Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SANTA QUITÉRIA - GREVE DE 92 DIAS DOS AGENTES DE ENDEMIA PREJUDICA ATENDIMENTO

Foto: Google Imagens
Desde novembro do ano passado, já foram confirmados 3 casos de calazar em humanos.
A greve de 92 dias dos agentes de endemia de Santa Quitéria tem causado problemas para os moradores da cidade de Santa Quitéria, a 222km de Fortaleza. Desde novembro do ano passado, já foram confirmados 3 casos de calazar em humanos na cidade e devido a greve a população não recebe mais o atendimento adequado. A categoria reivindica o cancelamento de uma gratificação antes concedida pelo município.
Uma criança de 10 meses contraiu calazar no fim do mês passado e teve que ser encaminhada para tratamento em Sobral onde permaneceu internada por 20 dias. A mãe da menina disse que não sabia nada sobre a doença. "Ninguém veio aqui me explicar nada, nenhum agente, eu não reconheci os sintomas. Primeiro ela estava com falta de ar e depois começou com dor na barriga, depois disso estranhei", explicou.

A informação do Sindicato de Agentes de Endemias de Santa Quitéria, vinculados ao Sindicato de Servidores Públicos deste município, é de que o recurso recebido por eles era utilizado para os gastos com o deslocamento deles em suas próprias motos para o atendimento, abastecimento e manutenção do transporte. Em contrapartida, controlador geral de Santa Quitéria, Renato Catunda Mesquita, esclarece que este benefício não deveria ser pago desta forma aos trabalhadores e disse que que a gestão anterior não o fazia de acordo com a lei. Renato explica ainda que "o dinheiro vem de um recurso do Governo Federal, cerca de 16 mil reais, e deve ser usado para a compra de equipamentos necessários para o trabalho seguro destes agentes como botas,luvas, máscaras, óculos de proteção e capacete", disse.
Ele contesta ainda que a greve dos agentes é ilegal, pois "não houveram sequer tentativas de negociação e anúncio ao município da realização desta ação", concluiu. Mas, o Sindicato rebate e diz que também há a falta deste material, além de que as faltas deles no trabalho estão sendo descontadas do salário e que uma liminar foi concedida pelo Juiz da Comarca de Santa Quitéria pedindo a anulação deste desconto.
A prefeitura de Santa Quitéria informou à Redação Web do Diário do Nordeste que vai pedir a votação e aprovação na Câmara da contratação de 20 novos agentes temporários para não prejudicar o atendimento da população.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário