Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CEARÁ – ESTADO TEM 23 MUNICÍPIOS EM 'COLAPSO HÍDRICO', DIZ MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO

Foto: Divulgação/G1 CE
Em todo o Nordeste, são 56 cidades com escassez hídrica extrema.
Cidades vão ser atendidas com ações emergenciais do Governo Federal.
Dos 56 municípios do Nordeste atualmente em "colapso hídrico", 23 estão localizados no Ceará. Na manhã desta quarta-feira (1º), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou no Palácio do Planalto, em Brasília, após reunião interministerial, que esses centros urbanos do Nordeste passarão a ser atendidos com ações emergenciais para o enfrentamento à escassez hídrica. Occhi disse que há racionamento no fornecimento de energia nos municípios em colapso e em, algumas cidades, a população tem serviço de abastecimento de água a cada 15 dias.

A lista está sendo fechada com os municípios para confirmar as informações repassadas pelos estados, uma vez que o número total a ser atendido pode variar de acordo com a situação climática local.  A indicação inicial dos municípios feita pelos estados ocorreu a partir de uma preocupação do Governo Federal em mapear a situação hídrica na região para eventual apoio aos governos. Os municípios são dos estados de Alagoas (2), Bahia (5), Ceará (23), Paraíba (15), Pernambuco (2) e Rio Grande do Norte (9).
“Identificamos 56 cidades que hoje estão em colapso, sendo atendidas pelas prefeituras ou pelos governos estaduais. Nenhuma dessas é atendida pelo governo federal, mas como a situação está se ampliando, o governo federal pediu um levantamento, e nós podemos chegar, dentro de uma avaliação, ao número de 105 cidades que estão ou poderão estar [em colapso]”, afirmou.
Ações
De acordo com o Ministério da Integração Nacional, uma das ações será o fornecimento de água por meio dos carros-pipa. O Governo Federal já atende 795 municípios na área rural do semiárido nordestino e norte de Minas Gerais com 6.779 carros-pipa que beneficiam 3,8 milhões de pessoas. Outras ações emergenciais são: perfuração de poços, implantação de cisternas, sistemas de abastecimento e adutora de engate rápido.
Durante a reunião interministerial no Palácio do Planalto, também ficou acertada a priorização da conclusão  das obras hídricas possíveis de serem entregues em 2015 no Nordeste. Neste caso, ainda haverá reuniões para definir as prioridades entre os ministérios da Integração Nacional, Cidades, Planejamento, Saúde (Funasa) e Fazenda.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário