Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 25 de julho de 2014

CEARÁ - CRUZ VERMELHA É SUSPEITA DE DESVIAR DINHEIRO DE CAMPANHAS

Foto: Globonews/G1 CE
Foram encontrados gastos sem comprovação na ordem de R$ 25 milhões.
Auditoria foi feita por empresa inglesa a pedido da própria Cruz Vermelha.
A sede da Cruz Vermelha do Ceará é uma das três filiais suspeitas de desviar dinheiro arrecadado para campanhas humanitárias, de acordo com auditoria encomendada pela Federação Internacional das Sociedades do próprio órgão, com sede em Genebra, Suíça. A auditoria, conduzida pela empresa inglesa Moore e Stephens, concluiu que os desvios estão concentrados quase que exclusivamente nas filiais do Maranhão, Petrópolis e Ceará. No total, foram encontrados gastos sem comprovação e movimentações suspeitas na ordem de R$ 25 milhões.
De acordo com a Cruz Vermelha Brasileira, esses recursos deveriam ter sido empregados em projetos conduzidos por estas filiais entre 2010 e 2012 ou entregues às vítimas de catástrofes.
Segundo o coronel Paulo Roberto Costa e Silva,  secretário-geral da Cruz Vermelha Brasileira, o relatório, que demorou um ano para ser concluído, será levado nesta sexta-feira (25) às autoridades brasileiras. “Tão logo que tomamos conhecimento da denúncia que ocorreu em meados de 2012, nós solicitamos uma auditoria internacional independente em toda a Cruz Vermelha brasileira. A auditoria se desenvolveu durante todo o ano de 2013. As denúncias apresentadas pela mídia naquela oportunidade foram quase todas confirmadas por esta auditoria”, explicou.
De acordo com Paulo Roberto, já houve uma representação preliminar do desvio. ‘Agora, substanciados com o resultado da auditoria, nós vamos à procuradoria da Justiça, vamos tomar medidas judiciais e policiais cabíveis”, afirmou o coronel, informando ainda que o Ministério Público estava investigando a questão há mais de um ano.
“O que a gente está pedindo é que este dinheiro que saiu da Cruz Vermelha e foi para este instituto, ou ele seja devolvido, ou que seja prestado contas para onde foi, porque não chegou ao seu destino”, afirmou o secretário.
O secretário disse, ainda, que a nova direção da entidade está empenhada em excluir dos quadros da entidade todos os que praticaram irregularidades. “São pessoas que não entenderam o princípio básico que norteia todo o pensamento da Cruz Vermelha, que é o benefício do próximo, a atuação humanitária. Somos uma instituição centenária, mundialmente conhecida e respeitada pela importância do nosso trabalho”, comentou.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário