante Rayane da Costa do Nascimento, 15, morreu, no fim da noite de terça-feira, após cair de um jet-ski que tentava pilotar, na Lagoa do Catu, em Aquiraz. Segundo testemunhas do fato, a adolescente, que estava no quarto mês de gestação, não sabia nadar, nem quis usar o colete salva-vidas.
O corpo dela só foi encontrado na manhã de ontem. Testemunhas relataram aos parentes e à Polícia que a garota, chegou ao local acompanhada de uma amiga, identificada apenas pelo apelido de "Branquinha" e mais dois rapazes, que estavam em uma Hilux de cor preta, equipada com um reboque para transportar o jet ski.

A Polícia obteve informações que os quatro ficaram em uma barraca e consumiram peixe frito, ovos de codorna e refrigerantes até por volta das 18 horas, quando Rayane da Costa teria pedido para pilotar o jet ski. Um dos rapazes teria entregue a chave e a garota e ela entrou na água com o equipamento.
No momento em que a jovem acionou a chave do jet ski, a moto aquática deu um solavanco e a adolescente caiu, desaparecendo de imediato na água. Os rapazes correram para dentro da lagoa, recolheram o veículo e deixaram o local sem prestar socorro à vítima.
Mãe
A dona de casa Imaculada do Nascimento, mãe da adolescente, contou que a filha estava em casa, quando, por volta de 16 horas, "Branquinha" a chamou para ir à lagoa. "Disse que ela ficasse em casa, pois precisava estudar. Ela saiu e falou que voltava logo", relatou. A mãe da estudante acrescentou que à noite, uma vizinha foi à casa dela avisar que Rayane tinha morrido na lagoa. Imaculada do Nascimento foi à casa de "Branquinha", mas ela não estava. "Nem pra dizer o que tinha acontecido, ela não teve coragem", disse.
Ao tomar conhecimento do acidente fatal, o titular da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, Tarcísio Coelho, foi ao local e iniciou as investigações.
Sobre os rapazes que chegaram com as garotas, sabe-se que um deles se chama Mateus. Ninguém anotou as placas da Hilux de cor preta. Os proprietários da barraca (nomes não revelados) onde os quatro estavam contaram que o local é visitado regularmente pela Marinha do Brasil, responsável pala fiscalização do uso de jet skis. O comandante Saunders, da Capitania dos Portos, informou que a fiscalização é constante nos pontos de grande concentração de praticantes de esportes náuticos.
Habilitada
O oficial explica ainda que para pilotar o equipamento, a pessoa precisa ser habilitada. O jet ski também precisa ser cadastrado junto à Capitania dos Portos. Quem tiver dúvidas sobre as normas para pilotagem de embarcações pode acessar o site http://www.dpc.Mmr.mil.br.
De acordo com a nova norma, de julho de 2012, até quem tinha habilitação foi obrigado a submeter-se a novo teste prático. Quase todos os proprietários de barracas na Lagoa do Catu possuem coletes salva-vidas, que são oferecidos aos banhistas que se aventuram a passear em jet skis.
Outro caso
No dia 11 de setembro de 2009, a modelo Bruna Stephanie de Sousa, 22, morreu, a após cair de um jet ski, na Lagoa do Banana, em Caucaia. A amiga dela, Edezyane Moura, saiu lesionada. O delegado Valdir Passos, então titular do 31º DP (Cumbuco), indiciou uma amiga da modelo por homicídio culposo (quando não existe intenção de matar), pois ela não era habilitada.
Fernando Barbosa
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário