Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

NO NORDESTE - MINISTÉRIO DA SAÚDE INVESTIGA VIROSE MISTERIOSA DESDE FEVEREIRO

Foto: Alex Costa/Diário do Nordeste
Doença tem sintomas parecidos com sarampo, rubéola, chikungunya e parvovírus.
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Do Ministério da Saúde, monitora, desde o fim de fevereiro,o registro de casos de doenças infecciosas, incluindo a virose misteriosa, registrada na Região Nordeste. O Ministério realiza investigações e monitoramento de campo em colaboração com as secretarias dos municípios do Nordeste, inclusive o Ceará.
Segundo informações repassadas para o Ministério da Saúde, até o momento foram identificados 6.807 casos da doença exantemática naquela região.
Vale ressaltar que não há registro de casos graves ou óbitos pela doença.
Os sinais e sintomas mais frequentes são exantemas (manchas vermelhas) e prurido (coceira). Em menor proporção, foram notificados casos com febre baixa ou sem febre, acompanhados ou não de dor de cabeça, dor ou inchaço nas articulações e dor muscular. A faixa etária de 20 a 40 anos foi a mais acometida. Porém há relatos de pacientes com quatro meses de vida e outro com 98 anos de idade.
A doença exantemática não especificada não é um agravo de notificação compulsória e os relatos de possíveis casos no Ceará não suscitaram manifestação por parte dos municípios ou não são relevantes para a inclusão do Estado no levantamento epidemiológico padronizado proposto pelo Ministério da Saúde, de acordo com a SVS.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário