Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 1 de maio de 2015

EM JERICOACOARA - PESCADOR MORRE APÓS ENCONTRAR POSTO SEM MÉDICO

Foto: VC Repórter/DN
A Secretaria de Saúde de Jijoca de Jericoacoara informou que, por conta da carga horária médica estabelecida por contrato, as sextas-feiras é o dia da ausência do profissional responsável pelo posto de saúde em questão.
Um pescador de 42 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (1º), ao esperar por atendimento médico num posto de saúde em Jericoacoara, distante 287 km de Fortaleza. Francisco Agemeu André Pereira foi levado ao local, que fica a cerca de 200 metros de sua residência, após cair de bruços enquanto estava em casa.
De acordo com o pai dele, Francisco Albanito Pereira, de 66 anos, ao chegar ao posto de saúde, os familiares depararam-se com a ausência de médicos.
As enfermeiras presentes no local tentaram fazer a reanimação, até que uma ambulância teria chegado para levá-lo à sede do município de Jijoca de Jericoacoara. No caminho, contudo, Francisco Agemeu não resistiu.
Francisco Albanito declarou que o filho havia procurado um médico em Jijoca há um mês, por conta de problemas de saúde relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Desde então, entretanto, Agemeu teria parado de beber.
A família ainda não sabe a causa exata da morte do pescador e aguarda a chegada de um médico ao posto de saúde de Jijoca de Jericoacoara, onde o corpo se encontra. O velório ocorrerá na casa de Francisco Albanito Pereira, localizada próximo à entrada de Jericoacoara. O pescador deixa seis filhos, dois dos quais ainda menores de idade.
Resposta
A Secretaria de Saúde de Jijoca de Jericoacoara informou, por meio de nota, que o relato da irmã do paciente ao buscar socorro foi de que ele já havia sido encontrado inconsciente. A ambulância foi acionada e fez a remoção do paciente até o posto de saúde, onde foi recebido pela equipe de plantão, que detectou o óbito.
Ainda segundo a nota, o posto de saúde de Jericoacoara conta com um médico credenciado pela Provab, que trabalha com carga horária médica de 32 horas semanais e 8 horas de atividades acadêmicas, sendo sexta-feira o dia de ausência do médico. O posto, nesse caso, deveria permanecer fechado, mas, em face da importância turística de Jericoacoara, é mantido aberto com equipe capacitada para dar os primeiros socorros.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário