Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

INTERNACIONAL - NASA MOSTRA VÍDEO DO VESTA, 53 VEZES MAIOR QUE O ASTEROIDE QUE MATOU OS DINOSSAUROS.

Foto: Divulgação/DN
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou nesta sexta-feira (31) o primeiro vídeo mostrando em 360º o asteroide (ou protoplaneta, segundo alguns astrônomos) Vesta, que mede cerca de 529 km de diâmetro e é o segundo maior do Sistema Solar.
Para se ter uma ideia do tamanho do corpo celeste, basta dizer que ele é 53 vezes maior que o asteroide que se chocou com a Terra e matou os dinossauros, há 65 milhões de anos, e cerca de 1/7 do diâmetro da Lua e 1/24 do diâmetro da Terra.
Um eventual choque com o nosso mundo destruiria todas as formas de vida e possivelmente o próprio planeta deixaria de existir como o conhecemos. Felizmente para nós Vesta orbita entre Marte e Júpiter a cerca de 200 milhões de quilômetros de distância do “Planeta Azul”.
O astro foi descoberto em 1807 pelo astrônomo alemão Heinrich Olbers, embora em alguns períodos ele possa ser observado a olho nu. O ano em Vesta é equivalente a 3 anos e oito meses terrestres e o dia dura cerca de 5h20min. A temperatura máxima é de -3ºC e a mínima de -188ºC.A gravidade é 40 vezes menor que a nossa.
Ou seja uma pessoa que pesa 80 quilos na Terra sentiria que pesa apenas 2 quilos em Vesta. A composição mais provável é de níquel e ferro em seu núcleo, olivina em seu manto e basalto na superfície, o que o torna relativamente parecido com o nosso planeta, embora não tenha sido encontrada atmosfera ou água.
Os dados foram coletados pela sonda espacial Dawn que foi lançada pela Nasa em 27 de setembro de 2007 e chegou a Vesta em 16 de julho de 2011. Após concluir sua missão naquele asteroide em julho deste ano, a nave segue agora para o maior asteroide, Ceres, que mede 974 km de diâmetro, onde deve chegar em fevereiro de 2015. 
                                        
Fonte: Diário do Nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário