Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 6 de janeiro de 2013

MUNICÍPIOS - APRECE FAZ ESTUDO DA SITUAÇÃO NO CEARÁ.

Foto: Google Imagens.
Durante a troca de gestores municipais, têm sido historicamente comum denúncias sobre a situação em que as prefeituras foram entregues pelo administrador anterior. Neste ano, há reclamações, por exemplo, de falta de informações, dívidas, atraso no pagamento de funcionários e mesmo depredação do patrimônio público. Diante dos problemas, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) diz estar fazendo um diagnóstico da situação para desmistificar casos ou intermediar soluções.
A presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, lembra que, antes da posse, orientou que os gestores realizassem um processo de transição, mesmo informalmente, para estabelecer um diálogo entre aqueles que estavam entregando o mandato e os que assumiriam a partir deste mês. "Inclusive, incentivamos que criassem projeto de lei pra regulamentar a transição", declara. Mesmo assim, em vários municípios, os gestores não trocaram informações sobre as prefeituras.

Para Eliene Brasileiro, o problema do desmonte de prefeituras vem sendo reduzido no Ceará, mas a crise financeira de 2012 atrapalhou o último ano de mandato dos prefeitos. "Os gestores ficaram em um dilema porque a receita não era suficiente para cumprir tudo. Então, eles ficavam sem saber se pagavam funcionário ou fornecedor. Muitas decisões dessas dão impressão que era desmonte, quando não existia mesmo o recurso, já que a despesa aumentou e a receita caiu", explica Eliene.
Neste primeiro momento do mandato, a presidente da Aprece recomenda que os novos gestores ajam com muita cautela. "Eles devem conhecer a receita que vão ter disponível, procurar manter folha de pagamento enxuta e gastar o que realmente têm", sugere.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário