Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sábado, 26 de novembro de 2011

EPIDEMIA - GRIPE SUÍNA PODE TER ATACADO MAIS DE 90 PESSOAS EM PEDRA BRANCA.

Sintomas da gripe suína
Foto Ilustrativa - Google Imagens.

Surto da doença foi confirmado após análises da Secretaria de Saúde do Estado.
A população de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará, está preocupada com um surto do Vírius H1N1 no município. Na última quarta-feira (23), cinquenta alunos do CEFET, do município, tiveram complicações respiratórias. No dia seguinte, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve no local para começar as análises preliminares.
Foram colhidos material para análise e, de acordo com o Laboratório Central de Análises (LACEN), ficou constatado que onze, dos dezoito casos analisados, deram positivo para o vírús.  Além disso, duas pessoas chegaram a ser internadas no Hospital do Municipal mas já foram liberadas. O diretor do Hospital São José, o médico Anastácio Queiroz, que fez parte do grupo que visitou o município, informou que 92 alunos da escola técnica estiveram expostos ao vírus H1N1.
De acordo com o a Secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Parente, a SESA já disponibilizou o medicamento conhecido como Tamiflu para combater o surto da doença no município. 
A titular da saúde de Pedra Branca informou ainda que a população não deve ficar preocupada, mas que medidas de higiêne devem ser adotadas por todos, como lavar as mãos ao cumprimentar uma pessoa, não frequentar locais fechados, se possível utilizar máscaras e, o principal, ao início de qualquer sintoma da doença procurar imediatamente um médico.

Veja Também:
Secretaria de Saúde envia grande quantidade de Tamiflur à Pedra Branca
Medicamento será utilizado para evitar novos casos de gripe suína na região.
O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonseca, anunciou o envio de grande quantidade do medicamento Acetamivir ou Tamiflur ao município de Pedra Branca, onde foram confirmados 11 casos do vírus H1N1 (gripe suína).
Manoel Fonseca afirmou ainda que de todos os casos suspeitos, apenas duas pessoas tiveram que ser observadas com maior atenção, mas liberadas em seguida. Ainda segundo Fonseca, durante a última campanha contra a gripe suína realizada em Pedra Branca, 93,5% das crianças menores e 95,41% dos idosos foram vacinados.
A campanha também atingiu 66% dos trabalhadores de saúde e 45% das grávidas, ou seja, a grande maioria dos atingidos foram adolescentes.

Fonte: Ceará agora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário